Buscar

apol geografia da populacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto abaixo:
“O Brasil pode ser descrito como um cenário clássico do fenômeno da transição demográfica. Durante a primeira metade do século XX a Taxas Brutas de Mortalidade (TBM) se reduziram de maneira significativa, especialmente após o fim das duas grandes Guerras Mundiais” (ALVEZ e BRUNO, 2006, p. 4).
Fonte: ALVES, J. E. D., BRUNO, M. A. P. População e crescimento econômico de longo prazo no Brasil: como aproveitar a janela de oportunidade demográfica? In: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2006, Caxambu. Anais do XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Campinas: ABEP, 2006.
 
Durante o processo de transição demográfica no Brasil no século XX, alguns governos se destacam nas políticas populacionais por favorecerem ou dificultarem o aumento populacional.
 De acordo com essa abordagem, assinale  a  alternativa  correta:
	
	A
	No governo de Getúlio Vargas (1937-1945) houve investimento em políticas natalistas com vistas ao crescimento populacional, pensando no viés econômico, que acabou por beneficiar parcelas pobres da população.
	
	B
	No governo de Geisel (1974-1979) houve investimento em políticas populacionais que beneficiaram aumento nas taxas de fecundidade, tanto nas parcelas mais ricas quanto pobres da sociedade.
	
	C
	Não é possível identificar políticas populacionais no governo de Getúlio Vargas, tendo em vista que as taxas de fecundidade permaneceram altas durante os anos seguintes.
	
	D
	As políticas de fecundidade foram mais explícitas no governo de Geisel (1974-1979) momento em que mais houve crescimento populacional no Brasil, registrou-se nesse período o interesse no crescimento populacional por parte das parcelas com maior poder aquisitivo do país.
	
	E
	Durante o governo de Geisel (1974-1979) as parcelas com maior poder aquisitivo tinham acesso aos meios de regulação da fecundidade, diferentemente dos mais pobres e com menor nível de educação. Foi neste período que diminuiu a ação da política natalista.
2) Leia o fragmento de texto abaixo:
“Se, em 1991, os brasileiros estavam concentrados em profissões intelectuais e científicas, profissões técnicas intermédias e profissões ligadas aos serviços de proteção e segurança e serviços pessoais e domésticos, em 2001 a distribuição muda radicalmente: a maioria encontrava-se a exercer funções menos qualificadas, como operários e empregados de serviços e comércio, a par de técnicos intermédios” (GÓIS et al., 2009, p. 115).
Fonte: GÓIS, P.; MARQUES, J.C.; PADIILA, B.; PEIXOTO, J. Segunda ou terceira vaga? As características da imigração brasileira recente em Portuga. IN: PADILLA, B. e XAVIER, M. (orgs.), Migrações - Migrações entre Portugal e América Latina, nº 5, Lisboa, ACIDI, pp. 19-35, 2009.
Em algumas ocasiões, foi registrado volume de pessoas qualificadas, consideradas criativas, empreendedoras e ambiciosas, migrando para outros países, ocasionando o déficit de recursos humanos nos países de origem. Esse fato ficou conhecido como...
	A	fuga de gênios.
	B	viagem de cérebros.
	C	cérebros em fuga.
	D	fuga de cérebros.
	E	migração qualificada.
3) Leia o fragmento de texto abaixo:
“O debate reflete os interesses maiores da imigração naquele período, praticamente os mesmos desde 1818, centrados nos princípios da colonização. As cidades eram o destino de uma parcela significativa dos fluxos imigratórios no século XX, mas a política imigratória e a própria legislação visavam à continuidade da ocupação territorial...” (SEYFERTH, 2002, p. 141).
Fonte: SEYFERTH, G. Colonização, imigração e a questão racial no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 117-149, marco/maio 2002.
 
