Buscar

Apol 5 formação socio histórico do brsil e fundamentos de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Formação Socio Histórica do Brasil
Fundamentos de Filosofia
	Data de início:
	11/10/2016 14:26
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	21/10/2016 18:37
Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Nascido em Stuttgart em 1770, Georg Wilhelm Friedrich Hegel frequentou o ginásio da cidade natal. Em 1788 inscreveu-se na Universidade de Tubingen, onde estudou filosofia e teologia; aqui estreitou relações de amizade com Hölderlin e Schelling. Terminando os estudos, Hegel foi preceptor em Berna (1793-1796) e em Frankfurt (1797-1799). Depois da morte do pai, graças a herança que lhe coube, pôde dedicar-se inteiramente aos estudos, e em 1801 dirigiu-se para Jena, onde conseguiu a docência e ensinou primeiro como livre-docente, depois como professor extraordinário. Em 1801 publicou a Diferença entre o sistema filosófico de Fichte e o de Schelling, tomando posição a favor do último; junto com Schelling, além disso, publicou de 1802 a 1803 o "Jornal crítico da filosofia", onde compareceram importantes ensaios dele. Em Jena amadureceu sua primeira grande obra, a Fenomenologia do espírito, terminada em 1806 e publicada no ano seguinte (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. V. São Paulo: Paulus, 2005, p. 95). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta.
Nota: 20.0
	
	A
	Segundo Hegel, a realidade deve ser entendida como um espírito absoluto que age por contradição e o movimento constitui sua essência.
	
	B
	Apesar do caráter idealista racional do pensamento de Hegel, seu pensamento influenciará os materialistas, principalmente a partir de sua concepção dialética da História.
	
	C
	Segundo Hegel, são os acontecimentos históricos, políticos e econômicos que determinam as ideias de uma determinada sociedade e período histórico.
Você acertou!
O filósofo alemão Friedrich Hegel inaugura uma nova fase da filosofia, ao trazer elementos como cultura e história. Resgatando a ideia de movimento, de luta dos contrários desenvolvida por Heráclito, Hegel aprofunda o conceito de dialética, ainda que parta de uma concepção idealista. Para Hegel, são as ideias, o espírito absoluto que conduz a história humana. Já os teóricos discípulos de Hegel dividir-se-ão em dois: esquerda e direita hegeliana. Do primeiro grupo farão parte Marx e Engels, segundo os quais, o mestre havia interpretado o mundo de ponta cabeças, isto é, invertido, sendo necessário interpretar a realidade histórica não a partir das suas ideias, mas, das suas condições politicas, econômicas.
	
	D
	Segundo Marx, Hegel interpreta a realidade de ponta cabeça, sendo necessário partir, não das ideias, mas dos acontecimentos históricos, econômicos e culturais para a sua correta compreensão.
Questão 2/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Ao idealismo da primeira metade do século XIX se segue o positivismo, que ocupa, mais ou menos, a segunda metade do mesmo século, espalhado em todo o mundo civilizado. O positivismo representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo âmbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenômeno. ‘O fato é divino’, dizia Ardigò. A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é a seguinte: o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão; o segundo, ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo” (O Positivismo – Auguste Comte. Disponível em: <http://www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm>. Acesso em 21 de julho de 2016. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Apesar de sofrer forte influência do empirismo, segundo o Positivismo, o verdadeiro conhecimento tem origem na razão, que determina como o real deve funcionar, a partir do momento em que determina suas leis.
	
	B
	Por seu caráter abstrato e metafísico, a Filosofia tem papel supremo e preponderante no pensamento Positivista.
	
	C
	A partir de suas explicações científicas da realidade, em que a ordem e o progresso são bens supremos, o hedonismo e o utilitarismo são condenados pelo Positivismo.
	
	D
	Para o Positivismo, a Filosofia, a partir da influência das ciências empíricas, poderá tornar-se em transformadora do mundo.
Você acertou!
O Positivismo é uma corrente filosófica racionalista empirista. Isso porque defende a supremacia da experiência como fonte de conhecimento. Afirma que existem três ordens de conhecimento: o teológico, metafísico e positivo ou científico. Esse último, aliás, é superior aos demais. Em sentido moral, tanto o hedonismo como o utilitarismo são incentivados, como também defende a organização científica da sociedade como forma de garantir que a mesma evolua, a partir da ordem que a mesma ciência deverá estabelecer. Percebe-se assim uma relação estreita do positivismo com a teoria evolucionista, ainda que deturpando o próprio evolucionismo, colocando-o a serviço de um projeto civilizatório.
Questão 3/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
“O Ato Institucional nº 5. Através desse instrumento, estima-se que 500 cidadãos tenham perdido direitos políticos [...]. Se os efeitos diretos foram impactantes sobre o sistema político, os efeitos indiretos seriam bem maiores sobre todo o tecido social.”
NAPOLITANO, M. 1964: História do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014, p. 132.
Podemos dizer que com o Ato Institucional 5 o Brasil:
Nota: 20.0
	
	A
	tornou-se uma verdadeira Ditadura Militar.
Você acertou!
Livro Base disciplina de Formação Sócio Histórica  - História do Brasil: política e economia (p. 126)
	
	B
	entrou para o rol de países liberais.
	
