Buscar

Química Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Redação Individual (287668 Química Ambiental (GAM20)
QUESTÃO: 1. Com o passar dos anos, a população mundial continua a crescer, assim como as fontes de poluição. Infelizmente, o homem ainda não se conscientizou quanto aos efeitos deletérios que os poluentes, principalmente hídricos, causam aos seres vivos. Neste contexto, escreva uma redação com o tema: AS FONTES DE POLUIÇÃO HÍDRICA E SEUS EFEITOS DEGRADANTES.
RESPOSTA ESPERADA: O acadêmico deverá redigir uma redação, destacando as diferentes fontes de poluição hídrica, citando a influência do aumento da população, das atividades agrícolas e do desenvolvimento industrial, como as principais causas de poluição. Deve descrever que o principal fator de poluição dos recursos hídricos resulta de lançamentos de resíduos provenientes de atividades industriais, comerciais ou residenciais, consistentes de substâncias orgânicas ou minerais, naturais ou sintéticas, algumas das quais são mais ou menos biodegradáveis, e outras tóxicas para a flora e a fauna aquáticas assim como para o homem.	
• redução das atividades esportivas e de lazer;	
• redução do potencial de assentamentos urbanos e industriais;	
• perigo à saúde pública, resultando no aumento das doenças veiculadas pela água;	
• exigência de tratamento mais sofisticado e de custo mais elevado para garantir o padrão de potabilidade da água.
Prova 1,0 
1 - Nas megalópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, a poluição atmosférica é um fator de grande preocupação em termos de saúde e meio ambiente. Compostos orgânicos poluentes, como hidrocarbonetos e aldeídos, são encontrados no ar, em altas concentrações, devido ao grande número de veículos movidos a combustíveis que transitam pelas ruas dessas cidades diariamente. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA: Gasolina e Etanol.
2 - A poluição atmosférica é um dos problemas ambientais que nossa sociedade vem enfrentando. Contudo, poucas são as ações para minimizá-la, sendo que o ideai seria cessá-la. Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Os materiais particulados tendem a difundir-se na atmosfera.
(V) A chuva é capaz de varrer e dissolver os particulados, levando-os ao solo.
(F) Os particulares impedem que reações químicas ocorram na atmosfera.
3 - A amônia é uma substância inorgânica na forma gasosa e incolor à temperatura ambiente. Possui um odor forte, amoníaco. e é menos denso que o ar atmosférico. "É considerado o único gás alcalino presente em quantidade significativa na atmosfera. A amônia é lançada para a atmosfera por diversas fontes, como a decomposição de matéria orgânica, as emissões provenientes de fezes de animais, a utilização de fertilizantes e a queima de biomassa"(ROCHA;ROSA, CARDOSO,2009)”
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
A amônia é uma substância classificada como orgânica que apresenta fórmula molecular NH3.
A amônia neutraliza a acidez causada por gases e, 'partículas dispersas presentes na atmosfera.
4 - Uma das consequências da poluição atmosférica a formação do smog fotoquímico, que pode ser definido como um conjunto de condições e gases poluentes. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 	
(V) O smog fotoquímico é responsável pela formação de partículas que formam os aerossóis, limitando a visibilidade na atmosfera. 	
(V) A clorose é uma consequência do smog fotoquímico, que forma partículas sólidas e líquidas que formam manchas brancas e marrons nas folhas das plantas. 	
(V) O caráter oxidante resultante do smog fotoquímico decompõe e corrói inúmeras substâncias, principalmente em presença de água. 
5 - Os ciclos biogeoquímicos são responsáveis por repor os elementos químicos à natureza. Para que isso ocorra, várias transformações físico-químicas devem ocorrer. Neste sentido, analise as sentenças a seguir: 	
 O oxigênio é reposto à atmosfera através da fotossíntese. 	
 As queimadas também repõem oxigênio à atmosfera. 
6 - Milhares de compostos tóxicos são lançados na atmosfera e muitos deles contêm elementos químicos responsáveis pela formação da chuva ácida, que causa inúmeros danos ao meio ambiente. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 	
(V) O enxofre é um dos elementos químicos responsáveis pela formação da chuva ácida. 	
(F) A maior fonte de enxofre vem dos ovos, que são consumidos diariamente pela população. 	
(V) As erupções vulcânicas são fontes naturais do elemento químico enxofre na atmosfera. 
