Buscar

Biografias: Aristóteles e Arquimedes

Prévia do material em texto

UNIP – Engenharia Básica 
1°- Semestre
Atividades Práticas Supervisionadas
Thiago Ricci dos Santos
RA- B3873G-7
Turma- EB1T33
UNIP - 2012-06
Biografias
Filósofo
Aristóteles
384 a.C., Estagira, Macedônia
322 a.C., Cálcis, Grécia
Nasceu em Estagira, na península macedônica da Calcídica (por isso é também chamado de o Estagirita). Era filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei Amintas 2o, pai de Filipe e avô de Alexandre, o Grande.
Aos 16 ou 17 anos, Aristóteles mudou-se para Atenas, então o centro intelectual e artístico da Grécia, e estudou na Academia de Platão até a morte do mestre, no ano 347 a.C.
Depois disso, passou algum tempo em Assos, no litoral da Ásia Menor (atual Turquia), onde se casou com Pítias, a sobrinha do tirano local. Sendo este assassinado, o filósofo fugiu para Mitilene, na ilha de Lesbos. Foi depois convidado para a Corte da Macedônia onde, durante três anos, exerceu o cargo de tutor de Alexandre, mais tarde "o Grande".
Em 355 a.C. voltou a Atenas e fundou uma escola próxima ao templo de Apolo Lício, de onde recebeu seu nome: Liceu. O caminho coberto ("peripatos") por onde costumava caminhar enquanto ensinava deu à escola outro nome: Peripatética. A escola se tornaria a rival e ao mesmo tempo a verdadeira herdeira da Academia platônica.
Com a morte de Alexandre, em 323 a.C., o imenso império por ele erguido esfacelou-se. Em Atenas eclodiu um movimento que visava a restaurar a independência da cidade-estado. Malvisto pelos atenienses por sua origem macedônica foi acusado de "ateísmo" ou "impiedade". Para não ter o mesmo fim de Sócrates, condenado ao suicídio, exilou-se voluntariamente em Cálcida, na ilha da Eubéia, onde morreu um ano depois.
Aristóteles é considerado um dos mais fecundos pensadores de todos os tempos. Suas investigações filosóficas deram origem a diversas áreas do conhecimento. Entre outras, podem-se citar a biologia, a zoologia, a física, a história natural, a poética, a psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosóficas como a ética, a teoria política, a estética e a metafísica.
Cada uma dessas áreas é discutida minuciosamente pelo filósofo. Suas investigações, muitas vezes de caráter exploratório, não chegavam a conclusões definitivas. De modo geral, Aristóteles fazia uma lista das hipóteses já enunciadas sobre determinado assunto e demonstrava sua inconsistência para, a seguir, buscar respostas que preservassem o melhor das hipóteses analisadas.
As obras de Aristóteles que sobreviveram ao tempo foram obtidas a partir de anotações do próprio autor para suas aulas, de textos didáticos, de anotações dos discípulos, ou ainda de uma mistura de várias fontes. De suas obras destacam-se "Organon", dedicada à lógica formal; "Ética a Nicômaco" (cujo título indica o tema; Nicômaco era também o nome de seu filho); "Poética" e "Política".
Matemático
Arquimedes
C. 287 a. C., Siracusa (Grécia) 
Filho do astrônomo Fídias e aparentado com o rei Híeron 2º, de Siracusa, Arquimedes, muito jovem ainda, visitou Alexandria, onde conviveu com cientistas da época. Retornando à terra natal, Siracusa, entregou-se inteiramente às pesquisas matemáticas.
Seus engenhos de guerra, suas máquinas de caráter utilitário e as lendas que circulavam sobre suas invenções originais tornaram-no conhecido em todo o mundo antigo. O nome de Arquimedes ficou intimamente ligado à história das invenções.
A Arquimedes se referiram praticamente todos os grandes historiadores da Antiguidade. E foi, sem dúvida, graças ao entusiasmo com que esses historiadores se referiram às suas invenções, que a fama de Arquimedes alcançou o Renascimento, despertando o interesse dos mais importantes matemáticos e físicos, que leram seus trabalhos e deles se aproveitaram.
