Buscar

Questão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Leia o trecho do artigo intitulado “As virtudes de 2013. “Tradição de pensamento ético fundada pelos ingleses Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (Í806-1873), o utilitarismo almeja muito simplesmente o bem comum. Enquanto outras escolas - notadamente, as que seguem o alemão Immanuel Kant (1724-1804) - buscam grandes princípios primeiros nos quais fundar suas escolhas morais, os utilitaristas procuram, pragmaticamente, eficiência: servirá aos propósitos morais a decisão que diminuir o sofrimento ou aumentar a felicidade geral da sociedade. Essa fórmula na aparência tão simples tem seus abismos. (...) Tanto mais complicada é a situação dos povos nativos brasileiros. Há um justificado sentimento de dívida histórica para com os índios, mas essa culpa não basta para dar forma a políticas públicas eficientes. Já se destinou às reservas indígenas uma extensão de terra equivalente a 13% do território nacional, quase o dobro do espaço destinado à agricultura, de 7%. Mas a mortalidade infantil, entre a população indígena, é o dobro da média nacional, e, em algumas etnias, 90% dos integrantes dependem de cestas básicas para sobreviver. Este é um ponto em que o cômputo utilitarista de prejuízos e benefícios viria a calhar: a felicidade dos próprios índios não é proporcional à extensão de terra que lhes é dado ocupar.” Revista Veja - 23/12/2013
Acerca da Ética Utilitarista e da aplicação ao contexto do índio no Brasil, assinale a opção correta.
I - A ética utilitarista para a população indígena brasileira não se fundamenta em fatos gerais e sim isolados, contribuindo assim com a identidade e felicidade do povo indígena.
II -A aplicação sugerida da ética utilitarista para a população indígena brasileira é baseada em critérios de eficiência fundamentados em uma relação entre custos e benefícios.
III - A ética utilitarista para a população indígena brasileira é fundamentada em critérios históricos que destacam o respeito absoluto às diferenças de natureza étnica.
	
	A
	As afirmações (ii) e (iii) são falsas
	
	B
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira
	
	C
	As afirmações (i), (ii) e (iii) são verdadeiras
	
	D
	As afirmações (i) e (iii) são verdadeiras
	
	E
	Somente a afirmação (ii) é verdadeira

Outros materiais