Buscar

Portifólio do Banco do Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciências Contábeis
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
TEMA: 
GESTÃO EMPRESARIAL
OBJETIVO: 
	Esteportfóliodetrabalhoem GRUPO temporobjetivoo desenvolvimento maisàfundodosconteúdosabordadosnasdisciplinasdo semestre,ondepoderão/deverãoreverosconceitos,atividadeseexercícios desenvolvidose,atravésdaatividadeproposta, terãoaoportunidadedese aprofundarem emváriostemas,oqueproporcionará umconhecimentomais aguçadodosmesmos,integradoàcapacidadedeaprendizadoetrocade experiência com os demais colegas.
	Aofim,o alunodeverásercapazdediscutircomoscolegas, chegaraconclusõesedebateremosassuntosdeformaacompreendero posicionamento das disciplinas no contexto das organizações no que se refere àcontribuiçãodecadaumadelasnoprocessodegestãofinanceira,alémde noções envolvendo aspectos jurídicos e de atuária.
INFORMAÇÕES:
	Nunca a gestão financeira das organizações foi tão “exigida”. O momentoqueopaísatravessa,ondeprecisamosrevertodaapartepolítica. Projeções financeiras que infelizmente nos mostram riscos inerentes e grandes incertezasemtodasasáreas,
representam umdesafioparaosgestoresque lidam cotidianamente com situações de falta de recursos, custos elevados para a captação destes mesmos recursos, além da escassez de recursos humanos apropriados.
	O direitoempresarialsefaznecessárionacompreensãoda gestãoorganizacional,ondeocontextojurídicoestáintrínseconaspráticas empresariais. 
	E se a empresa realmente quer permanecer no mercado, além deumaexcelentegestãoeconhecimentosemdireitoempresarial,o empresárioprecisarterconhecimentoematuária, ondesuacontribuiçãopode serdecisivanaprevisãoegestãodosriscos,estandomelhorpreparadopara os desafios do dia-a-dia.
	Nesse sentido propomos a leitura do texto abaixo e de algumas referênciasadicionais, paraodesenvolvimentodospontosaseguir, paraque vocêpossaadquirirosconhecimentos propostosnosemestreeparaesta atividade. 
	OtextoserefereaoBancodoBrasilS/A,empresaescolhida pelopotencialdeestudoeporserreferência nacional comoinstituição financeira, gestão de pessoas dentre outros.
Banco do Brasil
	O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira do Brasil, e atualmente é considerado um dos maiores bancos do país.
	O Banco do Brasil consiste na primeira instituição financeira do Brasil, criado pelo Rei D. João VI no ano de 1808, tinha o objetivo de financiar aaberturadeempresasmanufatureirasnaépocadoBrasilcolônia.Dessa formaasempresasimportariammatériasprimaseexportariamprodutos industrializados movimentando o comércio brasileiro, mas em razão de saques de alto valor e o retorno de D. João VI a Portugal essa instituição veio a falir.
	Noanode1851oBancodoBrasilressurgesobadireçãodo ViscondedeMauá,comopropósitodeserviraoGovernonaconcessãode linhasdecréditonassituaçõesdeextremaimportância.OBancoera responsávelporemitiramoedadopaís,hojeessaresponsabilidadeédo Banco Central.
	AtualmenteésituadocomoumdosmaioresbancosdoBrasil, tanto em agências quanto em patrimônio e receita líquida. O Banco doBrasil é considerado uma empresa pública de economia mista, isto é, o governo possui amaioriadasaçõesetemcomoobjetivoprincipalcontribuirde formaintensa nocrescimentoeconômico,industrial,comercialesocialdoBrasil,atuando diretamente em situações pouco atrativas aos bancos privados, como exemplo o crédito rural, que precisa estar ao alcance de todos.