Arquimedes, no entanto, não atribuía maior valor aos seus engenhos mecânicos, os quais considerava como fatos episódicos e que, de certo modo, tiravam a dignidade da ciência pura, à qual ele se devotava com extraordinário ardor. Sua mentalidade não era a de um engenheiro, mas, sim, a de um matemático de gênio.
 A coroa de Híeron
Dentre os episódios mais famosos de sua vida, o problema da coroa de Híeron reflete bem a personalidade desse matemático genial.
Híeron desejava oferecer aos deuses uma coroa de ouro e, para isso, contratou um ourives, a quem forneceu uma porção de prata e outra de ouro em pó. Quando a coroa foi entregue ao rei, este observou que não havia sido empregado na sua confecção todo o ouro em pó que ele entregara ao ourives. Na impossibilidade de provar o roubo, Híeron consultou Arquimedes.
Sempre preocupado com os problemas que lhe apresentavam, Arquimedes observou um dia, quando tomava banho, que, à medida que seu corpo mergulhava na banheira, a água subia pelos bordos. Imediatamente percebeu o meio que poderia empregar para solucionar o problema. O historiador Vitrúvio diz que, diante da descoberta, Arquimedes teria saído pelas ruas, completamente nu, gritando "Heureca, heureca!" (Achei, achei!).
A seguir, Arquimedes preparou dois blocos, um de ouro e outro de prata, ambos com o mesmo peso da coroa. Mergulhou cada um deles, separadamente, em dois recipientes cheios de água, e mediu a quantidade de água que transbordou de cada recipiente.
Assim, por meio desse processo, verificou que os volumes de água, deslocados pelos dois blocos eram diferentes, concluindo por estabelecer, com certa precisão, as massas de ouro e de prata empregadas na confecção da coroa de Híeron. Arquimedes determinou, dessa maneira, os pesos específicos do ouro e da prata.
Essa e outras experiências permitiram que o matemático chegasse a uma conclusão igualmente importante - e que passou à história com o nome de "Princípio de Arquimedes": todo corpo mergulhado num fluido recebe um impulso de baixo para cima igual ao peso do volume do fluido deslocado. Daí resulta que os corpos mais densos do que a água imergem, enquanto os menos densos flutuam.
Iniciador da matemática moderna
A primeira edição impressa com o texto grego das obras de Arquimedes, acompanhada de comentários do geômetra grego Eutócio, foi publicada em Basiléia, no ano de 1544. Há, contudo, inúmeras referências a manuscritos de seus tratados. Muitos deles foram recopiados através dos séculos; outros talvez tenham desaparecido.
Em A quadratura da parábola, por exemplo, Arquimedes demonstra que a área de um segmento de parábola é igual a 4/3 da área do triângulo de mesma base e mesma altura do segmento.
No tratado Sobre as Espirais, Arquimedes caracteriza as propriedades das tangentes e define, pela primeira vez, os conceitos mecânicos de movimento (uniforme retilíneo e circular), além de estabelecer o princípio de geração da espiral.
A famosa relação entre o comprimento da circunferência e o diâmetro, Arquimedes a demonstra no tratado Medida do Círculo. Calculando os perímetros de dois polígonos de 96 lados, um inscrito e outro circunscrito, o matemático mostrou que o valor dessa relação, representada pelo número  π(número PI), era: 3 + 1/7 > π > 3 + 10/71.
Arquimedes pode ser encarado como um dos maiores físico-matemáticos da história. Ninguém o excede na utilização da física para fazer avançar a matemática. É um pioneiro da matemática aplicada, sendo o primeiro a valer-se da mecânica para obter resultados matemáticos: seu princípio, citado acima, gerou, por exemplo, a hidrostática.
Um dos mais engenhosos trabalhos de Arquimedes é o da determinação da área do segmento parabólico. Na resolução desse problema revela-se o gênio, pois Arquimedes traduz o problema, colocando-o em termos de mecânica. Resolve o problema em sua forma equivalente e, em seguida, apresenta a demonstração oficial, rigorosa, puramente geométrica, onde, aliás, aparece pela primeira vez na história, a somação de uma série
Valendo-se Arquimedes do fato de que 4-n tende a zero quando n cresce.
