Buscar

Conceitos de Farmacocinetica_com resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
BIOTECNOLOGIA
FARMACOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO
1-Qual importância de uma prescrição medicamentosa correta e comente farmacologicamente sobre prescrição incorreta.
R=	Uma prescrição medicamentosa ‘correta’, adequada é importante para o sucesso terapêutico do tratamento que visa reverter, atenuar ou prevenir um determinado processo patológico. O clínico ao prescrever um medicamento incorreto, seja a escolha irracional da dose, freqüência ou via de administração, põe em risco o paciente, pois acarretaria um efeito tóxico ao organismo.
2-Qual mucosa do tratogastrointestinal um medicamento de características ácido fraco é melhor absorvido? Defenda ou justifique sua resposta.
R=	Drogas que são ácidos fracos encontram-se na forma lipossolúvel em maior quantidade em um pH ácido. Assim como a aspirina, por exemplo, outros ácidos fracos são mais bem absorvidos na mucosa gástrica do estômago devido ao meio ácido. 
3-Qual mucosa do tratogastrointestinal um medicamento de características básico fraco é melhor absorvido? Defenda ou justifique sua resposta.
R=	Drogas que são bases fracas encontram-se na forma lipossolúvel em maior quantidade em um pH básico. Por exemplo, a quinidina .
4-Em relação à Biodisponibilidade, a posologia de um medicamento deve ser adaptada de acordo com a sua via de administração, por quê?
R=	A eficiência de um medicamento depende das condições para seu uso adequado, com administração correta da posologia (dosagem e intervalo entre as doses) e de acordo com sua via de administração (externo, interno ou parenteral). O uso de outras vias pode ocorrer absorção apenas parcial o que diminui sua biodisponibilidade (fração do fármaco que atinge seu local de ação).
 