Asuapresençanosagronegócios,financiandoboapartedas exportações e na concessão de crédito com taxas de juros bem acessíveis às microe pequenasempresasfornecendocapitaldegiroeopçõesde investimentos, fazem do BB a instituição mais procurada por pessoas que tem o interesse de estabelecer uma empresa particular.
Possui conceituados programas na área da saúde, previdência, capitalizaçãoeseguros.Atendeaspessoas debaixarendacomacriaçãodo BPB (Banco Popular do Brasil) a partir de 2003, oferecendo uma conta corrente simplificada,empréstimosajurosreduzidos,cartõesdedébito,poupançae cartões de crédito. Está presente em diversos segmentos culturais e artísticos, noesporteolímpicobrasileiro,novôleidequadraeareia,futsal,entreoutras modalidadesesportivas,confirmandoopropósitodeparticipardocrescimento do Brasil atuando em diversas áreas.
Banco do Brasil
-
Mais de 200 Anos de História Ciências Contábeis
1808
OBancodoBrasiléfundadopeloprínciperegenteD.João,quandooPaís passou a sediar a Coroa Portuguesa.
1821
Financiamento à criação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, reforçando a vinculação do BB ao então nascente mercado de capitais brasileiro.
1854
Encerramentodasintervençõesgovernamentaisnasatividadescomerciaisdo BB, após sucessivas mudanças.
1889
Participaçãofundamentalnofomentoeconômicoenosaneamentodas finanças públicas após a Proclamação da República.
1905
AlteraçãonacomposiçãodocapitalsocialdoBanco,naqualoGoverno Federal torna-se acionista majoritário, forma jurídica que continua até hoje.
1906
Listagem pública das ações do Banco do Brasil nas bolsas de valores.
1936
Criação de uma das mais importantes ferramentas de sua atuação econômica: a Carteira de Crédito Agrícola e Industrial.
1960
Transferência da sede para Brasília no dia da inauguração da nova capital do País.
1985
CriaçãodaFundaçãoBancodoBrasil(FBB)comoimportanteinstrumentode transformação em educação, cultura e esporte.
1986
O Governo Federal autoriza o BB a atuar em todos os segmentos de mercado, iniciando sua evolução para conglomerado financeiro.
1989
Inauguração do primeiro Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, no contexto das comemorações de 181 anos do Banco.
2000
Lançamento do Portal Banco do Brasil na internet.
2001
Configuração como banco múltiplo e instalação do Conselho Diretor e comitês, Ciências Contábeis subcomitês e comissões.
2002
AdequaçãodoEstatutoSocialparamaiortransparênciaeaadoçãode melhores práticas.
2006
Ingresso no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.
2009
IníciodoprogramadeAmericanDepositaryReceipts(ADRs)NívelInaBolsa de Nova Iorque.
2011
Conclusão da operação de aquisição do Banco Patagônia, na Argentina, dentro do novo modelo de atuação no exterior.
2012
Liderançadomovimentoconsistentedequedadosjurosnosistemabancário com o programa BOMPRATODOS. Nesse mesmo ano, o Banco Postal passa a integrar a rede Mais BB de correspondentes.
2014
Revisão de sua missão, visão e valores e de sua estratégia corporativa, com o princípio norteador de ser um banco de mercado com espírito público
	BancodoBrasilS.A.éuma instituiçãofinanceira brasileira, constituídanaformade sociedadedeeconomiamista,comparticipação da União brasileira em 68,7% das ações. Juntamente com a Caixa Econômica Federal,o BancoNacionaldeDesenvolvimentoEconômicoeSocial,o Banco daAmazônia eo BancodoNordeste ,oBancodoBrasiléumdoscinco bancos estatais do governo brasileiro.
	Suamissão,segundosuafilosofiacorporativa,é"Serum bancocompetitivoerentável,promoverodesenvolvimentosustentáveldo Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.".
