Buscar

provas objetivas de legislação e história da educação (1)

Prévia do material em texto

A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 107)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, no ano de 1942 a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...
 
A	o curso normal.
Você acertou!
Em 1942, foi efetivada a denominada Reforma Gustavo Capanema, que manteve o curso primário seguido do curso ginasial, mas institui o curso normal, nas modalidades dc clássico e científico. Nessa época, o ensino técnico ganhou uma estrutura própria fundada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mantido com recursos do imposto sindical dos sindicatos patronais. Em 1946, foi a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) instituir o seu sistema nacional de ensino técnico. Além disso, o governo também criou as escolas técnicas federais. (p. 133)
 
B	o curso ginasial.
 
C	o ensino comercial.
 
D	o ensino industrial
 
E	o ensino rural.
________________________________________
Questão 2/10
A pesquisa em história, nos dias atuais, busca averiguar e explicar bem mais do que datas e nomes “importantes”. Para que historiadores desenvolvam a pesquisa em história considerando a compreensão da vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. 
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba, Ibpex, 2011 (p. 18)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais devem ser as principais características do historiador, e que o professor deve ter para que possa desenvolver uma pesquisa científica?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a alternativa correta.
 
A	Para desenvolver uma pesquisa científica não é necessário admitir que as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo acontecimento.
 
B	O desenvolvimento da pesquisa científica na proposta da nova História deve contemplar a possibilidade absoluta de objetividade que envolve os fatos e acontecimentos.
 
C	Uma pesquisa científica deve compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorrem. 
Historiadores querem compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorreram, admitindo que, de acordo com a fonte ou o sujeito histórico, as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo evento (p. 18)
 
D	Para o professor desenvolver a pesquisa científica na nova História deve realizar leitura linear dos fatos valorizando as fontes válidas para a história.
 
E	O professor ao desenvolver uma pesquisa cientifica, deve ter em mente que, a pesquisa em história nos dias de hoje, busca averiguar e explicar datas e nomes importantes para a história da humanidade.
________________________________________
Questão 3/10
A historiografia europeia, numa época em que só havia História científica na Europa, escreveu, desde meados do século XIX e em boa parte do século XX, a História do homem como história da civilização cristã ocidental e, embora menos abertamente, do processo de formação dos principais estados-nações europeus. 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000200002 acesso em 12/07/15
 
A compreensão de que não existe “a” verdade em história não implica na validade de toda opinião, nem que alguns fatos ou acontecimentos sejam incontestáveis. Nesse contexto, quais devem ser os caminhos para que a explicação histórica possa ser considerada científica? 
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
 
A	Para que a explicação histórica possa ser considerada científica é necessária a descrição detalhada de uma situação-problema, de uma fundamentação metodológica, de uma pesquisa organizada e de referência bibliográfica.
 
B	Alguns caminhos são necessários para considerar científica a explicação histórica: delimitação do problema de pesquisa, metodologia científica, clareza e coerência textual, referências.
 
C	Os caminhos a serem seguidos se referem na existência de um problema de pesquisa claro, de um método de seleção, da organização e da interpretação das fontes e de um referencial teórico.
Os caminhos a serem seguidos se referem na existência de um problema de pesquisa claro, de um método de seleção, da organização e da interpretação das fontes e de um referencial teórico. (p. 18)
 
D	Para considerar a explicação histórica científica são necessários seguir alguns caminhos relevantes como: apresentação do problemas e objetivos, metodologia, organização e coerência das ideias principais da pesquisa.
 
E	Os caminhos são necessários para considerar científica são: tema, justificativa, metodologia e cronograma da pesquisa.
________________________________________
Questão 4/10
A História Nova inspirada na Escola dos Annales compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela.
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 9)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais são os principais pontos que permitem visualizar os pressupostos da “nova história”? analise as afirmativas a seguir:
 
I.Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica dialogo com outras áreas de conhecimento.
II.Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV.Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
 
São corretas as afirmativas:
 
A	Afirmativas I, II e III apenas.
 
B	Afirmativas I, II e IV apenas.
 
C	Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
A nova história interessa-se por toda a atividade humana, preocupa-se em analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, por meio de registros, escritos, visuais e orais como fontes. Ela procura articular os elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos e compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns (p. 16 e 17)
 
D	Afirmativas I e IV apenas.
 