5-Um medicamento possui um princípio ativo com pH em torno de 4,0 a 5,0. Sendo o estômago pH 3,0 e duodeno pH quase alcalino 6,0 a 7,0. Qual alternativa o medicamento é melhor absorvido.
a) Maior absorção no estômago.
b) Maior absorção no duodeno.
c) Maior absorção em ambos.
d) Menor absorção em ambos.
e) n.d.a.
6- Um caboclo ribeirinho do município de Coari-AM recebeu um diagnóstico clínico e por seguinte uma receita médica onde estavam prescritos dois medicamentos bioequivalentes. No caso em que se não tivesse um dos medicamentos o paciente poderia utilizar o outro. Ao chegar à farmácia o Farmacêutico havia saído para almoço. O caboclo por sua vez tinha dúvidas quanto ao medicamento, então perguntou ao companheiro ao lado – outro cliente da farmácia que por coincidência era estudante do ISB-Coari – “Você sabe a definição de Bioequivalência e Biodesponibilidade?”. Você como acadêmico desta Instituição responda a pergunta do ribeirinho.
R=	Sim, Bioequivalência é a equivalência farmacêutica entre dois produtos, ou seja, dois produtos são bioequivalentes quando possuem os mesmos princípios ativos, dose e via de administração, e apresentam estatisticamente a mesma potência. Biodisponibilidade indica a quantidade de drogas que atinge seu local de ação ou um fluido biológico de onde tem acesso ao local de ação. É uma fração da droga que chega à circulação sistêmica
7- Com a definição que foi dada ao ribeirinho surgiram outras dúvidas. Uma delas foi qual seria a diferença entre via de administração e absorção medicamentosa. Responda.
R=	A diferença básica é que a via de administração é a introdução do fármaco em contato com o organismo e a absorção é a ida desse fármaco do local de contato até a corrente sanguínea.
8- Dentre o estudo da absorção das drogas se enfatiza as forças de absorção, conhecida também como gradiente de pressão ou gradiente de concentração. Visto as características de transporte de membrana, classifique tais características e os locais de absorção que as moléculas dos medicamentos ou droga devem ser absorvidas, pelo menos três locais do TGI, três do TR e duas das mucosas genitourinárias.
R=	Trato Gastrintestinal: 
mucosa gástrica
mucosa retal 
mucosa bucal
Trato respiratório : 
mucosa traqueal e brônquica
alvéolos pulmonares
 mucosa nasal
Mucosas geniturinária : 
mucosa uretral
mucosa vaginal
9- A dose, formas farmacêuticas e vias de administração podem influenciar na biodisponibilidade dos medicamentos, explique esta(s) influência(s).
R=	A biodisponibilidade corresponde à fração do fármaco administrada que alcança a circulação sistêmica qualquer modificação na dosagem ou via de administração errada podem alterar a ação farmacológica. Por exemplo, se 100 mg de um fármaco em gotas são administrados por via oral onde 60 mg são absorvidos inalterados, sua biodisponibilidade é de 60%. Supomos, no caso de um acréscimo da dosagem alteraria a absorção para níveis tóxicos.
10- Os estudos de Meia-vida das drogas estão ligados diretamente ao estudo da concentração plasmática. Por que? 
R=	O conhecimento da meia-vida da droga é útil para se obter a concentração máxima plasmática constante, após doses repetidas em intervalos que representem a meia-vida, com o objetivo de orientar a posologia.
11- Considere a afirmação incorreta.
a) Com o conhecimento da concentração plasmática de determinada droga podemos então estabelecer uma posologia correta e terapêutica eficaz. (sim)
b) Com o conhecimento da concentração plasmática estabelece-se a dose inicial e a dose de manutenção.
c) A concentração plasmática da droga esta diretamente ligada ao tempo.(sim)
d) Os estudos da concentração plasmática não estão ligados diretamente aos estudos de Meia-vida das drogas.
e) nda.
12- A distribuição depende dos princípios e propriedades que são aplicáveis à absorção. Quais são?
R=	A distribuição dos fármacos está diretamente ligada ao transporte através das membranas, obedecendo às propriedades características de solubilidade (lipossolúveis e hidrossolúveis), o pH onde substâncias de caráter ácido terá maior concentração no meio extracelular e os de caráter básico no meio intracelular.
13- No processo de distribuição a droga chega ao sangue formando um equilíbrio entre a parte ligada e a parte livre. Explique.
R=	Decorrente a esse processo de distribuição apenas uma fração do fármaco estará no seu local de ação (a parte livre), a maior parte fica distribuída pelo organismo mantendo-se em equilíbrio entre a concentração da substância nos tecidos e no plasma (ligados a proteínas específicas) que está relacionada ao transporte através das membranas, a afinidade da droga e concentração.
14- Por que a droga ligada não tem efeito farmacológico?
R=	Porque somente a parte livre é que pode ser distribuída, atravessa o endotélio vascular, atingindo o seu local de ação induzindo o efeito desejado, enquanto que a parte ligada com proteínas não atravessa essa barreira e constitui a fração de reserva da droga.
15- Explique o processo de deslocamento de drogas.
R=	Após a droga ser administrada passa pelo processo de absorção o fármaco é dissolvido no plasma é distribuída a diversos tecidos do corpo ,porém, uma droga ligada a uma proteína pode sofrer deslocamento por outra que possua maior afinidade provocando um aumento da concentração da droga o que pode induzir efeito tóxico.
16- Por que o estudo da permeabilidade capilar é importante?
R=	Para que o fármaco tenha a ação farmacológica desejada ele precisa atravessar as paredes dos vasos e capilares sanguíneos para alcançar os receptores nos tecidos, são esses fatores para passagem do fármaco que se deve o estudo da permeabilidade capilar.
17- Explique por que os capilares de certos tecidos, como hepático e renal, apresentam características próprias de permeabilidade?
R=	Capilares do fígado e rins apresentam outras características de permeabilidade, por apresentarem funções específicas. Rim excreta compostos hidrossolúveis. Fígado além de sintetizar macromoléculas protéicas recebe a maior parte de substâncias absorvidas pelo intestino delgado antes de serem distribuídas.
18- Descreva VRD e VAD.
R=	O processo de distribuição de um fármaco pode ser quantificado, através do conceito de compartimento:Volume Aparente de Distribuição- Domingues, criador deste conceito define-o como “o volume no qual o fármaco deve dissolver-se para que sua concentração se iguale a do plasma”, ou seja, a concentração que se torna volume.
Volume Real de Distribuição- representa o volume de distribuição da droga por água corporal total, analisando a concentração tecidual comparada com a concentração plasmática.
	
19- Descreva sobre as barreiras orgânicas quanto aos objetivos e relevância na distribuição dos fármacos.
R=	O estudo sobre a distribuição das drogas pelo sistema nervoso central e em pacientes grávidas através da placenta para o feto, levou-se a constatação da existência de que estas barreiras dos capilares cerebrais (chamada de barreira hematoliquórica) e placentária possuem relevância na seletividade de substâncias com maior especialização que os demais capilares de outros tecidos, com o objetivo de proteção contra drogas que venham a prejudicar o cérebro,e protegendo o feto.

Continue navegando