Buscar

apol II

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Sociologia
Sobre fatores históricos da sociologia, analise as assertivas abaixo:
I a busca por novas técnicas e recursos que ajudassem a empresa humana a dominar a natureza exigia que os novos conhecimentos, inclusive a Sociologia nascente, não só fosse capaz de explicar as causas das mudanças sociais, mas também contribuísse para construção e manutenção da ordem social.
II Em função da conjuntura, a sociologia nasce e carrega uma forte característica conservadora.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	I e II.
	
	D
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 2/5 - Fundamentos de Sociologia
Entendo por física social a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais, considerados com o mesmo espírito que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, como submetidos a leis naturais e invariáveis, cuja descoberta é o objetivo especial de suas pesquisas. Propõe-se, assim, a explicar diretamente, com a maior precisão possível, o grande fenômeno do desenvolvimento da espécie humana, considerado em todas as suas partes essenciais; isto é, a descobrir o encadeamento necessário das transformações sucessivas pelo qual o gênero humano, partindo de um estado apenas superior ao das sociedades dos grandes macacos, foi conduzido gradualmente ao ponto em que se encontra hoje na Europa civilizada. O espírito dessa ciência consiste sobretudo em ver, no estudo aprofundado do passado, a verdadeira explicação do presente e a manifestação geral do futuro. (Comte, 1983b, p. 53)
Considerando o excerto acima e os estudos na disciplina, identifique a Lei dos Três Estágios  de  Comte.
	
	A
	Estágio Arcaico, antigo e clássico.
	
	B
	Estágio Antigo, medieval, Moderno e atual.
	
	C
	Estágio religioso, estágio Pré-desenvolvido e estágio pleno.
	
	D
	Estágio teológico, metafísico e positivo.
Questão 3/5 - Fundamentos de Antropologia
O difusionismo permitiu à antropologia avanços significativos em relação a teoria evolucionista. Neste sentido, é correto afirmar que parte dos avanços conquistados pelo difusionismo:
	
	A
	Passaram a enfatizar a história de desenvolvimento de um determinado elemento no interior da sociedade na qual ele foi incorporado. Assim, abre-se um caminho para estudar a história de cada sociedade, ao invés trabalhar com recortes geográficos e temporais globais, como ocorria com o evolucionismo
	
	B
	Marcaram a busca pelas origens de determinados elementos, como, por exemplo, costumes e tradições. Ao seguir o caminho percorrido por um determinado elemento no conjunto de trocas e empréstimos culturais, a descoberta das origens deste elemento seria mais factível.
	
	C
	Ao trabalhar com a ideia de difusão e empréstimos culturais foi possível construir com maior clareza os processos de evolução e progresso das sociedades humanas.
	
	D
	Segundo o difusionismo, a ideia de que as trocas culturais estabelecidas entre as sociedades tiveram como base a comunicação de símbolos, o que, posteriormente levaria ao desenvolvimento do estruturalismo.
	
Questão 4/5 - Fundamentos de Antropologia
A noção de relativismo cultural abrange três significados, de acordo com o texto: “ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL”, disponível na Rota de Aprendizagem.
I Todo e qualquer elemento de uma cultura é relativo aos elementos que compõem aquela cultura, só tem sentido em função do conjunto; que sua validade depende do contexto em que está inserido, de sua posição em meio de outros níveis e conteúdos da cultura de que faz parte.
II As culturas são relativas; ou seja, as culturas apresentam caráter absoluto.
III O relativismo não é só uma suspensão de juízo, devido a não se encontrar critério decisivo para classificar as culturas; é mais que isso: afirma positivamente que uma cultura é tão válida como outra qualquer, por ser uma experiência diversa que o ser social faz de sua humanidade.
Está correto o que se afirma em :
	
	A
	I e II.
	
	B
	II.
	
	C
	I e III.
	
	D
	III.
	
Questão 5/5 - Fundamentos de Sociologia
De acordo com o pensador Durkheim, a sociologia:
	
	A
	Não cabe à sociologia, enquanto ciência, compreender o funcionamento da sociedade, seus princípios e leis.
	
	B
	O modelo de sociedade, proposto por Durkheim, propõe que são os indivíduos que devem se adaptar à sociedade, fundando assim, um modelo conservador.
	
	C
	A concepção de uma sociedade na qual tudo deveria funcionar de forma harmônica, como um organismo, é a proposta contrária às ideias de Durkheim, que apresenta uma análise crítica da realidade.
	
	D
	Para este autor, os indivíduos devem mudar a realidade da sociedade na qual se inserem e não, se adequarem a esta sociedade, a qual os força à adequação por meio de suas regras e objetivos.

Continue navegando