E	Afirmativas II e III apenas.
________________________________________
Questão 5/10
Leia o texto a seguir:
 
Consta, no artigo 205 da Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, que a educação é um direito de “todos”, sendo também um dever compartilhado entre o Estado e a família. Ainda, este mesmo artigo, prevê que a educação objetiva o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a para o trabalho.
 
Fonte: a autora (texto elaborado por Melissa Probst, exclusivamente para este banco de questões).
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, na época da promulgação da Constituição Federal a educação era ainda...
 
 
A	bandeira de diversos movimento sociais, como por exemplo o dos sindicalistas urbanos.
Você acertou!
A Constituição Federal (CF) promulgada cm 1988 foi elabora da num clima de abertura democrática com ampla participação popular cm decorrência dos movimentos sociais que promoveram a redemocratização do país. No campo da educação, cm particular, foi intensa a participação de sindicatos dos profissionais da educação. No entanto, a educação era bandeira de diversos outros movimentos sociais, cornoos de moradia, de trabalhadores rurais, de sindicalistas urbanos etc. (p. 112)
 
B	exigência da população pobre e carente de escolas situadas na região agrícola do país.
 
C	existente apenas no âmbito privado e não público, então a Constituição alterou essa situação.
 
D	privilégio da elite da sociedade, a mesma que foi privilegiada pela promulgação da Constituição.
 
E	voltada somente ao ensino profissional, visando a formação de mão de obra para a indústria.
________________________________________
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/
Acesso em : 01/06/2015
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, a LDB determina que crianças de 6 anos sejam, obrigatoriamente, matriculadas em qual nível de ensino? Assinale a resposta correta:
 
A	Educação infantil.
 
B	Ensino fundamental.
Você acertou!
O ensino fundamental possui duração de nove anos, com o ingresso da criança aos seis anos (LDBEN, art. 32). Nessa mesma lei, o ensino fundamental foi organizado com Oito anos, sendo que a ampliação para nove foi instituída pela Lei no 11.114/2005, com a transição ocorrendo entre 2007 c 2010, período em que todas as crianças de seis anos deveriam ser matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental (Lei n° 11.274/20069, sendo, portanto transferidas da educação infantil. (p. 135)
 
C	Ensino médio.
 
D	Educação de jovens e adultos.
 
E	Educação básica.
________________________________________
Questão 7/10
 Disponivel em: https://www.google.com.br/search?q=fontes+históricas&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&imgil=Gr3llOmJea9 acesso 12/07/15
As diferentes fontes podem ser utilizadas com o objetivo de proporcionar a produção de conhecimento sobre a história da educação. Sobre o uso das fontes, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
 
A	As fontes devem ser utilizadas tão somente por historiadores e abordar o tema da pesquisa.
 
B	As fontes da escola são documentos importantes que sempre foram preservados pelas instituições e contribuíram com a história da educação.
 
C	As fontes são preservadas e mantidas por instituições públicas e acessíveis para todos que necessitam de pesquisas. 
 
D	As fontes históricas devem ser lidas com vistas nas múltiplas relações subjacentes à produção e o historiador deve ter conhecimento dos diversos tipos de fontes.
Você acertou!
As fontes históricas devem ser lidas com vistas nas múltiplas relações subjacentes à produção e o historiador deve ter conhecimento dos diversos tipos de fontes. (p.29)
 
E	As fontes não são consideradas um bom recurso para o ensino de história e para a prática pedagógica.
________________________________________
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A elaboração da primeira LDB ocorreu num período de relativa democracia, o que acarretou 13 anos de debates e disputas em torno de sua definição, até a promulgação em 20 de dezembro de 1961. Nesse período de tramitação da LDB, mesmo com o fim da Ditadura do Estado Novo, as leis orgânicas provenientes da Reforma Capanema continuaram em vigor.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 117-118)
 
A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi concebida após cerca de 13 anos de disputas. A LDB em vigor no momento, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina é a Lei 9.394/96. Responda: Essa lei foi promulgada após quantos anos de debate no Congresso Nacional?
 
A	3 anos.
 
B	5 anos.
 
C	8 anos.
A Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (Lei n°9.394/1996) reúne as principais orientações para a educação brasileira, depois da Constituição Federal. A LDBEN foi promulgada cm 1996, após oito anos de debates no Congresso Nacional. [...] (p. 113)
 
D	11 anos.
 