	Segundodadosdoprópriobanco,aempresapossui15133 pontosdeatendimentodistribuídospelopaís,entre agências epostos,sendo que95% desuasagênciaspossuemsalasdeautoatendimento(sãomaisde 40milterminais),quefuncionamalémdoexpedientebancário.Possuiainda opçõesdeacessoviainternet,telefoneetelefonecelular.Estápresenteem mais de 21 países além do Brasil.
	O Banco do Brasil possui 5.429 agências, estando presente na maioriadosmunicípiosdopaís,comumaestruturademaisde 109.191 funcionários , alémde4066 estagiários,contratadostemporáriose adolescentes trabalhadores.
	Em 31 de maio de 2016, o senhor Paulo Caffarelli foi nomeado presidente do Banco do Brasil em substituição a Alexandre Abreu.
História
	Foicriadooprimeiro BancodoBrasil,sendoigualmenteo primeirobancoemterritóriodo ImpérioPortuguês,porAlvaráde 12de outubro de 1808,peloentão Príncipe-regente DomJoãodeBragança(futuro Rei Dom João VI de Portugal), por sugestão do Conde de Linhares, Rodrigo de SousaCoutinho,numconjuntodeações quevisavamacriaçãode indústrias manufatureiras noBrasil,incluindoisençõesde impostos paraimportação de matérias-primas
e de exportação de produtos industrializados.
	Instalou-se inicialmente na rua Direita, esquina com rua de São Pedro, no Rio de Janeiro, com 1200 contos de réis de capital, iniciando as suas atividades a 11dedezembro
de 1809.Foioquartobancoemissordomundo, depoisdo BancodaSuécia (1668), BancodaInglaterra(1694)e Bancoda França (1800).Funcionandocomo umaespéciede bancocentral misto,de depósitos,descontoseemissão,dotadoaindadoprivilégiodavendados produtosdequeaCoroaPortuguesatinhaoseumonopólio: pau-brasil, 
diamantes, marfim e urzela.
	Forçado aemitirpapel-moedaconversívelsem odevidolastro (ouro),nointuitodecustearasdespesasdafamíliaReal,ficoudesfalcadode seus fundos, com o saque de vultosa quantia, quando do retorno de D. João VI e sua comitiva para Portugal, e logo depois, novamente obrigado a emitir para a consolidação da Independência, foi o Banco acusado de ter contribuído para amásituaçãofinanceiradopaís.Porleide 23desetembro de 1829,foi ordenado a liquidação do primeiro Banco do Brasil.
	JánoSegundoreinado do ImpériodoBrasil (1822-1889), depoisdeumaliquidação,ou seja,encerramentodasatividadesem 1833, IrineuEvangelistadeSousa,queviriaaser barão e viscondedeMauá, criouem 1851 umanovainstituiçãodenominada BancodoBrasil.Como antes,tambémnascidadeumlançamentopúblico,dessavezcomumcapital de dez mil contos de réis. Esse valor era considerado elevado para a época e o maisvultosoentreosdassociedadesexistentesna AméricaLatina.Nesse segundoBancodoBrasilháumafortecargasimbólicadesuasligações permanentescomo mercadodecapitais.Asreuniõespreparatóriasea assembleia de constituição se realizaram no salão da Bolsa de valores do Rio de Janeiro.
	Em 1853,poriniciativadoMinistro JoaquimJoséRodrigues Torres, o visconde de Itaboraí, foi determinado pela lei de 5 de julho , a criação donovoBancodoBrasil,atravésdafusãodoBancodoBrasildeMauácom o Banco Comercial do Rio de Janeiro
(fundado em 1838), com exclusividade na emissão do papel-moeda. O visconde de Itaboraí é considerado o fundador do Banco de hoje.
	Em 1866,devidoaumacriseinflacionária,foicassada a exclusividadenaemissãodopapel-moeda,permanecendoemoperaçãocom depósitos, descontos e empréstimos hipotecários.
