Buscar

Apresentação 5 parte 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MACROECONOMIA
Poupança, investimento e sistema financeiro (cap. 26)
MANKIW, N. G. Introdução à Economia. 5ª edição.
SISTEMA FINANCEIRO	
É composto por instituições presentes na economia que ajudam a promover o encontro das pessoas que poupam com aquelas que investem.
No cap. anterior vimos que: 
Quando um país poupa uma grande parte do PIB, há mais recursos disponíveis para investimento em capital, e uma maior quantidade de capital aumenta a produtividade e o padrão de vida de um país.
Mas como a economia coordena poupança e investimento?
Em determinados momentos, há pessoas que querem poupar uma parte de sua renda para uso futuro e há outras que querem tomar empréstimos para financiar investimentos em novos negócios e o crescimento dos negócios existentes.
O que reúne esse grupo de pessoas?
O que garante que a oferta de fundos daqueles que querem poupar seja igual à demanda por fundos daqueles que querem investir?
Este cap. examina o funcionamento do sistema financeiro.
Instituições Financeiras (IF.)
O sistema financeiro se compõe de diversas IF. Que ajudam a coordenar poupadores e tomadores.
IF. Se agrupam em: 
Mercados financeiros: são as IF. por meio das quais uma pessoa que quer poupar pode oferecer fundos diretamente a uma pessoa que deseje tomar empréstimo (interação).
 Ex: mercado de títulos, de ações.
Intermediários financeiros: são IF. por meio das quais os poupadores podem indiretamente ofertar fundos aos tomadores de empréstimos. A palavra intermediário reflete o papel dessas instituições.
 Ex: bancos, fundos mútuos.
Mercados financeiros
O MERCADO DE TÍTULOS:
Ex: quando a Intel, quer tomar um empréstimo para financiar a construção de uma nova fábrica, pode tomar dinheiro diretamente do público. E o faz com a venda de títulos (certificado de dívida que especifica as obrigações do tomador do empréstimo para com o detentor do título).
O título identifica:
O período de tempo em que será pago o empréstimo (data de vencimento)
A taxa dos juros que serão pagos periodicamente até o vencimento.
O comprador de um título entrega dinheiro à Intel em troca da promessa de pagamento de juros e reembolso final do montante emprestado (principal).
EMISSÃO DE TÍTULOS:
Características:
1. Prazo do título: a duração do tempo até o vencimento do título. Alguns títulos têm prazo curto (alguns meses) e outros prazos longos (alguns anos). 
Títulos de LP apresentam maior risco, porque os detentores precisam esperar mais tempo pelo reembolso do principal.
Logo, a taxa de juros de um título depende, em parte, do se prazo.
2. Risco de crédito: a probabilidade de que o tomador deixe de pagar parte dos juros ou do principal (inadimplência).
Quanto os compradores de títulos percebem que a probabilidade de inadimplência é elevada, exigem uma taxa de juros mais alta para compensar o risco.
3. Tratamento tributário: a maneira como a legislação trata os juros ganhos sobre o título. Os juros da maioria dos títulos são renda tributável, de modo que o detentor precisa pagar parte dos juros recebidos como imposto de renda.
Ex: no caso do Brasil IOF, IR.
Mercado de Títulos Públicos
São instrumentos financeiros de renda fixa (ou pré-definida) que visam a obtenção de recursos junto à sociedade, com o objetivo de financiar déficits orçamentários.
O Tesouro Nacional emite títulos por meio de :
Oferta públicas competitivas: leilões, com a participação direta das IF.
Emissões diretas para finalidades específicas: definidas em lei, sem leilão.
Vendas diretas para pessoas físicas: por meio do Programa Tesouro Direto.
Algumas categorias de títulos públicos são:
LTN, LFT e NTN, são custodiadas pela SELIC e se destinam ao refinanciamento do déficit orçamentário;
Certificado Financeiro do Tesouro, custodiada pela CETIP e objetiva a realização de outras operações financeiras definidas em lei;
Certificado da Dívida Pública, custodiada pela CETIP e objetiva quitação de dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguro Social. 
O MERCADO DE AÇÕES
Outra forma da Intel levantar fundos para a construção de uma nova fábrica de semicondutores é a venda de ações da empresa. 