É oportuno ressaltar, ainda, que Arquimedes é o iniciador da matemática moderna, que permaneceria esquecida até o tempo de Descartese Newton. Sua cautela é a do estudioso de hoje, que usa axiomas mesmo para as questões aparentemente óbvias.
Arquimedes faleceu em Siracusa, depois que os romanos invadiram a cidade, durante a Segunda Guerra Púnica. Como engenheiro, ele construiu poderosas catapultas para defender a cidade, mas, após lutas cruentas e um cerco que durou anos, Siracusa rendeu-se. Durante o massacre que se seguiu à tomada da cidade, um soldado romano aproximou-se de Arquimedes, que desenhava figuras geométricas na areia, e o matou.
Físico
Isaac Newton
25/12/1642, Wolsthorpe, Inglaterra
20/03/1727, Kensington, Inglaterra
Quando criança, Newton não foi um aluno brilhante, mas gostava de inventar e construir objetos. Graças a um tio, estudou em Cambridge, onde desenvolveu um recurso matemático, o binômio de Newton. Na época de sua formatura, foi obrigado a se refugiar na fazenda da mãe, devido à peste que assolava a Inglaterra. Permaneceu lá por cerca de dois anos (1665-1667).
As reflexões dessa época o levaram a formular importantes teorias. Ao observar uma maçã caindo de uma árvore, Newton começou a pensar que a força que havia puxado a fruta para a terra seria a mesma que impedia a Lua de escapar de sua órbita. Descobriu a lei da gravitação universal. Foi a primeira vez que uma lei física foi aplicada tanto a objetos terrestres quanto a corpos celestes. Ao firmar esse princípio, Newton eliminou a dependência da ação divina e influenciou profundamente o pensamento filosófico do século 18, dando início à ciência moderna.
Quando retornou a Cambridge, redigiu o princípio que trata da atração dos corpos, mas só o retomou em 1682. Nos anos iniciais de sua carreira, desenvolveu o cálculo infinitesimal e descobriu a aceleração circular uniforme (embora não tenha conseguido a comprovação dessa teoria, que exigia conhecer a medida do raio terrestre).
Em 1669 o cientista formulou sua teoria das cores, sobre a refração da luz. Quando um raio de sol atravessa um prisma de vidro, sai do outro lado como um feixe de luzes de diferentes cores, como um arco-íris. Newton fez o feixe colorido passar por um segundo prisma, onde as cores voltaram a se juntar em outro feixe, de luz branca, igual ao inicial.
Com essa descoberta, percebeu que o fenômeno da refração luminosa limitava a eficiência dos telescópios da época. Inventou, então, um telescópio refletor, em que a concentração da luz era feita por um espelho parabólico e não por uma lente.
Em 1671, o cientista assumiu o cargo de professor catedrático de Matemática da Universidade de Cambridge e, no ano seguinte foi eleito para a Royal Society. Nos anos posteriores, tratou das propriedades da luz, explicou a produção das cores por lâminas delgadas e formulou a teoria corpuscular da luz.
Newton recebeu, em 1684, a visita do astrônomo Edmond Halley, que queria interrogá-lo sobre o movimento dos planetas, observado pelos astrônomos. Newton retomou, então, suas reflexões sobre a mecânica celeste. O resultado foi sua obra "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", que propõe três princípios básicos: o da inércia, o da dinâmica e o da ação e reação.
Este trabalho obteve grande repercussão internacional. Newton foi eleito para o Parlamento em 1687, e nomeado para a Superintendência da Casa da Moeda em 1696, quando se mudou para Londres. Tornou-se presidente da Royal Society em 1703 e, dois anos depois, sagrado cavaleiro, passou a ser chamado de Sir Isaac Newton.
Ideias, Teorias e Leis Elaboradas
Aristóteles 
Interesse de Aristóteles pela natureza, sem descuidar dos assuntos humanos, como a ética e a política.
Para Aristóteles, o dualismo platônico entre mundo sensível e mundo das idéias era um artifício dispensável para responder à pergunta sobre o conhecimento verdadeiro. Nossos pensamentos não surgem do contato de nossa alma com o mundo das idéias, mas da experiência sensível. "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos", dizia o filósofo.
