Buscar

Ética e responsabilidade social aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e responsabilidade social aula 4
 O dilema dos valores
Dilema
Em 1989, ocorreu um grande acidente ecológico com o petroleiro Exxon Valdez, no Alasca. Um vazamento causou tal acidente porque o capitão do petroleiro estava embriagado.
A empresa Exxon Corporation decidiu, a partir de então, submeter seus funcionários a um exame de detecção do uso de drogas e álcool, orientando todas as filiais espalhadas pelo mundo a fazerem o mesmo, respeitando as leis de cada país.
A decisão teve por objetivos assegurar um ambiente de trabalho saudável, garantindo a qualidade de vida dos colaboradores.
Os indicadores foram bastante favoráveis.
A prevenção funcionou a contento. Entretanto, houve resistência.
Os críticos consideram que os resultados podem ser enganosos porque, além de invadir a privacidade dos funcionários, conferem uma falsa imagem de competência de empregador, sem de fato diminuir os prejuízos para a sociedade.
As responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos.
Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio individuo quando com relação aos outros.
Assim, valores, moral e ética se completam.
No mundo corporativo, empresarial, o que deve prevalecer?
O que deve prevalecer na empresa: o respeito aos prazos de entrega dos produtos ou a qualidade dos resultados?
Respeito estrito à privacidade dos funcionários, permitindo o acesso à internet, ou a “tolerância zero”, isto é, a proibição ao uso de equipamentos da empresa para qualquer finalidade particular?
 Vejamos um caso verídico do final da década de 1960:
A empresa B.F. Goodrich tinha um contrato com a força aérea norte-americana para equipar seus novos aviões A7D com freios de ar-comprido. O prazo de entrega era muito curto, mas executivos resolveram cumprir o contrato a todo custo.
 Vídeo- aula 4
 Ética e responsabilidade social
De acordo com o conceito de responsabilidade social, as empresas deveriam existir para servir à comunidade, sendo que o benefício não poderia ser exclusivamente econômico, promovendo também a satisfação das necessidades sociais da comunidade.
 Código de ética
Criação de códigos de ética pelas empresas: definição de um sistema de valores que direcionem as decisões e as ações no interior da empresa, devendo, para tanto, conter itens que contemplem todos os seus públicos envolvidos, ou seja, os seus stakeholders.
Para que o código de ética seja efetivo, é necessário ser conhecido e aceito por todos.
A implantação de código de ética: sensibilização, conscientização, motivação, capacitação, princípios e valores perenes.
Norma moral e norma jurídica
A ação moral pressupõe a ação consciente do sujeito, enquanto que a norma jurídica impõe-se pela coação explícita.
Maior amplitude da esfera moral diante do plano jurídico, posto que nem tudo o que é reprovável moralmente está inscrito no plano da lei.
O fato de uma empresa não ferir os princípios legais da sociedade não significa que sejam éticas todas as suas ações.
Código de ética
O código de ética deve expressar a participação coletiva, o que não apenas produz normas mais significativas, como também assegura o comprometimento dos indivíduos que pertencem à organização.
A elaboração de um código de ética deve considerar as relações com acionistas, com funcionários, com clientes, com fornecedores, com concorrentes, com a esfera pública, com o ambiente e com a comunidade.
Marketing social
O marketing social corresponde a variados procedimentos que têm por meta a difusão de valores considerados benéficos para o conjunto da sociedade, a promoção de mudanças comportamentais e a divulgação das ações sociais empresariais.

Continue navegando

Outros materiais