	Em 1893,veioafundir-secom BancodaRepúblicados Estados Unidos do Brasil (resultante da fusão do Banco Nacional do Brasil com Ciências Contábeis oBancodosEstadosUnidosdoBrasil),passandoasechamardeBancoda República do Brasil.
	Asprimeiraslinhasde créditorural doBancodoBrasildatam da década de 1890 do século XIX.
	Porforçadodecretonº1.455,de 30dedezembro de 1905, volta a ter o seu nome tradicional, como é conhecido até hoje, com a reabertura em 3 de julho de 1906.
	Até a criação do Banco Central do Brasil, o Banco do Brasil era o banco do governo.
Alvará
	O alvará quecriouoBancodoBrasilesancionouseus estatutos, por influência do conde de Linhares, dizia: "Eu o Príncipe, atendendo a não permitirem as atuais circunstâncias do Estado queomeu RealErário possarealizarosfundos,dequedependea manutenção da monarquia e o bem comumdos meus vassalos, etc; a que os 
bilhetes dos direitos das alfândegas tendo certos prazos nos seus pagamentos, aindaquesejamdeumcréditoestabelecido,nãosãoprópriosparao pagamento de soldos, ordenados, juros e pensões que constituem os alimentos do corpo político do Estado, os quais devem ser pagos nos seus vencimentos emmoedacorrente;aqueosobstáculosqueafaltadegirodossignos representativosdosvalorespõemaocomércio,etc.animandoepromovendo astransaçõesmercantisdosnegociantesdestaedasmaispraçasdosmeus domíniosesenhorioscomasestrangeiras;souservidoordenarquenesta capital se estabeleça um Banco Público que na forma dos estatutos que baixo, assinadosporD.FernandoJosé dePortugal,domeuConselhodeEstado, ministroassistenteaodespachodogabinete,presidentedoRealErárioe secretário de Estado dos negócios do Brasil, etc. Determino que os saques dos fundos do meu Real Erário e as vendas dos gêneros privativos dos contratos e administraçãodaminhaRealFazenda,comosãoosdiamantes,pau-brasil,o marfimeaurzela,sefaçampelaintervençãodoreferidoBancoNacional, vencendosobreoseulíquidoprodutoacomissãode2%alémdoprêmiodo rebatedosescritosdaAlfândegaquefuimandadopraticarpeloErárioReal. Ordenoquesehajaporextintoocofrededepósitoquehavianestacidadea cargodaCâmaradela;edeterminoquenoreferidoBancosefaçatodoe 
qualquer depósito judicial ou extrajudicial de prata, ouro, joias e dinheiro".
Capital
	Aaparênciaeradeestabelecimento mercantil,masestava destinado a servir imediatamente ao governo não como agente em algumas de suastransaçõesfinanciaisdeimportânciamasprincipalmenteprestando-lhe auxíliode crédito emcircunstânciasextraordinárias,emrazãodegozaremas suas notas de foro de moeda legal. O capital inicial era modesto, 1200 contos de réis divididos em 1200 ações de um conto de réis, por prazo de vinte anos. Havianecessidade deconseguiros fundos para a manutençãoda monarquia, facilitar o pagamento de saldos, ordenados, juros e pensões, engrandecendo o
créditopúblico,esobretudopromoverastransaçõesmercantis,erigindooutra Ciências Contábeis fontederiqueza.Principiouassimcomobancodedepósitos,descontose emissão, misto, sociedade particular, com autorização para aumentar o capital. 
A responsabilidade do acionista era limitada ao montante da ação.