Devido o tipo de colonização que ocorreu no Brasil, a população se concentrou no litoral, porém os autores apresentam argumentos de políticas pensando na redistribuição da população. Com base no  livro-base sobre políticas populacionais, assinale a alternativa que apresenta um argumento relevante sobre políticas de migração e a história do Brasil.
	A	Inicialmente a concentração ocorreu no litoral, porém com a construção de estradas pela abertura da mata ocorreu processo migratório.
	B	Um dos fatos foi o investimento no plantio de café, que foi o responsável por grandes movimentos migratórios pelo território.
	C	Um fato que pode ser associado às políticas de migração ocorrido no Brasil foi a mudança da Capital Federal para o Planalto Central do país.
	D	Ocorreram várias políticas “explícitas” de migração, sendo um exemplo a construção da cidade de Brasília.
	E	As políticas são sempre explícitas quando se pensa em população, o que justifica o investimento em infraestrutura no interior do país para fins de povoamento.
4) Leia o fragmento de texto abaixo:
Em 1977, a Organização Mundial da Saúde propôs a seguinte meta: “Saúde para Todos no ano 2000”. Como decorrência, tanto o cenário brasileiro quanto o mundial estabeleceram um debate sobre o conceito de saúde-doença e a estruturação dos serviços de saúde” (BRASIL, 2002, p. 18).
Fonte: Brasil. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão de Investimentos em Saúde. – 2. ed. Revista – Brasília: Ministério da Saúde, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.
 
De acordo com os  conteúdos abordados no livro-base referente aos períodos de investimento na saúde,  assinale a alternativa correta.
	A	Os investimentos em saúde no Brasil ocorreram no fim do século XX, por volta dos anos de 1980, ocasionando queda da mortalidade.
	B	Devido aos grandes investimentos em vacinação e cuidados preventivos com a saúde dos brasileiros, ocorreu queda na mortalidade registrada nos anos de 1940.
	C	No Brasil, ocorreu maior êxito no controle da mortalidade com medidas de vacinação em massa e cuidados primários com a saúde, sendo registrados entre os anos de 1950 e 1970.
	
D	Ainda existe registro de grandes taxas de mortalidade no Brasil, que pode ser associadas à falta de vacinação e medidas preventivas que ocorrem em outros países da América.
	E	Por volta dos anos de 1950 ocorreu a migração de médicos vindos da América Central que fortaleceram o combate às doenças e trouxeram técnicas de medicina preventiva, diminuindo, consequentemente, a mortalidade dos brasileiros.
5) Leia o fragmento de texto:
“As migrações são um fenómeno antigo. Se tivermos em conta especificamente a relação Europa-América Latina ao longo do tempo, podemos afirmar que se trata mais de uma regularidade do que de uma excepção. No entanto, o que atualmente tem mudado é a direção dos fluxos” (PADILLA, 2009, p. 21).
Fonte: PADILLA, B. As migrações latino-americanas para a Europa: uma análise retrospectiva para entender a mobilidade actual. IN: PADILLA, B. e XAVIER, M. (orgs.), Migrações - Migrações entre Portugal e América Latina, nº 5, Lisboa, ACIDI, pp. 19-35, 2009.
Segundo o livro-base sobre migrações, houve apenas uma teoria, que se consagrou como importante na tentativa de aplicar a lógica teórica de transição demográfica pensando nos movimentos migratórios. Esta teoria foi apresentada pelo pesquisador Zelinky (1971).Assinale a alternativa que apresenta essa teoria, corretamente:
	A	Transição de fecundidade (fertility transition).
	B	Transição de mobilidade (mobility transition).
	C	Transição de mortalidade (mortality transition).
	D	Transição de migração (migration transition).
	E	Transição econômica (economic transition).
6) Observe os gráficos:
Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://teen.ibge.gov.br/pt/biblioteca/274-teen/mao-na-roda/1770-a-familia-brasileira> Acesso em: 07/2015.
Segundo Medici e Beltrão (1995), a transição demográfica no Brasil passou por algumas etapas. Sobre a primeira etapa apresentada pelos autores, assinale a alternativa correta:
	A	Trata-se de um período no qual ocorreu maior investimento em infraestrutura nas cidades, alterando a dinâmica e controle de doenças, aliados ao incentivo e inserção da mulher no mercado de trabalhoe, sendo assim, marcando a etapa de alteração demográfica.
	B	Vincula-se à queda da fecundidade, com a escassez de recursos naturais, as alterações nas produções e dinâmicas de mercado, bem como a um sentimento negativo em relação às perspectivas econômicas da população, alterando, consequentemente, o padrão de comportamento e o tamanho das famílias.
	
