Buscar

Conservação e Uso do Solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (233027) Conservação e Uso do Solo (GAM01)
Prova: 1354410
QUESTÃO:1. A composição física da rocha de origem e o processo de formação do solo (pedogênese) definem os aspectos físicos e químicos que são utilizados como base para a classificação dos solos. Escreva uma redação com o tema: O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS COMO FERRAMENTA PARA DEFINIR OS CRITÉRIOS DE USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO.
RESPOSTA ESPERADA:
A classificação dos solos é um instrumento utilizado para o planejamento do seu uso e práticas de conservação.
Através das práticas de levantamento são conhecidas as características dos solos, os materiais que o compõem e a proporção entre as frações do solo. Tal conhecimento permite definir quais as técnicas adequadas à sua preservação e recuperação.
O sistema de classificação estabelece classes que agrupam os solos conforme as potencialidades e fragilidades de uma determinada área e que torna possível inferir qual seria o manejo mais adequado.
Por exemplo, solos com elevados teores de argila (argissolos) apresentam maior capacidade de retenção de água e podem ser necessárias técnicas de drenagem, conforme o caso.
Solos que apresentam maior percentual de areia (neossolos) são mais suscetíveis à erosão e exigem uma cobertura vegetal eficiente para sua conservação.
Do mesmo modo, solos com elevada capacidade de troca catiônica, com alto grau de intemperismo, mais antigos (latossolos), apresentam, via de regra, aptidão para o uso agrícola. Assim sendo, devem ser explorados adequadamente visando à sua conservação.  
Considerando esses fatos, pode-se afirmar que a classificação dos solos fornece informações necessárias à aplicação de técnicas que definem o uso racional da terra.
Obs.: Podem ser aceitas referências cuja ideia defina a correlação entre o conhecimento das características do solo e as técnicas para conservação e uso.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (233029)Conservação e Uso do Solo (GAM01)Prova: 1354446
QUESTÃO:1. A bacia hidrográfica é considerada uma unidade de planejamento para a gestão das águas e também para o uso e conservação dos solos. O que caracteriza uma bacia hidrográfica? Descreva-a.
RESPOSTA ESPERADA:
As bacias hidrográficas correspondem a determinadas áreas da superfície terrestre cujos limites são determinados pelas partes mais altas do relevo (divisores topográficos), que escoam as águas e as drenam para um rio, oriundos de seus afluentes. O divisor topográfico (divisor de águas) que forma o contorno da bacia é o limite físico que divide o escoamento das águas superficiais para uma bacia ou para outra. E, ainda, a bacia hidrográfica pode ser considerada uma unidade natural na qual é possível reconhecer e estudar as inter-relações existentes entre os diversos elementos da paisagem e os processos que atuam na sua esculturação.
QUESTÃO:2. Os agrotóxicos, ao serem aplicados no solo, podem permanecer por muitos anos, dependendo do tipo do agrotóxico e das características do solo. Descreva três consequências que os agrotóxicos podem gerar sobre o meio ambiente.
RESPOSTA ESPERADA:
Como consequências, pode-se citar a destruição ou mortandade dos microrganismos dos solos (microflora e microfauna), reduzindo assim a sua biodiversidade; o acúmulo que os agrotóxicos geram nos ecossistemas, podendo perdurar por meses até vários anos, dependendo do tipo de agrotóxico; contaminam os alimentos por meio de resíduos remanescentes no solo; poluem indistintamente a água, o ar e o solo; afetam a saúde das pessoas (doenças pulmonares, alérgicas etc.).
QUESTÃO:3. Os solos são formados através de um conjunto de fatores passivos e ativos atuando sobre a rocha, sendo que o produto do intemperismo é a rocha alterada e o solo. Partindo deste contexto, o que é intemperismo? Quais são os fatores controladores do intemperismo?
RESPOSTA ESPERADA:
O intemperismo é considerado um conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que ocorrem sobre as rochas, por meio da ação de chuvas, calor, morfologia do terreno, animais e raízes de plantas etc., sendo que esse processo de degradação ocorre aos poucos e ao longo do tempo, formando os diferentes tipos de solos.
Os fatores controladores do intemperismo são: a rocha parental, o clima, o relevo, a fauna e flora e o tempo de exposição da rocha aos agentes intempéricos.

Continue navegando

Outros materiais