	C
	reinstalou o regime democrático.
	
	D
	afastou de vez o perigo comunista
Questão 4/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O positivismo é o movimento de pensamento que dominou parte da cultura europeia em suas expressões não só filosóficas, mas também políticas, pedagógicas e literárias (é este o período do verismo e do naturalismo) desde cerca de 1840 até os inícios da primeira guerra mundial. Os traços de fundo do ambiente sociocultural que o positivismo interpreta, exalta e favorece são: uma substancial estabilidade política, o processo de industrialização e desenvolvimentos por vezes portentosos da ciência e da tecnologia” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. V. São Paulo: Paulus, 2005, p. 287). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A revolução industrial europeia aconteceu graças ao progresso científico e tecnológico desenvolvido a partir da filosofia positivista.
	
	B
	O Terceiro Estado – Positivo – é uma superação dos anteriores – Teológico e Metafísico. Nele, a ciência terá um papel supremo, na medida em que a mesma será a responsável pela explicação das leis da natureza.
Você acertou!
O Positivismo é uma corrente filosófica e sociológica que vê na ciência o auge do progresso humano. Nesse sentido, defende que a ciência deve determinar o existir humano, pois que é perfeita e infalível. Afirma que a humanidade passou por três estágios: teológico, metafísico e positivo, sendo este último superior aos demais. Da mesma forma, acredita que uma sociedade, para progredir, precisa de ordem, que será dada pela ciência. No campo das ciências humanas, o Positivismo defende que se possa adotar as mesmas regras do método científico das ciências físicas, químicas e biológicas nas ciências humanas. Esse cientificismo levou a concepções como a frenologia, que afirma que é possível determinar nossa índole a partirdas características morfológicas do nosso cérebro.
	
	C
	A influência do Positivismo foi tamanha que, as ciências físicas, químicas e biológicas adotaram os métodos da Sociologia, para explicar os fenômenos naturais.
	
	D
	Segundo a teoria frenológica do médico alemão Franz Joseph Gall, faculdades mentais determinariam a constituição orgânica do cérebro.
Questão 5/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O pragmatismo nasceu nos Estados Unidos nas últimas décadas do século passado [XIX], e sua força de expressão, tanto na América quanto na Europa, chegou a seu ponto máximo nos primeiros quinze anos de nosso século. Do ponto de vista sociológico, o pragmatismo representa a filosofia de uma nação voltada com confiança para o futuro, enquanto do ponto de vista da história das idéias ele se configura como a contribuição mais significativa dos Estados Unidos à filosofia ocidental” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. VI. São Paulo: Paulus, 2005, p. 80). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. APOL 05 
(  ) O pragmatismo é uma corrente filosófica que adota pelos menos dois critérios como validação da verdade de algo: a experiência e a utilidade.
(  ) O pragmatismo filosófico parte de um fundamento racionalista metafísico da realidade para justificar-se na experiência.
(  ) Segundo o filósofo e psicólogo William James, uma ideia é verdadeira quando nos apresenta um resultado prático, útil e imediato.
(  ) Segundo os filósofos pragmatistas, as verdades científicas são eternas pois que passaram pelo crivo da experiência.
(  ) Segundo o educador e filósofo John Dewey, a validade de uma ideia está condicionada à sua capacidade de solucionar problemas do cotidiano.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, F, F
	
	B
	F, V, F, V, F
	
	C
	F, V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F, V
Você acertou!
O pragmatismo é uma corrente filosófica aliada ao empirismo, pois que valoriza tanto a experiência como fonte de conhecimento e validação da verdade. Segundo o pragmatismo, uma verdade é válida se apresenta alguma solução prática e utilitária. Da mesma forma, as verdades não são universais, mas, provisórias, pois novas experiências poderão nos fazer rever o que tínhamos antes como verdadeiro. Dentre os filósofos pragmatistas, podemos destacar, John Stuart Mill, Willian James e John Dewey.

Continue navegando