Buscar

01 Sucessão Testamentária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sucessão Testamentária
Introdução:
Examinou-se no primeiro semestre a sucessão legítima, em que a herança opera por força de lei aos membros de uma família apontados pelo legislador. Assim, a sucessão legítima, é quando a herança é deferida a pessoa da família do de cujus, por não ter este deixado testamento.
Lembrando que haverá também a sucessão legítima quando o testamento não incluir todos os bens deixados pelo de cujus.
No direito brasileiro prepondera a sucessão legítima, apesar de que, o legislador dedicou um maior número de artigos à sucessão testamentária.
Haverá sucessão testamentária quando o autor da herança deixar testamento.
Conceito:
É o ato revogável pelo qual alguém, de conformidade com a lei, dispõe total ou parcialmente de seu patrimônio, para depois de sua morte. É uma manifestação de vontade onde o autor da herança divide o seu patrimônio entre certas pessoas para fazer valer apenas após a sua morte.
Características:
É um ato personalíssimo: é um ato privativo do autor da herança. Não se admite a sua feitura por procuração, não sendo proibido buscar orientação de profissional da área.
É um ato unilateral: aperfeiçoa-se apenas com a vontade do autor da herança.
É solene: o testamento, necessariamente, para ter validade deve cumprir as formalidades legais exigidas pelo legislador.
É um ato gratuito: não visa a obtenção de vantagens.
É revogável: é possível a revogação a qualquer momento e sem limitação. É proibida a cláusula que possa invalidar a revogação.
Causa mortis: os efeitos jurídicos serão produzidos necessariamente após a morte do autor da herança.
É proibido no direito brasileiro o testamento conjuntivo: isto é, feito por mais de uma pessoa. Cada cédula testamentária somente pode ser utilizada por uma única pessoa. Os romanos falavam que é proibido testamento à quatro mãos.

Continue navegando