	SuaadministraçãofoiexercidaporumaAssembleiade quarenta capitalistas portugueses, seus acionistas, uma junta de dez membros renováveis a metade cada ano, e uma Diretoria de quatro membros, renováveis nomesmoperíodo.Sópossuíavotodeliberativocadaportadordecincoou maisações.Comobancocomercial,seencarregoudodescontodeletrasde câmbio,comissõesporcobranças,adiantamentosehipotecas,depósitosde valores, vencendo juros e venda de produtos monopolizados pela Coroa. Suas operaçõesmonetáriasconsistiamememissãodenotasbancáriaseletrasà vistaouprazofixo,operaçõescambiaisdesaqueeremessaeoperaçõesde 
compraevendadeouroeprata.Osistemamonetárioassimcriadoconsistia emmoedadepapelconversívelàvistaemmoedametálicadeouroeprata, tendocomonotamínimaovalordeUS$30.000,paraseevitarqueasnotas circulassem em pequenas transações, limitando-se a pagamentos elevados no comércioatacadistasemquasecircularno varejista.Houveporémresistência na praça do Rio à subscrição de ações.
Posição atual
	Atualmenteocupaposiçãodedestaqueno sistemafinanceiro nacional, sendo o primeiro em ativos financeiros (R$ 1.572 trilhões), volume de depósitostotais(464bilhõesde reais),carteira decrédito(717bilhõesde reais),basedeclientespessoastotal(62milhões,clientesPFePJ),câmbio exportação(28,1%domercado),administraçãoderecursosdeterceiros(603 bilhões de reais, o maior da América Latina) e faturamento de cartão de crédito (12,3% do mercado).
	OBancodoBrasilregistrouem2015,umlucrolíquidodeR$ 14,400 bilhões, registrando um aumento de 28% em relação ao lucro líquido do ano anterior. Nosegundotrimestre de 2009alcançouasétimaposiçãodentre os bancos mais lucrativos das Américas, em agosto de 2012 o banco alcançou ativos totais de R$ 1,051 trilhão.
	O Banco do Brasil possui importante presença no agronegócio dopaís,financiando igualmenteboapartedas exportações e contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas por meio de linhas de crédito de capital de giro e investimento.
	FoieleitoaempresadoanopeloanuárioAsMelhoresda Dinheiro, da revista
ISTOÉ Dinheiro em 2014.
	Agora em 2016, foi eleita a 8ª preferida empresa “por quem é dehumanaseem2015eraa9ª,segundoarevistaexame (http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-15-empresas-preferidas-dos-estudantes-humanas-no-brasil/fullscreen#9),méritoesteconseguido muito provavelmentepeloplanocomplementardeprevidênciaqueofereceàseus funcionários e, aos demais benefícios.
Composição
	OBancoparticipadeempresascontroladasecoligadas,em diversos ramos Como:
·
Companhia de Seguros Aliança do Brasil
·
Brasilsaúde (seguros de saúde)
·
Brasilveículos (seguros de veículos)
·
Brasilprev (previdência aberta)
·
BB Previdência(previdência fechada)
·
Brasilcap(capitalização)
·
BB Tecnologia e Serviços
·
BB Cartões
·
BB Turismo
·
BB DTVM
·
Banco Votorantim
·
BV Financeira
·
Banco Patagonia
·
BB Leasing Company
·
BAMB 
-
Brasilian American Merchant Bank
·
BB Vienna AG
·
Ativos S.A.
·
BB Securities LTD.
·
BB 
Securities LLC.
·
BB Securities Ásia
·
BB Américas
	Deformaaaumentarsuapresençanomercadodecrédito,o BBampliousuaatuaçãopormeiodenovosprodutoseserviços,taiscomoa criação da BB Consórcios e do Banco Popular do Brasil(BPB).
Acionistas
·
União –59,1%
·
Previ–10,4%
·
Capital estrangeiro–29,82% [17]
·
BNDESpar–0,2%
·
Pessoas físicas–6,0%
·
Pessoas jurídicas–5,2%
·
Ações em tesouraria-0,7%
Incorporações e aquisições
Banco do Estado de Santa Catarina -BESC
Banco do Estado do Piauí
Nossa Caixa
Banco Votorantim
Banco Patagonia
Banco Postal
Eurobank
Universidade Corporativa
	AUnibb disponibilizaprogramasdecapacitaçãoparadiversos públicosderelacionamentodoBanco.Naturalmente,oprincipalpúblico-alvo sãoosseusfuncionários.Ostreinamentosinternosdesenvolvidosparaeste público são presenciais ou autoinstrucionais, isto é, a distância. São utilizadas diversasmetodologiasparaadisponibilizaçãodecursos:apostilados(ondeo funcionáriofazocursoemcasa),pormeiodaTVBB,Webea metodologia Sinapse.
Fundos de pensão
	O Banco do Brasil conta com um fundo de pensão multipatrocinadodenominado
BBPrevidência,umaEntidadeFechada dePrevidênciaComplementar,portanto,semfinslucrativos,queoferece planosde previdênciacomplementaràempresasprivadas,sociedadesde economiamista,empresaspúblicas,cooperativas,fundações,sindicatose entidadesdeclasse.OfundoficasediadonoEdifícioSedeIIdoBancodo Brasil, no Setor Bancário Sul, em Brasília.
	ABBPrevidênciaadministradiversosplanos,dediferentes patrocinadoreseinstituidores,dentre osquaisempresasvinculadasao Banco doBrasil.Entretanto,nãoéofundodepensãodosfuncionáriosdopróprio Banco do Brasil, que possuem um fundo próprio -a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil(Previ)*. Os planos da BB Previdência são desenhadosdeacordocomanecessidadedecadacliente,nãosendo oferecidosaoscorrentistasdoBancodoBrasil,quecomercializanassuas 
agências e escritórios os planos daBrasilprev.
	Segundo seu Relatório Anual de 2011, a BB Previdência possui maisde65milarticipantesativos,1562assistidose198pensionistas,41 planos de benefícios, 48 patrocinadoras e 2 instituidores, e administra recursos da ordem de 1,7 bilhão de reais.
Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil
	A CaixadePrevidênciadosFuncionáriosdoBancodo Brasil (PREVI)éum fundodepensão brasileiro quegerenciaaprevidência complementardosfuncionáriosdo BancodoBrasil.Criadoem16deabril de 1904, antes mesmo da seguridade social Estatal no Brasil, é hoje o maior fundo depensãoda AméricaLatina e24º(*)domundoempatrimônio,quegiraem Ciências Contábeis tornodeR$155bilhões(dadosdesetembro/2011).Suasedelocaliza-seno bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
	APREVIéuma entidadefechada deprevidênciaprivada,de gestãocompartilhada,cujadireçãoéescolhida 50%peloBancodoBrasile 50%pormeiodevotodiretodeseusparticipantes(funcionáriosdaativae aposentados),sejamfuncionáriosdo BancodoBrasil ouempregadosdo quadroprópriodaPREVI.AInstituiçãotrabalhaparagarantiraesses participantesbenefíciosprevidenciárioscomplementaresaosda Previdência Oficial #, de forma a contribuir para a qualidade de 
vida desses participantes e seus dependentes, tendo como função complementar o benefício do INSS dos funcionários aposentados da empresa e pensionistas. 
Porgeririmensovolumededinheirodosseusassociados,a 
	PreviéconsideradaumdosmaioresinvestidoresdoBrasil,tendotido 
destacadopapelduranteasprivatizações.Hoje,éimportanteacionistade grandesempresascomoa Companhia SiderúrgicaNacional, ValeS.A.(antiga CompanhiaValedoRioDoce), Embraer eeraamaioracionistada Perdigão S.A., agora transformada em Brasil Foods (BRF), após sua fusão com a Sadia. A Previ passou a deter 13,65% do capital da nova empresa.
	Em setembro de 2009 o total de recursos investidos pela Previ atingia a soma de 135,5 bilhões de reais.