E	13 anos.
________________________________________
Questão 9/10
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável. 
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
( ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
( ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
( ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
( ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
Agora, marque a sequência correta:
 
A	1 - 1- 2 – 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
Nova História - Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes (p. 17)
 
B	2 – 2 - 1 -1
 
C	1 - 2 - 1 -2
 
D	2 - 1 – 2 - 1
 
E	2 – 2 – 1 - 2
________________________________________
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Os principais programas do FNDE são os seguintes: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar. A maior parte desses programas envolve formação de professores. [...]
 
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015. (p. 43)
 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
 
Assinale a resposta correta:
 
A	O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
 
B	Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
 
C	Este benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
 
D	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escola próxima à sua residência.
Você acertou!
A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, cm grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas do crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso dc autoridades públicas que preterem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional. (p. 126)
 
E	É de responsabilidade do governo oferecertransporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
________________________________________
•	Conheça o novo AVA
 
•	 
•	Questão 1/10
•	Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes do pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos.
•	PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 41)
•	
Sobre a escolarização no Brasil no período imperial, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
•	 
•	( ) O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo.
•	( ) Destaca-se a ascendência da cultura escrita pela cultura oral.
•	( ) As universidades brasileiras buscavam diversificar os tipos de cursos ofertados no ensino superior.
•	( ) Em discurso, D. Pedro afirmou a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública.
•	Agora, marque a sequência correta:
 
A	V – V – F - F
 
B	F – F – V - V
 
C	V – V – F – V
Você acertou!
O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo, havia ascendência da cultura escrita pela cultura oral; D Pedro defendia a ideia de que havia a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública. (p. 92-95)
 
D	F – V – F - F
 
E	V – F – V - V
•	________________________________________
•	Questão 2/10
•	No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização”
•	ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
•	No que diz respeito aos aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
•	I. A história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional.
•	II. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil.
•	III. A disciplina história da educação primeiramente foi atribuída aos cursos de História e Filosofia.
•	IV. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.
•	São corretas as afirmativas:
 
A	Afirmativas I, II e III apenas.
 
B	Afirmativas I, II e IV apenas.
Você acertou!
Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina. (p. 20 e 21)
 
C	Afirmativas I, III e IV apenas.
 
D	Afirmativas I e IV apenas.
 
E	Afirmativas II e III apenas.
•	________________________________________
•	Questão 3/10
•	A educação renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura.
•	Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz3fjtlNKlQ acesso em 12/07/15
•	 
•	O período renascentista foi marcado por mudanças significativas na Educação. Sobre as características da educação renascentista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
•	( ) A escolástica foi substituída pelo humanismo e as instituições educacionais perceberam essa mudança nas práticas e conteúdo.
•	( ) É nesse período que ocorre o reconhecimento das necessidades específicas para a infância e a adolescência.
•	( ) Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela educação.
•	( ) As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento.
•	Agora, marque a sequência correta:
 
A	F – F – V – V
Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela a educação. As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento (p. 52-61)
 
B	V – F – V – F
 
C	V – V – F – F
 
D	F – V – V – V
 
E	V – F – F - F
•	________________________________________
•	Questão 4/10
•	A pesquisa em história, nos dias atuais, busca averiguar e explicar bem mais do que datas e nomes “importantes”.
•	GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba, Ibpex, 2011 (p. 18)
•	Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas videoaulas e no livro da disciplina, quais devem ser as principais características do historiador, e que o professor deve ter para que possa desenvolver uma pesquisa científica? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a alternativa correta.
 
A	Para desenvolver uma pesquisa científica torna-se desnecessário admitir percepções e explicações diferentes a respeito do mesmo acontecimento.
 
B	O desenvolvimento da pesquisa científica na proposta da nova História deve contemplar a possibilidade absoluta de objetividade que envolve os fatos e acontecimentos.
 
C	Uma pesquisa científicaem história deve compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorrem.
Historiadores querem compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorreram, admitindo que, de acordo com a fonte ou o sujeito histórico, as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo evento (p. 18)
 
D	Para o professor desenvolver a pesquisa científica de acordo com os preceitos da nova História deve realizar uma leitura linear dos fatos valorizando apenas as fontes escritas. 
 
E	O professor ao desenvolver uma pesquisa cientifica, deve ter em mente que, a pesquisa em história nos dias de hoje, busca averiguar e explicar datas e nomes importantes para a história da humanidade.
•	________________________________________
•	Questão 5/10
•	As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma os PCNs e a LDB, nos faz pensar, qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado.
•	FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 29)
•	A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
 
A	A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especialno mundo das ideias.
O papel da história é o resultado da construção coletiva e individual, seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial das ideias. (p.40)
 
B	A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram.
 