O que nos distingue como seres racionais é a capacidade de conhecer. E conhecer está ligado à capacidade de entender o que a coisa é no que ela tem de essencial. Por exemplo, se digo que "todos os cavalos são brancos", vou deixar de fora um grande número de animais que poderiam ser considerados cavalos, mas que não são brancos. Por isso, ser branco não é algo essencial em um cavalo, mas você nunca encontrará um cavalo que não seja mamífero, quadrúpede e herbívoro.
O papel da razão
Conhecer é perceber o que acontece sempre ou freqüentemente. As coisas que acontecem de modo esporádico ou ao acaso, como o fato de uma pessoa ser baixa ou alta, ter cabelos castanhos ou escuros, nada disso é essencial. Aristóteles chama essas características de acidentes.
O erro dos sofistas (e de muita gente ainda hoje) é o de tomar algo acidental como sendo a essência. Através desse artifício, diziam que não se podem determinar quem é Sócrates, porque se Sócrates é músico, então não é filósofo, se é filósofo, então não é músico. Ora, Sócrates pode ser várias coisas sem que isso mude sua essência, ou seja, o fato de ser um animal racional como todos nós.
 Mas como nós fazemos para conhecer a definição de algo e separar a essência dos acidentes? Aí está o papel da razão. A razão abstrai, ou seja, classifica, separa e organiza os objetos segundo critérios e semelhanças.
 Ato ou potência
E poderíamos ir mais longe, separando o que é ser, do que não é. E aqui chegamos à outra grande contribuição de Aristóteles: se o ser é e o não-ser não é, como dizia Parmênides, então como é possível o movimento?
Segundo Aristóteles, as coisas podem estar em ato ou em potência. Por exemplo, uma semente é uma árvore em potência, mas não em ato. Quando germina, a semente torna-se árvore em ato. O movimento é a passagem do ato à potência e da potência ao ato.
Qual a causa?
Por outro lado, se as coisas mudassem completamente ao acaso, não poderíamos conhecê-las. Conhecer é saber qual a causa de algo. Tem-se uma dor de estômago, mas não sei a causa, também não posso tratar-me. Conhecendo a causa é possível saber não só o que a coisa é, mas o que se tornará no futuro. Pois, se determinado efeito se segue sempre de uma determinada causa, então podemos estabelecer leis e regras, tal como se nos opera vários ramos da ciência.
 As quatro causas
Para Aristóteles uma coisa é o que é devido a sua forma. Como, porém, o filósofo entende essa expressão? Ele compreende a forma como a explicação da coisa, a causa de algo ser aquilo que é. Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares:
Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor. 
Para Aristóteles sua explicação do mundo é mundana, está no próprio mundo. Finalmente, para o filósofo, a essência de qualquer objeto é a sua função. Diz ele que, se o olho tivesse uma alma, esta seria o olhar; se um machado tivesse uma alma, esta seria o cortar. Entendendo isso, entendemos as coisas.
 Ética e política
No campo da ética, segundo Aristóteles, todos nós queremos ser felizes no sentido mais pleno dessa palavra. Para obter a felicidade, devemos desenvolver e exercer nossas capacidades no interior do convívio social.
Aristóteles acredita que a auto-indulgência e a autoconfiança exageradas criam conflitos com os outros e prejudicam nosso caráter. Contudo, inibir esses sentimentos também seria prejudicial. Vem daí sua célebre doutrina do justo meio, pela qual a virtude é um ponto intermediário entre dois extremos, os quais, por sua vez, constituem vícios ou defeitos de caráter.
Para Aristóteles, é a ética que conduz à política. Segundo o filósofo, governar é permitir aos cidadãos viver a vida plena e feliz eticamente alcançada. O Estado, portanto, deve tornar possível o desenvolvimento e a felicidade do indivíduo. Por fim, o indivíduo só pode ser feliz em sociedade,pois o homem é, mais do que um ser social, um animal político - ou seja, que precisa estabelecer relações com outros homens.
Arquimedes
A teoria das alavancas simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei a Terra”.
