Buscar

Pastilhas de Usinagem

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FACET
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO DE USINAGEM
BELO HORIZONTE
2014
Pastilha 1
As cerâmicas são compostas de elementos metálicos e não metálicos, geralmente, na forma de óxidos, carbonetos ou nitretos. A maioria tem estrutura cristalina, mas em contraste com os metais, as ligações entre os elementos são Iônicas ou covalentes.
Características:
Alta dureza à quente (1600ºC)
Não reage quimicamente com o aço;
Longa vida da ferramenta;
Usado com alta velocidade de corte;
Excelente estabilidade química 
Baixa tenacidade
Aplicação:
Ferro Fundido;
Aço endurecido;
Ligas resistentes ao calor.
Formas de Uso:
Pode ser usado no torno, na fresa, no mandrilhador e maquinas convencionais ou com comandos CNC. É utilizada principalmente para dar acabamento final em peças de metal duro.
Desgaste:
A pastilha presenta pouco desgaste nas bordas. Desgaste de flanco.
Pastilha 2
Esta pastilha é feita de metal duro e usina aços em geral, podendo ser usada tanto em operações de desbaste quanto acabamento
Características:
Elevada dureza;
Elevada resistência à compressão;
Elevada resistência ao desgaste;
Possibilidade de obter propriedades distintas nos metais duros pela mudança específica dos carbonetos e das proporções do ligante.
Controle sobre a distribuição da estrutura.
Aplicações:
 Pode ser usada na siderurgia em rolos de laminação, fieiras de trefilação, roletes de guia, ferramentas para fabricação de pregos, ferramentas para fabricação de arames, etc.Pastilhas e botões para brocas de perfuração, panelas para moinhos vibratórios.Facas, discos de corte e vinco.
Matriz para extrusão de eletrodo de velas, insertos para furação de lona de freio, brochas para acabamento de bronzinas, componentes de moinhos e trituradores no processamento de açaí, palma, cacau, 
Pinos de agitação, bicos de atomização, palhetas de misturadores, etc.
Formas de uso:
 As pastilhas poderão ser usadas em porta ferramentas de usinagem: usinagem externa e interna e porta ferramentas de bedame, porta ferramentas planetárias 
Desgaste:
A pastilha apresenta muitos desgastes abrasivos e de cratera. E , em uma de suas quinas, chegando a apresentar uma de suas quinas fundidas.
Pastilha 3
Esta pastilha é feita de metal duro e usina aços em geral e é usada em operações de acabamento
​
 Características:
Elevada dureza;
Elevada resistência à compressão;
Elevada resistência ao desgaste;
Possibilidade de obter propriedades distintas nos metais duros pela mudança específica dos carbonetos e das proporções do ligante.
Controle sobre a distribuição da estrutura.
As pastilhas de metal duro são otimizadas por grupos de materiais e tipo de operações. Aplicadas corretamente e com os dados de cortes, otimizados melhoram a produtividade para muito além do que as pastilhas do tipo geral podem lhe oferecer.
Pastilhas de metal duro com várias geometrias e números de arestas de corte, geometria e classe otimizadas para aplicação tornam possível taxa de remoção.
As pastilhas de metal duro utilizadas para corte e usinagem de aços, aplicações de resistência ao desgaste ou impacto e demais aplicações especiais.
As pastilhas de metal duro também são oferecidas com cobertura de nitreto de titânio e alumina, oferecendo uma vida útil ainda maior.
A pastilha pode ter o desgaste natural por tempo de uso ou uso inadequado ou pode haver quebra das pastilhas por deformações no material usinado usadas em fresadoras e mandrilhadoras
Rotação inapropriados na especificação da pastilha
Desgaste:
Peça apresenta uma coloração mais escura nas áreas de contato, o que mostra claramente que a peça já foi bastante usada. Desgaste por abrasão pode ser constatado na pastilha. 
REFERÊNCIAS
Disponível em: http://www.sandvik.coromant.com/pt/knowledge
/milling/application_overview/face_milling/finishing_with_wiper_inserts/pages/default.aspx. Acesso em 27/10/2014
Disponível em: http://www.workfer.com.br/pastilhas-de-metal-duro.asp
Acesso em 27/10/2014

Continue navegando