Fonte: Adaptado de:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/banco-rasil.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_do_Brasilhttp://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-15-empresas-preferidas-dos-estudantes-humanas-no-brasil/fullscreen#9;
ATIVIDADE:
Combasenotexto acimavocêsdeverãorealizaro Desenvolvimento” obre os seguintes tópicos abaixo:
1- Aimportânciadasinstituiçõesfinanceirasnaatualidadeeo 
posicionamento do Banco do Brasil no contexto;
2- Diferencieoquevemaserumasociedadedecapitalabertoedecapital 
fechado? 
3- OBancodoBrasiléumaSociedadedeCapitalAbertoouFechado? 
Justifique sua resposta.
4- Comodividem-seosacionistasdoBancodoBrasilcomrelaçãoaototal das ações ordinárias?
5- Quaissãoosvaloresmobiliáriosquepodemseremitidosporuma 
Sociedade Anônima? Explique cada um
6- OBancodoBrasilseenvolveudiretaouindiretamenteememissãoou aquisiçãodedebênturesnosúltimos5anos?Quais foramasemissões 
ou aquisições?
7- O Banco do Brasil possui capital misto? O que é isso? Diante do posicionamento do Banco do Brasil como instituição financeira, conforme descrito no item 1, discorra:
8- Quaisosprincipaisriscosqueaorganizaçãoenfrentanoexercíciode 
suas atividades?
9- AadministraçãodoBancodoBrasilapresenta estrutura com 
possibilidades de ser eficaz no sentido de redução de riscos? Justifiquem
10- OquantovocêconsideraqueaatuáriaéimportanteparaoBancodo 
Brasil? Justifiquem.
11- De um modo geral, como o Banco do Brasil pode ajudar/ajuda as demais 
instituiçõesfinanceirasdemaisorganismosaeleligadosdiretaou 
indiretamente? Justifiquem. 
12- ORegimeGeraldaPrevidênciaSocialéresponsávelpelopagamentode 
umasériedeauxílios,inclusivedeaposentadoria,osquaissãogeridos peloINSS.FalesobreaaposentadoriaproporcionadapeloINSSefale sobreaPrevidênciaPrivada.Façaumcomparativoentreasduas previdências,destacando quaisasvantagensedesvantagensdecada uma. 
13- DepoisdeteremdiscorridosobreosdoistiposdePrevidêncianoitem
acima,debatamemgrupoedigamsetivessemqueoptarporumtipo, quandofizessem20anosdeidade,porqualprevidênciaoptariame porquê.
·
Paraauxílionasduasúltimasquestõesdes
tetópico,vocêpodealémde 
todo material do semestre utilizar estes links:
·Para auxílio nas duas últimas questões deste tópico, você pode além de 
todo material do semestre utilizar estes links: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Nacional_do_Seguro_Social
www.mtps.gov.br/
OUTRAS FONTES DE PESQUISA 
CORDEIRO FILHO, Antonio. Cálculo atuarial aplicado: teoria e aplicações: 
exercícios resolvidos e propostos. São Paulo: Atlas, 2009. 
SUPERINTENDÊNCIA DOS SEGUROS PRIVADOS. Atuária. Disponível em: 
<http:// http://www.susep.gov.br/search?SearchableText=meu+mercado>. 
Acesso em: 10 jul. 2016a.Ciências Contábeis 
http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial#/
http://gvpesquisa.fgv.br/publicacoes/gvp/onda-de-abertura-de-capital-de-
bancos-no-brasil 
https://capitalaberto.com.br/edicoes/banco-do-brasil-2-lugar-acima-de-r-
15-bilhoes/#.V41wubgrK00 
http://www.cvm.gov.br/
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-
derivativos/renda-variavel/empresas-listadas.htm 
ORIENTAÇÃO:
	Vocês deverão desenvolver este portfólio em forma de texto conforme a matriz de desenvolvimento abaixo, onde avaliaremos a capacidade de coesão do mesmo, ou seja, apesar de termos enumerado os tópicos, o texto tem que ter começo, meio e fim, não havendo a necessidade de seguir a sequência dos tópicos.