As alavancas são barras rígidas de vários formatos que apoiada a um ponto fixo, multiplica a força aplicada sobre vários objetos de pesos variados.
As alavancas apresentam três pontos: o ponto fixo (apoio), a resistência, que seria a carga que queremos levantar, e a potência, que é o local onde aplicamos a força.
Temos uma relação: portanto quanto maior a alavanca, maior é a força aplicada na resistência.
Podemos classificar as alavancas dependendo da localização do apoio, da resistência (carga) e da potência (força). Temos três classificações:
Interfixa, Inter-resistente, Interpotente.
Podemos citar vários exemplos de alavancas como as gangorras (interfixa), tesouras (interfixa), quebra-nozes (inter-resistente).
O princípio de Arquimedes  
Algumas lendas dizem que Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo fica mais leve quando esta imersa na água devido a uma força verticalmente para cima que o líquido exerce sobre este corpo. Essa força que o líquido exerce no corpo é chamada de empuxo (E).
Todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Sendo Vf o volume do fluido deslocado, então a massa do fluido deslocado é:
Mf = df. Vf
Sabendo que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso: E = P = m . g
Assim temos que o empuxo é: E = df. Vf . g
O fluido deslocado é o volume do fluido que caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso, como mostra figura abaixo:
Arquimedes formulou o seu princípio para a água, mas ele funciona para qualquer fluido, até mesmo para o ar.
Quando um corpo mais denso que o líquido está totalmente imerso, percebemos que o seu peso é aparentemente menor do que no ar. Este peso aparente é a diferença entre o peso real e o empuxo. Paparente = Preal – E
Isaac Newton
Binômio de Newton
O quadrado de uma soma (a + b) 2 ou o quadrado de uma subtração (a - b) 2 apenas os casos mais simples quando levantamos um binômio a uma potência. Para estes casos, as fórmulas são conhecidos "o quadrado da primeira mais (ou menos) o dobro da primeira pelo segundo mais o quadrado do segundo", ou seja:
(A + b) 2 = A 2 + 2ab + b 2
 (a - b) 2 = a 2 - 2ab + b 2
Precisamente esses coeficientes são os números da linha enésima do Triângulo de Tartaglia:
Por exemplo, se o poder levantar a sexta, os coeficientes são números Tartaglia Hierarquia triângulo de 6, isto é, 1, 6, 15, 20, 15, 6 e 1, de modo que iria ficar:
(a + b)6 = a6 + 6a5b + 15a4b2 + 20a3b3 + 15a2b4 + 6ab5 + b6
Se você levantar é uma subtração é igual, mas alternando sinais de mais e menos, ou seja:
(a - b)6 = a6 - 6a5b + 15a4b2 - 20a3b3 + 15a2b4 - 6ab5 + b6
As leis de Newton.
Primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia.
Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento.
Este princípio foi estudado por Galileu e, antes destes estudos prevalecia o pensamento de Aristóteles que associava a idéia de força à de movimento. Segundo Aristóteles não existia movimento sem a presença de força.
Para Galileu e Newton a velocidade de um ponto material não sofre variação se este estiver livre de ação de forças. Esta propriedade que os corpos possuem de permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme quando livres da ação de forças é chamada de inércia. Quanto maior a massa do corpo maior será sua inércia e, assim, temos uma definição para massa que seria uma constante característica do corpo que mede sua inércia.
Um bom exemplo para entender a inércia foi ilustrado pelo amigo Tainan Rocha. Quando estamos no ônibus, ou no metrô, e estes freiam bruscamente, nossos corpos continuam em movimento e temos que nos segurar para não cairmos.
Da primeira lei de Newton temos também uma definição para força: agente físico capaz de produzir aceleração. Isto é, capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento dos corpos.
Segunda lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica.
A segunda Lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica diz que, a força aplicada a um objeto é igual à massa do objeto multiplicado por sua aceleração.
A 2º lei de Newton também foi estudada por Galileu e pode ser escrita matematicamente da seguinte forma: F=m.a
Onde: F é a força aplicada; m é a massa do corpo; a é a aceleração do corpo;
A segunda lei é a mais importante da Mecânica e podemos utilizá-la para analisar movimentos de objetos próximos a Terra e também de corpos celestes.
Princípio da ação e reação ou terceira lei de Newton.
Se um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto.
Newton propôs que toda força de ação estava associada a uma força de reação, assim, numa interação entre dois corpos teremos um par de forças. É importante lembrar que as forças de ação e reação estão aplicadas em corpos distintos e, portanto, nunca se equilibram.
As leis de movimento de Newton explicam o movimento de carros, aviões ou quaisquer outros objetos no espaço. Com estas três leis chega-se a Lei da Gravitação Universal mais uma ferramenta para descrever como os planetas g.
Enquanto passeava com o seu amigo John Wickins, Newton observou um prisma. O efeito de arco-íris que o mesmo, à luz refletia, foi alvo de estudo, onde Newton traduziu esse efeito e transformou-o em linguagem matemática.
A sua teoria se apoia então, nas suas experiências de dispersão de cores por um prisma.
A sua experiência, para o efeito, consistiu em polir várias peças de vidro, por forma a adquirir um prisma triangular. De seguida, num quarto previamente obscurecido, fez uma pequena abertura na janela e colocou o pequeno prisma triangular em frente da referida abertura, permitindo assim a entrada da luz solar em quantidade conveniente e que a mesma refletida no prisma se refratasse sobre a parede oposta do quarto.
Ao fazê-lo, deparou-se com uma imagem espelhada, onde a luz visível era composta por todas as cores que constituíam o arco-íris. Decidiu colocar um segundo prisma, por forma a determinar se as cores produzidas faziam parte da luz ou se, por outro lado, eram produzidas pela superfície refratante.
A esta segunda experiência, Isaac Newton chamou "experiência crucial" e da qual concluiu que, as cores existiam na luz branca e que o efeito do prisma tinha apenas como finalidade, separá-las.
Assim, baseado na sua teoria, Isaac Newton afirmava que a velocidade da luz é proporcional ao índice de refração, sendo maior no vidro do que na água e por sua vez, maior na água do que no ar.
Newton descobriu que a luz visível, a luz que nos permite ver o mundo, era constituída por todas as tonalidades do arco-íris. Quando estas se encontram misturadas, vê-se luz branca. Quando falta uma parte do espectro, a luz já não aparece branca, mas de cor.
O resultado mais importante do trabalho de Newton sobre a luz foi o aparecimento de uma nova ciência, a Espectroscopia.
Função Analisada 
Isaac Newton - Físico 
Binômio de Newton
O quadrado de uma soma (a + b) 2 ou o quadrado de uma subtração (a - b) 2 apenas os casos mais simples quando levantamos um binômio a uma potência. Para estes casos, as fórmulas são conhecidos "o quadrado da primeira mais (ou menos) o dobro da primeira pelo segundo mais o quadrado do segundo", ou seja:
(A + b) 2 = A 2 + 2ab + b 2
 (a - b) 2 = a 2 - 2ab + b 2
Impactos gerados na sociedade, 
da época e na atual.
Aristóteles – Filósofo
Aristóteles aluno de Platão era um filósofo naturalista que visava todos feitos do mundo através do próprio mundo e da natureza nele no caso a sociedade o via como um futurista de pensamentos modernos de visõesnovas pois sendo aluno de Platão, acreditava-se que seguiria os mesmos conceitos de seu mestre, mais pelo contrario eram muito distintos.
Na época contribuiu com muitas descobertas e pesquisas fundamentais, e criou um império ao seu favor e foi tutor de Alexandre “o Grande”, Pode se dizer, que Aristóteles foi e ainda é um dos maiores pensadores daquela época.
Aristóteles depois da morte de Alexandre “o Grande”, Atenas entrou num passo de restauração da independência. Malvisto pelos atenienses por sua origem macedônica foi acusado de “ateísmo”, sentenciado ao exílio ou a guilhotina.
Não querendo ter a mesma morte que Sócrates, voluntariamente refugiou-se em Cálcida na ilha de Eubéia.
Já na sociedade atual podemos afirmar que Aristóteles foi o maior pensador de todos os tempos, e contribuiu com a origem da biologia, zoologia, física, historia natural, poética, psicologia, ética, política, estética e metafísica.
