Buscar

ensino clinico teorico 1

Prévia do material em texto

Aluno(a): ELIZANDRA DUARTE PINTO
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 04/11/2016 17:50:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505748972)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	6) O acolhimento tem sido termo utilizado no âmbito dos serviços de saúde ora como triagem sob a lógica biomédica ora como concepção estratégica para a concretização da clínica ampliada. Em relação a esta última idéia de acolhimento, é correto afirmar:
		
	
	b) O acolhimento é uma tecnologia do encontro trabalhador-usuário que busca garantir o sistema de queixa conduta de forma qualificada.
	
	e) O acolhimento é uma estratégia que busca garantir o acesso de todos os usuários ao serviço de saúde levando-se em conta o aumento quantitativo dos atendimentos dos enfermeiros.
	 
	d) O acolhimento significa antes de tudo a produção da humanização da relação instituição/profissional-usuário garantindo a escuta qualificada das demandas e buscando-se ressignificar o cuidado em saúde.
	
	a) O acolhimento é uma estratégia que busca garantir o acesso de todos os usuários ao serviço de saúde levando-se em conta o aumento quantitativo dos atendimentos médicos.
	 
	c) Os trabalhadores da equipe de saúde devem ser responsáveis pela manutenção contínua do acolhimento, sendo de responsabilidade de auxiliares de enfermagem, enfermeiros e agente comunitários de saúde tal tarefa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505169666)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As teorias de enfermagem surgiram nos Estados Unidos com base na necessidade de descrever, explicar, predizer e controlar fenômenos. A teoria que engloba as leis gerais que regem os fenômenos universais e afirma que a enfermagem é um serviço a ser prestado ao ser humano e assim, previnir estados de desequeilíbrios perla assist~encia ao ser humano nas suas necessidades básicas, é:
		
	
	a) Teoria de Dorothea Orem
	
	Teoria de Hildegard Peplau
	 
	Teoria de Wanda de aguiar Horta
	
	Teoria de Callista Roy
	
	Teoria de Imogene King
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505181010)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Questão: A adoção de medidas específicas pode quebrar ou romper elos da cadeia. A vacinação atua sobre o elo de susceptibilidade o que resulta em eliminação dos susceptíveis interrompendo a cadeia de transmissão permitindo que o próprio organismo crie defesas contra a doença. Em relação às doenças previníveis relacione a 1ª coluna ao seu respectivo modo de transmissão:
Poliomielite      (  ) Através de solução de continuidade (pele e mucosa); relações sexuais; exposição percutânea a agulhas ou outros instrumentos contaminados.
Hepatite B         (  ) através de contato com as secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas. A infecção se produz por disseminação de gotículas ou através de contato direto com os pacientes.
Tuberculose      (  ) A transmissão ocorre principalmente por contato direto de pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do polivírus, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral.
Rubéola             (  ) A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade (ferimento), geralmente do tipo perfurante, contaminado com terra, poeira.
Tétano               (  ) a fala, o espirro e, principalmente a tosse de um doente bacilífero que lança no ar gotículas contaminadas de tamanhos variados.
A sequencia CORRETA é:
		
	
	1,3,5,4,2
	
	3,2,1,4,5
	 
	2,4,1,5, 3
	
	12,3,4,5
	
	4,5,2,1,3
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505301100)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Lei n. 8.080/90, em seu art. 7º (que dispõe sobre os princípios e diretrizes do SUS), define a integralidade da assistência como "o conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema". A integralidade no SUS está ligada a diferentes Campos de Intervenção em saúde, qual das acertivas abaixo não corresponde ao conceito de integralidade?
		
	 
	Na gestão do Cuidado, na abordagem especialista da necessidade individual.
	 
	Nos serviços de saúde que devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral submetido às mais diferentes situações de vida e trabalho, que o leva a adoecer e a morrer.
	
	Na gestão da Atenção à Saúde, na articulação entre as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.
	
	Na organização do Sistema de Atenção, na garantia da atenção nos 3 níveis assistenciais.
	
	Na definição de prioridades políticas às ações de promoção e prevenção à saúde.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505301730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O significado de saúde e doença sofreu influências culturais e históricas desde a época das civilizações mais antigas até os dias de hoje. Ao longo dos anos a doença foi vista como "ausência de saúde" e a saúde definida como "ausência de doença". Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde (FALSA) aos novos conceitos de Saúde e Doença:
		
	 
	Os conceitos de saúde e doença não são envolvidos com a religiosidade de uma determinada cultura.
	
	A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população, a doença tem caráter histórico e social.
	
	Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes, com maior ou menor gravidade.
	
	Devemos pensar que uma população não está com saúde ou doença por acaso, faz-se necessário pensar em como está organizada esta sociedade.
	
	Atualmente com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários os fatores psicológicos, sociais e biológicos.

Continue navegando