Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1
6 pág.

Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1


DisciplinaProjeto Arquitetônico I2.690 materiais86.685 seguidores
Pré-visualização1 página
Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos
© Nelson Kon
Arquitetos
MMBB Arquitetos
Localização
Campinas, Campinas - State of São Paulo, Brasil
Arquitetos Responsáveis
Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga
Área
3000.0 sqm
Ano do projeto
2003
Fotografias
Nelson Kon
Colaboradores
Eduardo Ferroni, M·rcia Terazaki, Jaques Rordorf, Marina Sabino, Paula Cardoso, Renata Vieira e Thiago Rolemberg
© Nelson Kon
Do arquiteto. O projeto da escola fez parte de um grupo de 4 projetos pilotos desenvolvidos pela FDE \u2013 Fundação para o Desenvolvimento da Educação \u2013 para definir o padrão e experimentar a aplicação de um sistema estrutural pré-fabricado.
Planta Pavimento Térreo
Foi construída em um conjunto habitacional que está sendo implantado em Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo.
O terreno localiza-se na entrada do conjunto, numa área reservada para a implantação de equipamentos públicos. Em frente a esta área, na direção em que se desenvolve o conjunto, ao sul, há uma praça, que completa o elenco dos espaços públicos previstos na urbanização.
© Nelson Kon
A implantação da escola orientou as entradas de alunos e funcionários para a praça e localizou no outro lado do terreno, no norte, o pátio aberto.
Cortes
Considerando a pequena idade dos estudantes \u2013 a escola é para o ensino fundamental de 1a a 4a série \u2013 a exigüidade do terreno e a economia de área construída recomendada pela FDE, o projeto definiu a quadra poliesportiva coberta como o centro do conjunto dos espaços que compõem o programa, construindo assim uma escola ampla e festiva. Aberto em todo o térreo e fechado por elementos vazados nas fachadas, este espaço central, arejado, não prende nem os alunos nem o som.
© Nelson Kon
© Nelson Kon
O térreo se desenvolve em torno da quadra sem divisões, preservando todo o terreno contínuo, do pátio aberto ensolarado do lado norte às entradas da escola no lado sul, organizadas pelo bloco administrativo. Do mesmo modo, nos andares superiores, os espaços de circulação e convívio também foram organizados ao redor do vazio da quadra, que estabelece assim a conexão do conjunto dos espaços da escola.
O sistema estrutural pré-fabricado de elementos de concreto armado e protendido foi concebido conjuntamente com as equipes dos demais projetos pilotos e com os consultores da FDE e foi definido como um sistema de vigas e pilares de seção retangular solidarizados \u201cin loco\u201d \u2013 padrão na indústria brasileira da construção civil.
Tirando partido da solidarização \u201cin loco\u201d, que faz com que a estrutura pré-fabricada tenha um comportamento de estrutura monolítica, e utilizando-se de fechamentos em alvenaria de blocos de concreto, técnica de construção usual que exige um mínimo de manutenção, foram previstos grandes panos contínuos de revestimento pintado sobre as alvenarias e estrutura, os quais, contrapostos ao ritmo dos elementos modulares próprios da construção pré-fabricada, conferem ao conjunto construído o desejado sentido de unidade.
© Nelson Kon