Aristóteles contribuiu e ainda contribui com alguns de seus estudos básicos de compreensão e raciocínio, até hoje as pessoas vê umas as outras de sua maneira, de forma artificial, ou seja, status, aparência, renda, popularidade e etc... E isso na visão de Aristóteles é considerado artificial, isso não é a essência, que no caso seria humildade, caráter, personalidade e etc...
Hoje em dia ainda se usa muito questões lógicas de Aristóteles, que podem ser simples ao ver, mais aprofundadas se tornam complicas. 
Arquimedes – Matemático 
Arquimedes considerado na época dele revolucionista, inventor e devotado a matemática, com suas invenções foi um dos maiores matemáticos existentes, com suas idéias inovadoras.
Era tão prestigiado que o rei suspeitando de roubo, o chamou para saber se tinha realmente ocorrido o roubo na coroa, assim Arquimedes com esse mistério nas mãos ao tomar um banho descobriu a lei do empuxo.
Arquimedes facilitou muito a vida da época dele como na nossa com seu sistema de alavancas e etc.. Construiu catapultas para se defender dos romanos que o matou.
O impacto a sua sociedade foi que ele foi um gênio q marcou sua época e suas teorias são usadas até hoje. 
Hoje em dia Arquimedes mudou a maneira de se fazer as coisas, como as alavancas, por exemplo, no uso de tesouras, gangorras e etc...
Arquimedes pioneiro da matemática moderna para nos de hoje em dia Arquimedes é o pai da matemática e seus conceitos alem de serem os mais usados serão os mais usados futuramente também.
Ele foi considerado alem de pai da matemática, um grande inventor graças a ele. Hoje, temos condições de criar navios, armas que utilizam sistema.
 Aristóteles transformou o mundo antigo e fez com que o atual seja o que e graças a ele podemos dizer que somo capazes de fazer coisas tecnicamente ditas como impossíveis.
Isaac Newton – Físico 
Newton em sua época era apenas mais um jovem simples nada brilhante e não proporcionava nada de brilhante em seu futuro, até que quando jovem foi para Cambridge onde, começou sua genialidade com a criação do binômio de Newton.
Sendo muito prestigiado em sua época e crescendo cada vez mais no mundo dos físicos e matemáticos, Newton teve que se isolar dessa gloria por um tempo, aonde nesse exilio, observando uma maça cair de uma árvore, cria a lei da gravidade.
Ele volta para Cambridge e formula as três leis de Newton e logo em seguida a lei gravitacional que fala como os planetas estão e ficam em orbita.
Foi considerado um gênio, ganhando diversos prêmios, e foi nomeado Sir Isaac Newton, com muito louvor, Newton conquistou muitos e foi um dos físicos, matemáticos mais importantes da historia sendo reconhecido até hoje.
Também tempo depois ele descobriu q a luz branca era criadora de todas as cores, apenas observando o sol bater em um prisma, ele foi indicado ao Royal Society. 
Hoje em dia graças a eles sabemos como navegar no espaço, como calcular o tempo, as estações do ano, se algo nos vai atingir, de como fazer efeitos especiais com as cores, sem contar um fundamento de matemática usado até hoje na certa por uns 300 anos já.
Ele foi tão conceituado tão crânio assim dizendo, que devemos ser muito gratos porque graças a ele chegamos onde estamos, e muito que conquistamos se deve a respeito desse cara ai computador esses inventos foram tudo desenvolvidos pelos conceitos desse cara se originou dele, imagine se ele nunca tivesse feito o que fez.
O impacto é que um cara comum se tornou um marco histórico mundial e sempre será isso mostro que não precisa nascer dotado de inteligência, apenas ser dedicado que é possível ser um ser incrível e com algumas percepções e um pouco de dedicação, pode-se se mudar o mundo e fazer com que a humanidade de um passo para frente.
Redação
No trabalho feito tive a plena conclusão que nada é possível sem esforço sem dedicação, que nada pode ser feito sem uma opinião, sem um argumento, sem um plano, um planejamento, que nada se faz por acaso, esse trabalho além de ser complicado e trabalhoso tem seu ponto chave, que além de ser envolvido com todas as matérias estudadas do semestre, envolve a percepção, o entusiasmo, a dedicação, a compreensão, a força de vontade, e sem duvidas o trabalho de equipe.