	
	Não serão aceitos trabalhos desenvolvidos no modelo de perguntas e respostas. 	
	Deve conter de 6 a 16 laudas escritas em formato Word, em forma de texto, discorrendo sobre cada um dos itens exposto, sem cola ou plagio (caso você utilize-se de fontes não deixe de citá-la nas referências), observando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, respeitando parágrafos e pontuações, recuos das margens e justificativa, em formado “.doc”.
Matriz para desenvolvimento da atividade:
Introdução
·Na introdução deve ser exposta a problemática sobre o tema. 
	·Deverá ser relatado o assunto que será abordado, os objetivos, as justificativas para o desenvolvimento do trabalho.
	·É aconselhável que a introdução seja elabora somente após a conclusão do texto. Desta forma, você conseguirá descrever exatamente o que foi feito em todo trabalho. 
Desenvolvimento
·O desenvolvimento é a parte principal do trabalho.
·No desenvolvimento, você demonstra que dá conta do tema: aprofunda 
conceitos, defende ideias e também apresenta ideias de outros autores. 
Será o momento da revisão bibliográfica e da apresentação, se 
necessário, das citações, conforme normas da ABNT NBR 10520 – para 
citações em documentos.
·Aqui deve ser contemplado os itens de pesquisa relacionados acima. 
Conclusão
·Aqui então, será o momento da argumentação final, isto é, o seu parecer 
referente a todo conteúdo estudado para a elaboração e solução dos 
problemas apresentados no seu trabalho. 
·Na conclusão você poderá acrescentar o tópico das sugestões. 
Referências
·Este é o local onde são mencionados todos os livros, artigos, e materiais 
utilizados para desenvolvimento do trabalho. 
·As referencias utilizadas em todo o trabalho acadêmico, deverá atender 
a normatização da ABNT NBR 6023 – Informação e documentação- 
Referência, além de ser referenciada cientificamente, deve corresponder 
fidedignamente aos autores citados no corpo do trabalho. 
OBSERVAÇÕES:
A atividade deverá ser realizada EM GRUPO DE 2 A 7 
ALUNOS, para semestre cursado como aluno regular e INDIVIDUALMENTE 
para semestre que o aluno curse uma ou mais disciplinas em Dependência ou Adaptação. 
O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 
– Trabalhos acadêmicos - Apresentação, disponibilizado na Biblioteca Digital, 
na pasta Padronização. Podendo ser utilizado o arquivo, disponibilizado na 
mesma pasta, Modelo para elaboração de Trabalho acadêmico. 
Mesmo que o aluno esteja cursando uma única disciplina no semestre deverá fazer individualmente esta produção textual completa, não haverá produção textual para cada uma das disciplinas. 
Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Orientamos que a inserção seja feita com pelo menos duas semanas de antecedência, pois dessa forma o tutor à distância poderá avaliar e orientar para que o grupo possa fazer as alterações que porventura sejam necessárias e inserir novamente antes do prazo final, evitando assim prejuízos no conceito. 
Todos os alunos do grupo devem verificar se a atividade foi 
inserida pelo representante do grupo, pois, caso não seja enviada ou obtenha 
conceito insuficiente, por não atender as especificidades exigidas (tais como envio incorreto), o grupo todo ficará sem conceito. A responsabilidade do acompanhamento é de todos os alunos do grupo. 
Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade. 
Os tutores à distância e professores deverão ser contatados para orientações sobre o desenvolvimento da atividade. 
A atividade, depois de desenvolvida e avaliada pelos tutores eletrônicos, deverá ser apresentada presencialmente no polo no horário da aula atividade dos encontros presenciais da disciplina Seminário, com a presença do tutor de sala e dos demais alunos. O tutor de sala deverá lançar o 
Relatório de Apresentação no sistema. O grupo que não apresentar ficará 
SEM CONCEITO na apresentação. 
Bom trabalho a todos! 
Equipe de professores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais