Buscar

Revisão para ap 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão para AP 1 de biologia celular 1
Os métodos de preparação de amostra para microscópio eletrônico passam por uma etapa de desidratação?Por quê?
R: Porque na microscopia eletrônica de transmissão os feixes de elétrons não conseguem atravessar matérias muitos espessos, que por isto precisam ser cortados. A desidratação e a inclusão em uma resina rígida evitam deformação no corte. Mas , sobretudo , a desidratação é muito importante porque na maioria dos microscópio eletrônico o material precisa estar no vácuo para interagir com o feixe de elétrons. 
Que método você escolheria para avaliar se uma determinada proteína da qual você só sabe o peso molecular, este presente em uma amostra?
R: Eletroforese em gel poliacrimida com SDS (SDS-PAGE) 
Uma proteína integral da membrana plasmática deve necessariamente ter uma parte da cadeia exposta do lado citoplasmático e outro do lado extracelular. Justifique.
 R: As proteínas ancoradas por GPI não tem nenhum domínio exposto ao citoplasma e as proteínas ligadas covalentemente e diretamente a ácidos graxos não tem nenhum domínios exposto ao meio extracelular. Ambos os tipos são proteínas integrais sem serem transmembranas.
O que são domínios lipídios?
R: São regiões da membrana plasmática rica em fosfolipideos de cadeias longas e colesteróis, porque isto apresenta baixa fluidez. Essas regiões tem papel funcional e comportam –se como uma jangada flutuando e por isto são chamadas plataformas lipídicas (lipid rafts).
O que leva um canal iônico a se abrir?
R: A chegada de um estimulo, que pode ser um ligante, a despolarização da membrana (voltagem) ou mesmo um estimulo mecânico.
Qual a principal característica dos receptores enzimáticos?
R: São proteínas transmembranas com o sitio ativo de reconhecimento do ligante voltado para o meio extracelular, e o sito catalítico voltado para o citoplasma.
Cite pelo menos duas diferenças entre transporte do tipo carregadores e do tipo canal.
R: I Carregadores incluem proteínas que fazem transporte ativo e proteínas que fazem transporte do tipo passivo, enquanto canais somente fazem transporte passivo.
 II Carregadores transportam poucas moléculas (íons) de cada vez, enquanto os canais transportam (deixam passar) enormes quantidades de moléculas (íons) para os quais são específicos.
 III Carregadores funcionam continuamente na presença do substrato (moléculas que transportam) especifica, enquanto canais permanecem abertos por intervalos de tempo muito curto.
Porque os açucares da membrana plasmática estão sempre ligados a proteínas ou lipídeos voltados para o exterior da celular?
R: porque as enzimas que fazem (ou terminam) a adição de açúcar e lipídeos e proteínas estão no lúmen do complexo de golgi (ou das organelas). Ao serem transportadas para a membrana plasmática essa moléculas manterão os açucares voltado para o lúmen das vesículas ,que ao se fundirem com a membrana exporão os açucares para o meio externo.
Qual a vantagem da sinalização intracelular que envolve a ativação de proteína g?
R: Ampliação de sinal. além de haver mais possibilidades de regularização da via de sinalização.
�
Como uma proteína que estão sendo sintetizada chegou à luz do reticulo?
R: As proteínas que tem seqüência de sinal para tradução no reticulo são reconhecidas no inicio da tradução ainda no citoplasma, pela SRP ,que dirige o conjunto proteína -SRP-robossomo-rNAm para o reticulo endoplasmático .Uma vez associada (acoplada ou ligada simplesmente no) reticulo a proteína chegou ao lúmen passando através de um canal hidrofílico,especialmente formado ,o translocon.
Se durante a biogênese da bicamada lipídica no retículo as enzimas só acrescentam novos fosfolipídios do lado citoplasmático, por que a área desse folheto não fica maior do que a do folheto virado para o lúmen do reticulo?
R: Por causa da ação das seramblase que flipam (ou viram ou translocam) metade dos fosfolipídios inseridos para o outro folheto.
Onde se localizam o proteassoma ?Qual a sua função?
R: Os proteassomas se localizam no citoplasma. Sua função é degradar as proteínas mal formadas ou em excesso que são apresentadas por ubiquitina.
