Buscar

Exercícios de esteq. massa volume c/ GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de estequiometria: relação massa x volume
1) Qual o volume de oxigênio(O2) necessário para preparação de 200 gramas de óxido de cromo(Cr2O3)? (Cr=52; O=16)
4 Cr + 3 O2		2 Cr2O3
2) Qual o volume dióxido de carbono (CO2) será produzido na queima de 1,85 gramas de carbonato de cálcio (CaCO3)? (Ca= 40; O=16; C=12)
CaCO3			CaO + CO2
3) Qual o volume de oxigênio (O2) consumido na queima de 500 gramas de metano (CH4)? (O=16; C=12)
CH4 + 2 O2			CO2 + 2 H2O
4) O monóxido de carbono é um gás que causa intoxicação aos seres humanos. Lentamente, a vítima morre asfixiada, este gás é proveniente da queima incompleta de matéria orgânica, quando a reação ocorre na presença de pouco gás oxigênio.Quando respiramos, o O2 é levado dos pulmões ao sangue, de onde é transportado para os tecidos pela hemoglobina (Hb), uma proteína. Cada molécula de hemoglobina acomoda quatro moléculas de O2. Acontece que o CO apresenta uma afinidade química 250 vezes maior pela hemoglobina que o O2. Assim, a oxigenação das células é comprometida na sua presença. Para piorar, a entrada do CO muda o comportamento da hemoglobina. As moléculas de O2 ainda conectadas à proteína ficam mais presas, o que atrapalha ainda mais a entrega de oxigênio para as células. Observe a equação não balanceada abaixo e calcule o volume de monóxido de carbono que será formado na queima de 10 kg (10.000 g) de butano (C4H10)? (O=16; C=12)
C4H10 + 4,5 O2			4 CO + 5 H2O
5) O oxigênio - uma substância elementar encontrada naturalmente nas formas gasosas de oxigênio e ozônio (O2 e O3, respectivamente) - foi obtido na sua forma O2, por Scheele, em 1772, e Priestley, em 1774. Contudo, apenas Priestley publicou seus resultados, ainda que nenhum dos dois tenham dado o nome de oxigênio ao gás. 
Em 1775, Lavoisier estabeleceu as propriedades do gás, mostrou que ele existia no ar e na água, indicou seu papel fundamental nas combustões e deu o nome de oxigênio à substância descoberta por Scheele e Priestley. 
O oxigênio natural é um gás incolor e inodoro, que se liquefaz a -183o C, sendo o quinto material mais abundante na terra e pouco solúvel em água. Em condições específicas (na presença de substâncias catalisadoras ou ao ser aquecido), reage com inúmeras outras substâncias, formando vários compostos.
A obtenção do gás oxigênio em laboratório pode ocorrer de várias formas, mas apresentaremos uma: Por aquecimento de óxido de mercúrio:
	2 HgO(S)	2 Hg(l) + O2(g)
Para uso em cilindros, o gás oxigênio é armazenado em cilindros com capacidade de 60 litros. Qual a massa de óxido de mercúrio será necessária para encher 5 cilindros? (Hg=201; O=16)
Gabarito:
1) 44,2 litros de oxigênio
2) 0,41 litros de dióxido de carbono
3) 1.400 litros de oxigênio
4) 15.448 litros de monóxido de carbono
5) 5.812 gramas de óxido de mercúrio

Continue navegando