A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 01 fundamentos em ciencias sociais

Pré-visualização | Página 2 de 2

a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILD. Bianca. Os Tipos de Dominação segundo Max Weber. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm Acesso em: 27 de set. 2016.
Considerando o excerto anterior e a leitura do livro-base Sociologia Geral, os três tipos de dominação estabelecidos por Weber são:
	
	A
	Dominação carismática, tradicional e racional-legal.
	
	B
	Dominação aberta, fechada e impositiva.        
	
	C
	Dominação objetiva, estrutural e abstrata.
	
	D
	Dominação individual, social e comunal.
	
	E
	Dominação maior, menor e mediana.
Questão 8/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia o texto a seguir sobre Capital, trabalho e alienação:
“É dessa forma, portanto, que se relacionam capital, trabalho e alienação, promovendo a coisificação ou reificação do mundo, isto é, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em:  CABRAL, João Francisco Pereira. "Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/capital-trabalho-alienacao-segundo-karl-marx.htm>. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando a ideia de contradição do capitalismo em Marx, mencionada no livro base Sociologia Geral, leia as afirmativas abaixo:
I. Marx focaliza as contradições e afirma que o capitalismo é contraditório por excelência.
II. Para Marx a contradição é um elemento essencial da realidade;
III. As contradições inexistem no capitalismo e por isso as relações de produção e comércio são equilibradas;
IV. É possível perceber as contradições do capitalismo na relação desigual entre crescimento da riqueza e aumento da miséria;
Estão corretas apenas as:
	
	A
	afirmativas, I, II e III.
	
	B
	afirmativas, III, IV.
	
	C
	afirmativas, I, III e IV.
	
	D
	afirmativas, I, II, IV.
	
	E
	Afirmativas I e III.
Questão 9/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Analise o seguinte fragmento de texto: 
A racionalização “significa a submissão da individualidade às regras legais e burocráticas. Uma lógica centrada nos meios, não nos fins. Não se trata de uma escolha consciente, nem de uma forma deliberada de dotar as instituições de maior eficiência, mas uma característica inerente a determinadas instituições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas, p. 903. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n4/v43n4a07.pdf. Acesso em: 27 de set. 2016,
O fragmento de texto acima explica como Max Weber pensa o processo de racionalização da sociedade. Considerando os conteúdos do livro-base Sociologia Geral, que expressão é empregada para representar esse processo? Assinale a alternativa correta. 
	
	A
	Cortina de fumaça;
	
	B
	Jaula de ferro;
	
	C
	Dualidade da estrutura;
	
	D
	Normas padrões;
	
	E
	Efeito colateral.
Questão 10/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia a passagem a seguir:
“Ao final do século XIX, no período de formação da Sociologia enquanto ciência, Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RIBEIRO, Paulo Silvino. "Durkheim e o Fato Social"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/durkheim-fato-social.htm>. Acesso em 27 de set. 2016.
Partindo desta definição dos fatos sociais e dos conteúdos do livro-base Sociologia Geral, segundo Durkheim os fatos devem ser tratados como:
	
	A
	dados.
	
	B
	valores. 
	
	C
	coisas.
	
	D
	objetos.
	
	E
	negócios.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.