Buscar

AD1 Economia E TURISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período – 2016.2
Disciplina: Economia e Turismo
Docente: Joilson de Assis Cabral
Nome: Dulce helena Afonso da cunha dos santos
 
Matrícula: 15217130093
POLO DE DUQUE DE CAXIAS
Valor: 10,0 pontos
Questão 1 (Aulas 1 e 2) – Responda com uma dissertação analítica: 
Com base nos princípios da oferta, da demanda e do preço de equilíbrio, o que acontecerá no mercado hoteleiro e, em especial, com o preço da hospedagem no período das olimpíadas no Rio de Janeiro. (Valor 2,5 pontos).
Segundo as pesquisas de mercado as diárias estarão 122% mais caras,que no mesmo mês do ano de 2015, a Associaçao Brasileira da Industria e Hoteis do Rio de Janeiro ( ABIH-RJ) informa que a taxa de ocupaçao no mês das olimpíadas deve chegar a 98% . a taxa de ocupaçao hoteleira previstas para os meses anteriores e posteriores aos da competição e de 60 a 65%. Estimativas da ABIH indicam que o setor vai empregar assim 40 mil trabalhadores no período dos jogos. A expectativa e que os turistas que venham para as olimpiadas no Rio gastem mais dinheiro na cidade que os que passaram por aqui durante a copa. 
Deve-se portando analisar os preços das diárias em relação aos serviços que são oferecidos; estudar o aumento do preço de acordo com a variação da demanda e identificar possíveis alterações nos preços que possam afetar a demanda .
Mesmo com esse aumento das diárias o mercado hoteleiro tem ainda uma boa expectativa quanto a presença de turistas de outros países, uma vez que o dólar esta valorizado em relação ao real .
Questão 2 (Aula 3) – 
No que se refere à questão da elasticidade, resolve o seguinte problema: em Paraty/RJ existem feiras de artesanatos e lembranças da cidade onde, diariamente, passam dezenas de turistas. Suponha que, um vendedor, tenha aumentado o preço de um souvenir de R$ 1,80 para R$ 2,20 por unidade, e que devido a isso a venda desse produto tenha diminuído de 6 para 4 unidades por dia. Calcule a elasticidade-preço da demanda desse produto e classifique-a (Valor 2,0 pontos).
- ED= elasticidade – preço da demanda 
 QD1= 6 QD2= 4 QD= 6
 P1= 1,80 P2 = 2,20 P= 1,80
 ED = 1,8 /6 x 4 -6 /2,20 -1,80
 
 =0,3 x- 2/0,4
 = 0,6/ 0,4
 1,5
A elasticidade-preço da demanda e igual a 1,500 OU 1, 5% > 1 
Portanto o bem esta classificado de bem da demanda elástica,ou seja, quando a elasticidade-preço da demanda (ED) for maior que 1 a demanda e elástica; portanto, sensível a mudança de preço.
Questão 3 (Aula 4) – 
Uma empresa de confecção de souvenir contrata mais um funcionário para seu processo produtivo. Dessa forma, a empresa que tinha 10 funcionários passa a ter 11 funcionários em sua linha de produção. Sabe-se ainda que a empresa utiliza em seu processo produtivo a seguinte função de produção: Q = L*K. Sendo o fator de produção de capital K igual a 40, calcule a produção total mensal, o produto médio e o produto marginal da empresa antes e depois da contratação do décimo primeiro funcionário. (Valor 2,0 pontos).
-Q e a produçao total
-L e o fator de produção trabalho
-K e fator de produção capital =40
Produto total(PT) : PT=Q 
Produto médio ( PMe) : PMel =PT/L
Produto marginal (Pmg) :
PT = Q → PT = 40
PMel=40/10
PMel=4
Pmg =40+4
Pmg =44
PMel =PT/L
DECIMO TRABALHADOR DECIMO PRIMEIRO TRABALHADOR 
PMel =40/4 PMel = 44/11
PMel = 4 PMel = 4
Com a contratação do décimo primeiro trabalhador,a empresa passou a produzir 44 souvenirs mensais. 
Questão 4 (Aula 5) – 
Diferencie custo total, custo variável e custo fixo no contexto do mercado turistico.
 
 - o custo total e a soma dos custos do fator de produção variável e do fator de produção fixo. 
O custo referente ao fator de produção variável e denominado custo variável total (CVT) ou, custo variável. Por outro lado, o custo referente ao fator de produção fixo e chamado custo fixo total (CFT) ou custo fixo. 
CUSTO TOTAL –custo que se refere ao fator de produção variável. Representa a soma de todas as despesas explicitas e implícitas que podem ser atribuidasa elaboração de um produto. O custo total por exemplo de um hotel turístico e a soma dos custos variáveis mais o custo fixo.
CUSTO VARIAVEL- esta relacionado diretamente as modificações na quantidade ultilizada do fator de produção variável. E aquele que varia proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. E quando uma cidade turística tem produção de acordo com a sua demanda , ou seja mas turistas (hospedes) mais despesas , menos turistas( hospedes) , menos despesas .
CUSTO FIXO- custo referente ao fator de produçao fixo. São os que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. E o custo fixo para manter por exemplo uma unidade hoteleira pronta para hospedagem. 
.
Bom desempenho! 
�

Outros materiais