C	A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderando a totalidade da sociedade.
 
D	A história seu arcabouço de registros e documentos contribui para a exposição nos livros didáticos dos principais acontecimentos e fatos.
 
E	A história tem seu papel na sociedade para informar nomes de datas importantes dos fatos históricos ocorridos.
•	________________________________________
•	Questão 6/10
•	No Brasil os Jesuítas se dedicaram a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo. Com seu trabalho missionário, procurando salvar as almas, abriram caminho a penetração dos colonizadores, com seu trabalho educativo, ao mesmo tempo em que ensinavam as primeiras letras e a gramatica latina, ensinavam a doutrina católica e os costumes europeus.
•	PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 33)
•	
Sobre as ações dos Jesuítas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
•	( ) Para a catequização dos índios, os jesuítas buscaram sistematizar a língua tupi e utilizaram práticas como a dança e a música.
•	( ) No século XVI havia muitas casas de bê-a-bá e poucos colégios, que se tornaram mais numerosos nos séculos seguintes.
•	( ) Nas ações jesuíticas a educação é necessariamente articulada a religião e a moral, desde os discursos até os conteúdos disciplinares.
•	( ) Logo após a expulsão dos jesuítas, Portugal implantou o sistema público de ensino no Brasil, nos moldes do que era feito na metrópole.
•	Agora, marque a sequência correta:
 
A	V – V – F - F
 
B	F – F – V - V
 
C	V – F – V - F
 
D	F – V – F - V
 
E	V – V – V – F
Você acertou!
Para a catequização dos índios os jesuítas buscaram sistematizar a língua tupi e utilizaram práticas como a dança e a música. No século XVI havia muitas casas de bê-a-bá e poucos colégios, que se tornaram mais numerosos nos séculos seguintes. Nas ações jesuíticas a educação é necessariamente articulada a religião e a moral, desde os discursos até os conteúdos disciplinares. (p. 61-68)
•	________________________________________
•	Questão 7/10
•	O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
•	Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm acesso em 12/07/15
•	Sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir:
•	I – A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura grego-romana.
•	II – A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolástico.
•	III – As universidades são criadas como instituições autônomas em relação à Igreja.
•	IV – A educação na Idade Média é indissociável da formação do homem de fé.
•	São corretas as afirmativas:
 
A	Afirmativas I e II apenas.
 
B	Afirmativas II e III apenas.
 
C	Afirmativas III e IV apenas.
 
D	Afirmativas I, II e III apenas.
 
E	Afirmativas I, II e IV apenas.
A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura grego-romana. A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolásticos. A educação na idade média é indissociável da formação do homem de fé.(p. 52-61)
•	________________________________________
•	Questão 8/10
•	O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
•	PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
•	O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
•	1 – Paradigma Tradicional
•	2 – Nova História
•	( ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
•	( ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
•	( ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
•	( ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
•	Agora, marque a sequência correta:
 
A	1 - 1 - 2 – 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
Nova História - Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes (p. 17)
 
B	2 – 2 - 1 - 1
 
C	1 - 2 - 1 - 2
 
D	2 - 1 – 2 - 1
 
E	2 – 2 – 1 - 2
•	________________________________________
•	Questão 9/10
•	A educação renascentista visava ao homem burguês, ao clero e à nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura.
•	Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz3fjtlNKlQ . Acesso em 12/07/15
•	 
•	Sobre as características da educação no Período do Renascimento, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
 
A	Inexistência crítica aos valores medievais.
 
B	A diminuição do número de colégios.
 
C	A autoridade em detrimento à liberdade.
 
D	As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Você acertou!
As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo (p. 53-60)
 
E	A desvalorização de estudos relacionados à cultura greco-romana.
•	________________________________________
•	Questão 10/10
•	O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez ( faz) é subjuga-lo, e quando resiste, massacrá-lo.
•	PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 23)
•	As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Quais foram as ações e práticas educativas significativas dos jesuítas? Analise as afirmativas a seguir:
•	I) As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica.
•	II) A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nas cidades comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina.
•	III) As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas.
•	IV) O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas.
•	São corretas as afirmativas:
 
A	Afirmativas II, III e IV apenas
 
B	Afirmativas I, II e IV apenas
 
C	Afirmativas I, III e IV apenas
Você acertou!
As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância às leis e formalidade pedagógica. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas (p. 64-68)
 
D	Afirmativas I, II e III apenas.
 
E	Afirmativas I e II apenas
•	________________________________________

Continue navegando