C	Os autores afirmam que a política de controle populacional exercida no país, com a lei do filho único, fez com que o padrão de tamanho das famílias fosse alterado, marcando a primeira etapa da transição demográfica no país.
	D	A queda de fecundidade e, consequentemente, mudança nos padrões demográficos, ocorreu por opção das famílias, atrelados aos modos de produção e da vida urbana que se instalava no país.
	E	As alterações no perfil das famílias foram identificadas pelas teorias malthusianas, que apresentavam questões referentes ao período de controle de fecundidade ocorrido no Brasil.
7) Leia o fragmento de texto:
“Este quadro mudou a partir dos anos 1940, com um declínio consistente da taxa de mortalidade, que diminuiu para aproximadamente 20 por mil, nesta década, e para 13 por mil, na seguinte. Como a natalidade continuou próxima aos patamares anteriores, seu excedente sobre a mortalidade atingiu a marca de 30 por mil, a maior da história brasileira” (RIGOTTI, 2012, p. 473).
Fonte: RIGOTTI, J.I.R. Transição demográfica. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 467-490, maio/ago. 2012.
A preocupação com a manutenção das famílias entre as décadas de 1930 e 1940 aparece em metas. Mediante as discussões nas aulas e conteúdos abordados no livro--base sobre políticas populacionais, analise as proposições :
I – Surge o   objetivo de conhecer as práticas matrimoniais dos imigrantes, evitando a formação de ilhas étnicas e assim, problemas no território nacional.
II – Prever a organização das famílias, com a intenção de regularizar o trabalho feminino, bem como taxar imposto de renda sobre solteiros ou casados sem filhos.
III – Criar planos de financiamentos de casas para toda a população e fortalecer a miscigenação, uma característica marcante no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta as  proposições  corretas.
	A	I e II,apenas.
	B	II e III,apenas.
	C	I e III, apenas.
	D	I apenas.
	E	II, apenas.
8) Leia o fragmento de texto abaixo:
“O mercado brasileiro da mão-de-obra importada era um mercado importante. O crescimento da economia do café nas províncias centrais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais era mantido pela importação em massa de escravos africanos, que entre 1822 e 1850 ascenderam a 1,1 milhões” (KLEIN, 1993, p. 241).
Fonte: KLEIN, H.S. A integração social e econômica dos imigrantes portugueses no Brasil nos finais do século XIX e século XX. Análise Social. Vol. XXVIII (121), 1993, 235-265.
Segundo os autores Merrick e Graham (1979), ao analisar a transição demográfica ocorrida no Brasil concluíram que alguns processos histórico-sociais, dentre eles a escravidão e a chegada de migrantes europeus foram responsáveis por transformações no território.
 Com base no texto-base (aula 2) e nas aulas, assinale a alternativa que apresenta corretamente essas alterações citadas pelos autores.
	A	Grande desenvolvimento das regiões brasileiras, bem como processo de ocupação homogêneo, possibilitando o progresso.
	B	Desenvolvimento econômico, com a entrada de multinacionais e seus investimentos em áreas até então despovoadas.
	C	Houve um desequilíbrio regional que foi logo superado pela presença dos imigrantes, fortalecendo o mercado exterior.
	D	Como resultado, ocorreu grande desequilíbrio regional, deixando grandes áreas sem ocupação e concentração em outras.
	E	Ocorreu um desequilíbrio regional que só foi superado após o desenvolvimento de indústrias também possibilitado pela iniciativa de empresas estrangeiras.
9) Leia o fragmento de texto abaixo:
“Desse modo o território não é homogêneo nem inerte, ao contrário, está em constante transformação sendo moldado todo o tempo pelo movimento das forças políticas, sociais e econômicas que sobre ele exerce seu poder” (MOREIRA e NERY, 2001, p. 5).
Fonte: MOREIRA, M. N.; NERY, M. G. S. Formação territorial e mobilidade populacional em Candiba-BA. In: VIII Semana de Geografia da UESB, 2011, Vitória da Conquista. VIII ENCONTRO BAIANO DE GEOGRAFIA/X SEMANA DE GEOGRAFIA DA UESB, 2011.
Neste sentido as relações de poder também são expressas pelas políticas populacionais, importantes na manutenção da vida em sociedade. Segundo o texto-base sobre políticas populacionais, as políticas são resultado da necessidade. . .
Selecione a alternativa que completa o sentido da frase.
	A	de criar partidos políticos que representassem os ideais da população, que são diferenciados.
	B	de uma lei comum para atender diferentes interesses e tradições de uma unidade territorial.
	C	de divisão territorial, com base em leis internacionalmente aceitas para ocorrer competição de mercado.
	D	de formulação de grupos de representantes das principais tradições de determinados lugares.
	E	de gerir o mercado nacional e internacional através dos representantes da vontade da população.

Continue navegando