Isso são peças fundamentas para se ter um bom profissional, um cara onde não será terá dificuldade, e que no caso do empregador terá orgulho de contratar, pois, são trabalhos assim focados, que desempenhamos todos nossos valores, que realmente vemos do que somos capazes. No caso uma capacidade até então que estava escondida, que realmente só vai ser descoberta na faculdade que ocorre esse processo de transição de jovem, para adulto e é agora que vem tudo a vigor, é agora que cai a fixa do como o mundo funciona, suas responsabilidades, sua percepção de comportamento, seu modo de tratar, seu modo de pensar, isso tudo se modifica.
A base é fundamental ser responsável, rápido de raciocínio, e educado é base fundamental para se começar a pensar como um adulto para apenas ter uma opinião própria de um simples, porem, complexo trabalho como esse desenvolvido, por um grupo, que no caso meio que desconhecido, porem com um proposito único, que é deixar de lado tudo, e focar em um trabalho, em uma de suas responsabilidades, em se empenhar como uma equipe, para desenvolver algo bem feito e a cima de tudo de qualidade. Coisas essências que são pedidas em qualquer lugar.
Brevemente se vê que seja possível que um trabalho desses não signifique muito para alguns, pois, é um simples trabalho de final de semestre proposto pela faculdade, porem em meu caso não se trata apenas de um trabalho mais sim do primeiro trabalho de muitos que viram, mais é o primeiro que se aplica como um todo, pois sendo difícil ou fácil de fazer é minha primeira responsabilidade, minha primeira passagem para me tornar alguém de sucesso. São pequenos detalhes passageiros que influenciam seu futuro, que muda ele drasticamente, que faz com que seja alguém de sucesso, alguém ralando que nem condenado, pra apenas fechar o mês no positivo. Sei que muitos que estão comigo não são tão inexperientes nem tão jovens nessa área, que tem mais experiência e sabem como lidar com um simples trabalho, como outro qualquer que tenha passado, em suas vidas, no caso não pode deixar passar como nada e tende-se a entender que mesmo sendo só mais um trabalho merece ser feito com qualidade e dedicação.
Permaneceu fases complicadas pois trechos, momentâneos do trabalho que nos ocorreu desentendimentos, coisas desnecessárias que é bom ser evitados, porem, são inevitáveis, mais foi acertado com muito empenho o trabalho foi bem feito, no prazo estipulado, foi feito a analise de todas as matérias envolvidas isso realmente é bom ter um certo ar de dever cumprido, pois temos em mente que tudo que vamos estudar vamos usar que não é perca de tempo e compensará num futuro.
Dizendo numa parte de transformação como disse é uma passagem é o primeiro convívio com uma responsabilidade com um grupo novo em um lugar novo que se faz como um todoque é necessário todos pra sair algo de valor. Foi como uma nova fase um novo despertar e vê que nada é tão simples como antes que agora é a hora de da a cara pra bater é fazer tudo melhor possível. 
O efeito mais positivo adquirido seria, a oportunidade de estar presenciando uma equipe trabalhar como uma conjunto mesmo sendo todos desconhecidos para um bem maior que é e continua sendo nossos futuros, e para concluir a discussão da interdisciplinaridade envolvida, seria mostrar que no caso desse trabalho um personagem envolve o outro, um depende de cada, e que eles foram os caras que nos ensinaram que nos mostraram um melhor raciocínio, foram fundamentais para a humanidade começar a se desenvolver e que um mesmo com pensamentos simples engloba todos assuntos possíveis e com apenas alguns personagens marcantes na nossa historia, pode ver que uma disciplina se encaixa perfeitamente na outra e todas foram trabalham em harmonia em um único trabalho.
Bibliografia
http://educacao.uol.com.br/biografias/aristoteles. jhtm
http://educacao.uol.com.br/biografias/arquimedes. jhtm
http://educacao.uol.com.br/biografias/isaac-newton.jhtm

Continue navegando