Buscar

Revisão Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisão para direito empresarial.
Conceito de empresário: aquele que exerce profissionalmente atividade econômica para a produção ou circulação de bens ou serviço com objetivo de lucro.
Quais os fatores fundamentais para uma atividade empresarial organizada?
Capital:
Mão de obra:
Insumos:
Tecnologia:
A falta de qualquer desses requisitos faz com que a atividade deixe de ser empresarial e passe a ser civil.
Empresa: o objeto, ou o empreendimento.
Empresário: É o sujeito de direito, aquele que desenvolve a atividade.
A empresa não é um sujeito de direitos e obrigações. É uma atividade, um objeto, que como tal, pode ser desenvolvido pelo empresário unipessoal ou pela sociedade empresária. Quer dizer, pela pessoa natural do empresário individual, ou pela pessoa jurídica contratual ou estatutária da sociedade empresária.
O empresário divide-se em: empresário individual e sociedade empresária.
Empresário individual: Exerce a atividade sozinho por meio de uma firma, formada por seu nome civil. Ele necessita ter capacidade civil, para sua própria proteção. Aqui o empresário é o dono da atividade ou da empresa, e responde com seus bens próprios pela responsabilidade do seu negocio.
Proibidos de exercerem a atividade empresarial apensar da capidade:
Falido não reabilitado.
Condenados por crimes contra a economia.
Leiloeiros oficiais.
Outros: juízes, funcionários públicos, membros do Ministerio publico.
EIRELI = Empresa individual de responsabilidade limitada
Esta é uma sociedade de uma pessoa só.
Neste tipo de atividade empresarial, o sócio é único, porem ele não é considerado empresário. A pessoa jurídica da EIRELI que é o empresário. Nesse caso, ele não responde civilmente pelos atos do empreendimento, mas sim a pessoa jurídica da EIRELI.
Assim, o sócio único coloca um patrimônio, para garantir a responsabilidade do empreendimento. Portanto esse patrimônio será a garantia de que o sócio único não respondera com seu nome pelas atividades da Empresa.
Classificação das empresas quanto ao tamanho:
Microempreendedor – MEI : só pode ser exercido por empresário individual.
Microempresa – ME : pode ser exercido por empresário individual ou atividade empresaria.
Empresa de pequeno porte – EPP : pode ser exercido por empresário individual ou atividade empresaria.
Essas classificações são dadas através da renda anual da atividade empresaria para critérios legislativos e tributários.
Sistema nacional de registro de empresa mercantil
DNRC – departamento nacional do registro de comercio: órgão federal, que dá os parâmetros e as bases legislativas para toda a atividade comercial no país.
Juntas comerciais: órgão estadual, responsável pelo registro das empresas, que tem liberdade para traçar seus regramentos para as atividades empresarias no estado, sem fugir a base dada pela DNRC.
Atos praticados pelas juntas comerciais: 
Matricula: atos de arquivamento e autenticações. As matrículas dizem respeito aos auxiliares do comércio: leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns-gerais. A Junta funciona como órgão profissional dessas categorias, estabelecendo, inclusive, códigos de ética e exercendo o controle do exercício dessas profissões.
Arquivamento: Os atos de arquivamento correspondem, por sua vez, ao registro dos empresários individuais e das sociedades empresárias. É dever dos empresários individuais e das sociedades empresárias promover o registro da empresa, de modo a não sofrer qualquer sanção. Enquanto não registrados seus atos constitutivos, as sociedades empresárias não adquirem personalidade jurídica. Os atos de arquivamento abrangem s contratos ou estatutos sociais das sociedades empresárias, atos constitutivos da empresa dos empresários individuais, bem como futuras alterações contratuais, dissoluções ou extinção da atividade empresarial. Essas mudanças e demais observações relativas às empresas serão averbadas à margem do registro. 
Autenticação: é o visto da junta comercial para autenticar os efeitos e a regularidade dos livros comerciais.
Livro empresarial: é a movimentação financeira da empresa. O que ela compra, vende, seus lucros etc.
Empresário irregular: É o que não tem o arquivamento na junta comercial.
Prejuízos por estar irregular:
Ilegitimidade ativa para pedir a falência do seu devedor. Pode ter sua falência decretada, ou seja, não pode provar sua condição de empresário.
Ilegitimidade para pedir sua recuperação judicial. Que é o tempo dado pelo juiz para que o empresário pague suas dividas.
Seus livros não serão autenticados e assim não terão força probatória. Não servem de provas para ações judiciais, pois não possuem valor jurídico.
A sociedade empresária, e a responsabilidade solidaria que não for considerada como regular, terá responsabilidade ilimitada por parte dos seus administradores, ou seja, podem ser usados de seus bens particulares para quitar dividas, pois nao são considerados como empresários.
Não poderão ter matricula no inss, nem fazer registro do empregado, e nem contatar o poder publico.
Assim as obrigações comuns a todos os empresário são: 
Registrar-se no registro de empresas, ou seja, processo de arquivamento da junta comercial.
Escriturar regularmente os livros obrigatórios: que é o processo de matricula, onde a junta comercial da o visto nos livros que estiverem de acordo com o cominado na norma, ou seja, que contiver ambos os requisitos, extrinsicos, que são o termo de abertura e encerramento assinados, e o intrinsico, que é a técnica contábil, ou conteúdo interno do livro. Sem qualquer desses requisitos o livro não pode ser escriturado.
Levantar balanço pratimonial e de resultados econômicos a cada ano, ou seja, levantamento de seus patrimônios e seus lucros. Numero de dinheiro que entrou e saiu.

Outros materiais