7 - A química orgânica é a parte da química que estuda os compostos do elemento carbono e, por isso, são chamados de compostos orgânicos. Muitas dessas substâncias poluentes são lançadas diariamente cm nossa atmosfera. Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 	
(V) A síntese de compostos tecnológicos é uma fonte de poluentes orgânicos na atmosfera. 	
(F) Os automóveis movidos a combustíveis fósseis são os que menos poluem a atmosfera. 	
(V) As árvores são enormes filtros de substâncias orgânicas presentes no ar atmosférico. 
8 - Atualmente, uma das maiores preocupações em termos de poluição é a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Neste contexto, podemos citar algumas fontes de produção de energia limpa que contribuem para evitar o aquecimento global. Agora. assinale a alternativa CORRETA: vento
9 - Na atmosfera também estão presentes óxidos, porém somente alguns como o N2O estão em quantidades suficientes para desempenhar ações consideráveis na química atmosférica. Partindo desse pressuposto classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 	
(V) O Óxido nitroso é originado naturalmente por ações bacterianas. 	
(V) E um gás de efeito estufa, retendo calor na atmosfera terrestre. 	
(F) É um gás nobre altamente tóxico e nocivo para a natureza. 
10 - A nossa atmosfera é gasosa, ou seja, mais de 90% de sua composição química é formada por gases, como o gás nitrogênio, o gás oxigênio e o gás argônio; Contudo, há uma fração menor de sua composição que também é formada por outras substâncias. Com relação à menor fração da composição da atmosfera, analise as sentenças a seguir: 	
A atmosfera gasosa é formada também por raios solares.
 Pólen, cinza e poeira também compõem a atmosfera. 
Prova de 10,0
1 - Atualmente, existem técnicas para a remediação e a recuperação de solos contaminados. Entretanto, o mais inteligente e seguro para a nossa saúde é prevenir para mio remediar. Sobre as técnicas de remediação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 	
(V) A biorremediação utiliza microrganismos degradantes. 	
(V) A fitorremediação utiliza vegetais de baixo custo nos solos. 	
(F) Não há remediação que minimize os impactos nos solos.
2- química ambiental é uma ciência que vai muito além do que imaginamos. Nos estudos realizados quanto à química da água, por exemplo, não só a composição química se faz presente, outras variáveis, como as propriedades 	físico-químicas, também são englobadas. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 	
(V) A temperatura e a pressão são variáveis que influenciam a solubilidade do oxigênio na água. 
(F) A matéria orgânica dissolvida não pode se decompor sem a presença de oxigênio na água. 	
(V) A degradação bacteriana matéria orgânica gera boa quantidade de C02 na água. 
3 - Entre os ciclos biogeoquímicos presentes na natureza, um especificamente é formado por meio de mudanças e junções que envolvem as rochas sedimentares, rochas ígneas e rochas metamórficas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: Ciclo das rochas.
4 - Atua1mente, o nosso planeta sofre, em sua totalidade, com os efeitos dos diversos tipos de poluições antrópicas. A atmosfera, por exemplo, é atingida por inúmeros poluentes sólidos, líquidos e gasosos, compostos orgânicos e inorgânicos. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir: 
Os compostos inorgânicos não são compostos do carbono, ouseja, não formam substâncias orgânicas com carbono e hidrogênio.
Os gases monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) são inorgânicos, mesmo contendo carbono em sua composição.
5 - Diariamente, estamos utilizando inúmeras soluções químicas, como os sucos, refrigerantes e remédios que ingerimos, os produtos de limpeza, entre outros. Milhares de substâncias inorgânicas e orgânicas, chamadas de soluto, são miscíveis em água, ou seja, são solúveis neste líquido precioso e formam uma infinidade de soluções químicas. Sobre o papel da água presente nas soluções químicas, assinale a alternativa CORRETA: Solvente universal.
6 - Diversas reações químicas estão ocorrendo simultaneamente ao nosso redor, como, por exemplo, as reações de decomposição de matéria orgânica, a reação de digestão que ocorre em nosso estômago, as reações que ocorrem durante o cozimento dos alimentos etc. A reação de combustão dos combustíveis fósseis libera diversos gases que agridem além da atmosfera, os homens, os animais e as plantas. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA: Óxidos de nitrogênio. 