O poder de resolução do microscópio óptico é de 0,2 micrometros, o que nos permite visualizar células, seus núcleos e mitocôndrias, seria possível visualizar estruturas ainda menores?
R: Não porque o poder de resolução do microscópio óptico está limitado pelo comprimento de ondas da luz mesmo com as melhores lentes.
Que característica química deve ter um hormônio cujo receptor esta localizado no núcleo da célula alvo?
R: Deve ser pequeno e hidrofóbico para poderem entrar na célula passando pela membrana.
Quantos retículos endoplasmático tem uma célula?De uma breve aplicação para sua resposta.
R: Uma célula tem apenas um reticulo endoplasmático, que pode ou não estar rugoso se tiver ribossomos aderidos.
Os açucares de glicoproteinas que fazem parte da membrana plasmática são sintetizadas no reticulo endoplasmático e no complexo de golgi seguindo um mecanismo em que cada açúcar é adicionado por uma enzima que reconhece como substrato o produto da enzima anterior. Porque esse mecanismo é tão importante na síntese da parte glicídica da molécula se na síntese da parte protéica não é assim que funciona?
R: Porque na síntese da parte glicidica não há um molde a ser seguido, como o RNA na tradução.
Para que serve um anticorpo anti_imunoglobulina de coelho conjugado a) ouro coloidal b) a uma enzima como fosfotase alcalina ou peroxidase e c) a flurescencia?
R: Todos servem para localizar ou identificar a presença do antígeno reconhecido por anticorpo primário produzido em coelho: a) em microscopia eletrônica, b) em wester blotou microscopia óptica e c) em microscopia de fluorescência ou citometria de fluxo.
Site um método adequado para extrair uma proteína integral da membrana plasmática.
R: Tratamento com detergente para qualquer proteína integral ou ação de fosfolipase se for proteína ancorada por GPI ou por prenilação.
Que fatores podem restringir a mobilidade de uma proteína na membrana plasmática?
R: A formação de domínios, que podem ser o ancoramento a matriz ao citoplasma ou a uma célula vizinha a formação de oligômeros desta proteína, a formação de barreira por outras proteínas transmembranas, ou a formação de domínios lipídicos que restringem a mobilidade de proteínas nele inseridas.
O que são as aquoporinas?
R: São canais transmembranas que transportam água.
Que tipo de ligante deve ser receptor dentro de uma célula?
R: Um ligante hidrofóbico porque este atravessa a bicamada lipidica da membrana plasmática.
A mudança de comportamento de uma célula em resposta do sinal trazido por um ligante pode acontecer em segundos ou pode levar quase uma hora. De que depende esse tempo de resposta?
R: Depende de as moléculas que mudam o comportamento das células já estarem sintetizadas, necessitando apenas de ativação ou desativação, o que pode ser rápido ou ainda terem que ser sintetizada e endereçada ao sitio apropriado, o que demora algum tempo.
Em que tipo de microscópio se pode observa células vivas sem retirá-las da garrafa em que estão sendo cultivadas?
R: Para observa células vivas, sem nenhuma coloração usa-se microscópio óptico com contraste de fase ou interferencial. Para não retira-las da garrafa é necessário usar um microscópio invertido.
Discuta a frase “O congelamento de células vivas em nitrogênio liquido (-196°C) pode ser para preservá-las ou para matá-las.”
R: Se as células vão ser preservadas ou mortas em nitrogênio liquido depende da maneira como foram preparadas e como serão armazenadas. Para que permaneçam vivas, é essencial o uso de criopreservantes, como o glicerol, e a manutenção em meio de cultura. Para lisar células em nitrogênio liquido ,basta não usar criopreservantes e alterar congelamentos descongelamento.
Um pesquisador está estudando uma proteínade células humanas e inoculou-a em um coelho para produzir anticorpos e usá-las como ferramentas de trabalho. Ele sabe que poderá usar esse anticorpos para muitas finalidades , em cada uma delas usando um anticorpo secundário diferente .Essa semana os anticorpos secundários que comprou chegaram e o pesquisador começou a fazer a detecção da proteína ,mas ele teve que viajar e pediu que seu estagiário terminasse os experimentos .Tudo estava indo muito bem ,mas na hora de fazer a incubação com o anticorpo secundário, o estagiário ficou em duvida ,com muito medo de errar .Você pode ajudá-lo indicando nos parênteses qual dos anticorpos secundários que ele encontrou na geladeira do laboratório é o adequado para usar em cada técnica:
A) anti IgG de coelho conjugado a ouro coloidal 
B) anti IgG de coelho conjugado a fluoresceína
C) anti IgG de coelho conjugado a peroxidase
D) anti IgG humana conjugada a ouro coloidal
E) anti IgG humana conjugada a fluoresceína 
F) anti IgG humana conjugada a peroxidase 
(B) Imunofluorescência
(C) Imunoblotting 
(A) Imuno-eletron microscopia 
(B) Citometria de fluxo
De que modo uma proteína integral pode estar á membrana plasmática?
R: Proteínas integrais são aquelas fortemente ligadas à bicamada lipidica, portanto são as transmembranas e as ancoradas (ligadas covalentemente a um fosfolipídio).
A Entrada de um íon numa célula através de canais é um transporte ativo ou passivo?Justifique sua resposta.
R: Passivo, porque não gastam ATP ,já que o deslocamento dos íons se dá do ambiente do maior para menor concentração(a favor do gradiente).
O que são mensageiros secundários ?Cite um exemplo.
R:São pequenas moléculas capazes de propagar um sinal intracelular.Para isso eatão presentes em baixa concentração no citoplasma ,atingem um pico durante o sinal e são rapidamente retiradas ou degradadas para deixar a célula apta a propagar o próximo sinal.Cálcio ou AMP cíclico.
Porque o citoplasma aparece transparente ao microscópio óptico e o vemos repleto de ribossomas, filamentos e vesículas ao microscópio eletrônico de transmissão?
R:Porque as estruturas que preenchem o citoplasma tem dimensões inferiores ao limite de resolução do microscópio de transmissão ,cortes ultrafinos nos permitem observa essa estruturas .
Se você fosse usar anticorpos para identificar uma molécula em laboratório, Você escolheria o melhor anticorpo secundário de acordo com a técnica que você fosse usar. Preencher os parêntese com A-para microscopia óptica B_-para microscopia eletrônica ou C- para Wester blot.
(C) anticorpo secundário humano com uma enzima 
(B) anticorpo secundário acoplado a ouro ccoloidal
(A) anticorpo secundário marcado com fluoresceína 
Explique em poucas palavras um experimentos que demonstre que a membrana plasmática é fluída.
R:Duas células uma humana e uma de camundongo ,que tinham suas proteínas de membranas marcadas com anticorpos fluorescente em diferente comprimentos de onda (ou cores) foram fundidas formando uma célula hibrida .A 4°C a célula hibrida tinha um hemisfério (ou lado) fluorescente de uma cor(vermelha) e outra cor(verde) .Depois de alguns minutos a 37°C ,toda a superfície da célula hibrida flurescencia em amarelo,que é cor interferência(ou mistura) dos dois fluorocromos ,mostrando assim que de mistura completamente. 
Cite dois exemplos de domínios de membranas, sendo: a) Uma situação em que a formação depende de molécula que não pertence á própria membrana b) Uma situação que a formação de domínio depende de moléculas que são pertencente a própria membrana.
R: a) Domínios formados por proteínas que se projetam para o meio extracelular e se liga à matriz. b) Domínios formados por regiões onde de baixa fluidez e domínios formados por agregados protéicos.
Já que a bomba de NA+/K+ joga concentrção Na+ para fora da cécula ,cite dois mecanismo de transporte que atuem ativvo ou passivo.
Pela abertura de um canal iônico no qual é um caso de um transporte passivo porque não gasta ATP.Através de uma ligação com uma proteína carregadora que é o caso de um transporte ativo pois gasta ATP.
Em uma célula glandular produz grandes quantidades de um hormônio protéico, como você espera que esteja a maior parte do seu reticulo endoplasmático ,lisa ou rugosa:Justifique?
R:A maior parte do reticulo endoplasmático deve esta rugosa ou seja com ribossomos acoplados em intensa atividades de síntese protéica para secreção.

Continue navegando