As ações representam a propriedade da empresa, a menor parcela em que se divide o capital da companhia e, portanto, um direito sobre os lucros que a empresa obtiver.
OBS: A venda de ações para levantar fundos é denominada FINANCIAMENTO PATRIMONIAL (IPO- Initial Public Offering), enquanto a venda de títulos é denominada FINANCIAMENTO POR ENDIVIDAMENTO.
O proprietário de ações da Intel é proprietário de parte da empresa, enquanto o proprietário de um título da Intel é credor da empresa.
Mercados financeiros
Logo, se a Intel for muito lucrativa, os acionistas se beneficiam dos lucros, enquanto os detentores de títulos recebem apenas os juros que lhe são devidos. E se a Intel ficar em dificuldades financeiras, os detentores de títulos receberão o que lhes é devido antes de os acionistas receberem qualquer coisa.
As emissões de ações são realizadas por cada entidade privada junto à BM&F/ BOVESPA.
Mercado primário x secundário
Qualquer transação que seja feita, seja no mercado financeiro ou em qualquer outro mercado, estará sendo feita no mercado primário ou no mercado secundário. Falamos que uma operação acontece no mercado primário quando um produto é negociado pela primeira vez. A partir da negociação deste produto pela segunda vez, ou seja, na segunda, terceira, enésima negociação do produto, dizemos que ela está sendo feita no mercado secundário.
Índices de mercados
As bolsas de valores são comumente representadas por um ou alguns índices que tentam exprimir a evolução média de ativos representativos da própria Bolsa como um todo ou de um setor específico dentro da Bolsa. Dessa forma, a rentabilidade diária de um índice é a média aritmética ponderada de um conjunto de ações que integram o índice.
No Brasil, o principal índice representativo da Bolsa de Valores de São Paulo é o IBOVESPA. 
Nos Estados Unidos, o principal índice é o DOW JONES que indica a evolução dos preços das ações de um pequeno número de empresas listadas na Bolsa de Nova Iorque. No entanto, naquele país ainda existem inúmeros outros índices mas dois desses índices são bastante difundidos: o Nasdaq e o Standard & Poors 500 (S&P500).
Compreendendo o índice
O que significa o índice? Quando a Bolsa de São Paulo sobe 1% no dia, o que isso está efetivamente me informando?
Está sendo informado que o índice representativo do mercado subiu 1%, ou seja, que a média aritmética ponderada das principais ações que integram o mercado, teve uma alta de 1%. Mas várias ações podem ter reduzido de preço e várias outras, subido. Na média, o mercado subiu 1%. Na média, das principais ações dadas algumas características de formação do índice.
Intermediários financeiros
BANCOS: são intermediários financeiros com os quais as pessoas estão mais familiarizadas.
Um dos principais negócios dos bancos é receber depósitos das pessoas que querem poupar e usar esses depósitos para conceder empréstimos a pessoas que os desejam.
Os bancos pagam aos depositantes um juro sobre seus depósitos e cobram dos tomadores um juro ligeiramente superior. A diferença entre essas taxas de juros (spread bancário) cobre os custos bancários e rende um lucro para os proprietários dos bancos.
Os bancos ajudaram a criar um conjunto de instrumentos de troca, pessoas passam cheques e usam cartões de débito e crédito em função dos seus depósitos.
Um instrumento de troca é algo que pode ser facilmente utilizado pelas pessoas no comércio, aumentando a velocidade com que os recursos são transacionados dentro de uma economia.
FUNDOS MÚTUOS: é uma instituição que vende cotas ao público e usa o resultado da venda para comprar uma seleção, ou carteira de títulos, de diversos tipos de ações, títulos ou ambos, construindo um portfólio de ativos.
O cotista do fundo mútuo aceita todos os riscos e retornos associados à carteira de
títulos. Se o valor da carteira de títulos aumentar, o cotista terá ganhos; se o valor cair, o cotista terá perdas.
A vantagem é que eles permites que pessoas com pequenas quantias de dinheiro diversifiquem suas aplicações. As pessoas que têm uma carteira diversificada de ações e títulos enfrentam menor risco porque têm pouco em jogo em cada empresa. Ex: fundos de pensão.
Intermediários financeiros

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes