Buscar

prova de exame

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia o texto a seguir:
 
 “As pessoas com perda auditiva constituem um grupo bastante heterogêneo e, por isso, não é correto fazer afirmações que possam ser generalizadas a toda a população que apresenta tal deficiência. O desenvolvimento comunicativo e linguístico de crianças surdas com uma perda auditiva profunda, por exemplo, apresenta aspectos muito distintos daquelas com perdas leves ou hipoacústicas.
CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús & Colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg. 171.
 
Uma variação importante no desenvolvimento do indivíduo com surdez é saber se ele é um surdo pré-linguístico ou pós-linguístico. Dê o significado dessas duas condições e explique como isso implica no desenvolvimento do surdo.
 
Nota: 33.3
	Espera-se que o aluno descreva as condições educacionais de cada uma sobre a fala e a escrita, mas é aceitável como no contexto dos outros artigos que ele descreva também situações do cotidiano.
Pré-Linguístico: Dificuldades na comunicação, no entendimento do outro pela leitura labial, etc.
Pós-Linguístico: Comunica-se com facilidade, que lê e compreende facilmente textos, etc.
 
Texto 1: As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Página 28.
Esta é uma variante muito importante, uma vez que vai permitir avaliar se o surdo já havia adquirido ou não a língua oral, antes de ter ocorrido a perda de audição. Se a criança nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros meses de vida, esse surdo é chamado de pré-linguístico, ou seja, não teve acesso à língua materna, no caso de pais ouvinte, na modalidade oral.
O surdo pós-linguístico é aquele que teve contato com a língua materna, adquirindo os conceitos dessa língua. Ele geralmente tem condições de continuar a utilizar a língua materna mediante um ensino especializado e através de sua memória auditiva. São aqueles surdos que mesmo, tendo perda sensório neural, de grau severo ou profundo, fala e escreve com relativa facilidade.
Resposta:pré-linguistico é quando o surdo nao teve contato com com as palavras e com os ouvintes ( lingua materna dos pais), ou seja pré-natal ou perinatal, os pais tem que observar e começar a desenvolver a lingua dos surdos com a criança. Pós-linguisticas e quando o surdo teve contato com os ouvintes, falava e escutava normalmente e apredeu a lingua dos pais (oral) e depois perdeu o a audiçao, nesse caso já fica mais complicado, mas existe hoje profissionais na área para levar pessoas com surdez a aprender a lingua de sinais.
Questão 2/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“A maioria dos ouvintes desconhece a carga semântica que os termo surdo, surdo-mudo, e deficiente auditivo evocam. É facilmente observável que, para muitos ouvintes alheios à discussão da surdez, o uso da palavra (...) possa exprimir preconceito”.
GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa?Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. Pg. 45.
 
Explique porque é errôneo chamar a pessoa surda de “surdo-mudo”.
Nota: 26.7
	Espera-se que o aluno fale da emissão dos sons, e de que o que não “funciona” no surdo é o aparelho auditivo e não o fonador.
 
Texto 05: A Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais
Página 8.
É importante saber que nem todo surdo é mudo e por isso não é correto o termo “surdo-mudo”. Esse grupo tem uma deficiência auditiva, mas não de fala. Todos têm laringe, que é o órgão responsável pela emissão dos sons, e podem, portanto, aprender a falar. Os surdos não falam porque não escutam e, assim, não aprendem os sons das letras, a menos que recebam tratamento fonoaudiológico para desenvolver a fala. O surdo só será mudo caso seja constatada clinicamente deficiência no aparelho articulatório, impedindo-o de emitir sons.
Resposta:Porque nem todo surdo é mudo, mas o surdo apenas perdeu sua audiçao e nao pode produzir ( falar) uma coisa que nao escuta.
Questão 3/3
Leia o texto a seguir:
 
“O Movimento Surdo, no mundo, proporcionou uma organização política que avança no sentido de superar a marginalização, trazendo esse sujeito para os espaços que o enxergue como um cidadão. É uma organização que atua a partir de estratégias que buscam romper estereótipos que ameacem a sua acessibilidade a uma gama de direitos adquiridos, principalmente, a uma educação de qualidade”
PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. Pg 78.
 
Sabendo da relevância da educação como direito e da importância da comunicação entre o professor e TODOS os seus alunos, descreva quatro métodos que o professor pode adotar em sala de aula para facilitar o aprendizado do aluno surdo no ambiente escolar.
 
Nota: 33.3
	Espera-se que não seja apenas lembrado questões de comunicação como o uso da língua de sinais, mas as questões que foquem nas atitudes que favorecer o aprendizado do aluno surdo.
Texto 2 – Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?
Página 108 e 109.
Sugestões de apoio ao aluno com deficiência auditiva:
Resposta:Primeiramente o porfessor tem que se especializar também em Libras, falar com os alunos de uma forma parada de frente para que o surdo tenha a visao dos sinais, evitar gritar, colocar o aluno nas primeiras fileiras da sala de aula, e observar se ele esta entendendo o que foi dito.

Continue navegando