7 - A química da água é um estudo de suma importância, pois, através deste, consegue-se determinar inúmeras características quanto à sua potabi1idade bem como escolher os tratamentos adequados. Neste contexto, analise as sentenças a seguir: Análises físicas químicas são indispensáveis nas águas de consumo.
8 - Na natureza, vários ciclos biogeoquímicos estão ocorrendo diariamente, seja da forma natural ou antropológica. O ciclo do fósforo é um exemplo, visto que este elemento é um dos componentes dos nossos dentes e ossos. Sobre ciclo do fósforo, analise as sentenças a seguir: 
A erosão libera o fósforo na forma de fosfato. 
A mineração causa grande perda de fosfato. 
9 - O líquido indispensável para a sobrevivência dos homens, animais e plantas é denominado água. Como qualquer substância, a água apresenta urna composição química, representada através de uma fórmula molecular. Agora, assinale a alternativa CORRETA: Dois hidrogênios e um oxigênio.
10 - Através da decomposição microbiana da matéria orgânica presente, um acido fraco dissolvido é encontrado em águas naturais e residuárias. Sobre o exposto, assinale a alternativa 	
CORRETA: Dióxido de carbono. 
11 - O solo é formado pela junção de matéria orgânica- como restos de vegetais e animais, e matéria inorgânica de desgastes rochosos etc. Popularmente, diz-se que o solo tem "memória". Com relação ao exposto, assinale a alternativa CORRETA: O solo retém parte das substâncias que Passam por ele.
12 – A queima de combustíveis fósseis e de carvão, por exemplo, é uma das atividades responsáveis pela intensificação do efeito estufa, devido à liberação de um gás tóxico em grande proporção. Agora, assinale a alternativa CORRETA: CO2.
13 - A vida na terra, de todas as formas, mantém-se através de ciclos. Tudo que vem da terra, à terra voltará. Com a água não é diferente, a água é mantida no planeta através do ciclo hidrológico. Neste sentido, analise as sentenças a seguir: A evaporação e a precipitação ocorrem no ciclo da água.
14 - Apesar do nome, o planeta Terra é conhecido como planeta água, devido à presença de uma imensa quantidade disponível dessa substância. A vista de um satélite para a Terra explica exatamente isso, um imenso território de águas azuis. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) 97% da água disponível no planeta Terra está nos mares e oceanos.
(F) As águas salgadas são dispensáveis para a subsistência da vida no planeta Terra.
(V) À origem da água no planeta Terra ocorreu com a formação da atmosfera.
15 - Os biocombustíveis devem ser produzidos e consumidos cada vez mais pela população mundial. O biodiesel, por exemplo, possui uma quantidade quase desprezível dc enxofre em sua composição química. Logo, sua combustão é mais limpa que o diesel produzido a partir do petróleo e evita alguns danos ao meio ambiente. Com relação ao exposto, assinale a alternativa CORRETA: Chuva ácida.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (287670)	
Química Ambiental (GAM20) Prova: 3295970
QUESTÃO: 1. O solo é formado por restos de rochas, sais minerais, água, ar, matéria orgânica em decomposição, devido a intempéries naturais que causam reações físico-químicas na natureza. Diante deste contexto, apresente a classificação do solo a partir de sua composição.
RESPOSTA ESPERADA:
O solo é classificado a partir de sua composição, como solo residual, solo transportado, solo coluvional e solo orgânico.
QUESTÃO: 2. É de conhecimento geral que o planeta Terra é conhecido como planeta água, devido à grande disponibilidade desse bem natural. Essa grande quantidade de água originou-se com a formação da atmosfera. Neste sentido, descreva como ocorreu tal formação, também conhecida como desgaseificação.
RESPOSTA ESPERADA: A formação da atmosfera, também conhecida como desgaseificação, é a liberação gasosa que ocorre quando um sólido ou líquido é aquecido ou resfriado.
QUESTÃO: 3. O smog fotoquímico é um grave problema de poluição atmosférica que ocorre com maior frequência e intensidade em localidades de clima quente e seco, principalmente em dias ensolarados. Resumindo, o smog fotoquímico é a reação química que ocorre entre substâncias orgânicas e inorgânicas na atmosfera. Neste contexto, descreva pelo menos três características que identificam a ocorrência de um smog fotoquímico.
RESPOSTA ESPERADA: Alto índice de ozônio (O3) em baixas altitudes, poluentes e radiação solar, formação de cor avermelhada, alta temperatura da superfície terrestre.

Outros materiais