Buscar

Medição de Vazão em Hidrometria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MOLINETE HIDROMÉTRICO
INTRODUÇÃO: Medição de vazão em hidrometria é todo processo empírico utilizado para determinar a vazão de um curso de água. A vazão ou descarga de um rio é o volume de água que passa através de uma seção transversal na unidade de tempo (em geral um segundo). Os equipamentos mais utilizados para medir a velocidade da água são os molinetes e os ADCPs. 
MOLINETE HIDROMÉTRICO: são pequenos hélices que giram impulsionados pela passagem da água. É um aparelho que dá a velocidade local da água através da medida do número de revoluções do hélice. Utilizado em medições de vazões em estações fluviométricas convencionais
FUNCIONAMENTO DO MOLINETE HIDROMÉTRICO: São instrumentos projetados para girar em velocidades diferentes de acordo com a velocidade da água. A relação entre velocidade da água e velocidade de rotação do molinete é a equação do molinete. Esta equação é fornecida pelo fabricante do molinete, porém deve ser verificada periodicamente, porque pode ser alterada pelo desgaste das peças
Equação: V=a.n+ b
Em que:
n : numero de rotações por segundo
a e b: são constantes do aparelho 
TIPOS DE MOLINETES: 
O molinete com eixo horizontal consiste numa hélice calibrada ligada ao eixo de rotação que aciona, por meio de uma rosca sem fim, através de uma engrenagem, o comando de um contato elétrico que, por sua vez, aciona uma campainha ou um contador de revoluções
O molinete com eixo vertical é, também, chamado de diferencial, pois é movimentado pela diferença de pressão exercida pelo fluxo, nas partes côncava e convexa do conjunto de conchas. Este molinete é mais sensível à baixas velocidades. 
MEDIÇÃO A VAU: A medição a vau só é possível em rios de pequena profundidade
A PARTIR DE EMBARCAÇÕES: podem ser fixadas na posição da medição por meio de cabos auxiliar ou em rios muito largos por meio de âncoras
CABOS AÉREOS: que podem servir somente para carregar o molinete quando operadores da margem, ou, então, para levar também o operador dentro de uma cabine móvel, são em geral de custo elevado.
A PARTIR DE PONTES, OU DE PASSARELAS: quando apresentam pilares intermediários,podem criar problemas de erosão do leito que dificultam a realização da medição e o levantamento da seção transversal.
CONCLUSÃO: no slide
3 O Rio Formoso, é o maior projeto de irrigação do Tocantins e a população acerca do Rio Urubu utilizam a água para abastecer as plantações. Seria interessante criar regras de restrições de uso da água, redução da saída de água ou até mesmo a suspensão temporária do uso, por exemplo, em dias alternados. Deve ter programas de conscientização da população sobre a necessidade de economizar, além de irrigar a plantação com os métodos mais eficientes. A irrigação por inundação, por exemplo, gasta mais água do que o necessário e, sendo interessante substituí-la. Alertar a população irrigantes para que observem os horários mais adequados e não irriguem em horário de sol intenso, evitando, assim, perda de água por evaporação. Falta a participação do governo no que se diz respeito à manutenção do Rio, seria importante o monitoramento e acompanhamento se estão utilizando o rio de forma correta e gerar multa caso contrário.
4) Para monitoramento de nível de água em rios de pequeno porte da região do Estado do Tocantins, seriam eficientes os métodos fluviométricos nos quais se utilizam réguas linimétricas para medição de níveis de agua..Essas escalas linimétricas, fixadas nas margens dos rios, devem cobrir toda a gama de variações de níveis d’água na seção, sendo os limites extremos definidos pela experiência anterior ou informações locais. Devem ser instalados tantos lances de régua quantos sejam necessários para cobrir esse estirão vertical, estabelecendo-se que a cota da leitura extrema superior de cada lance seja a mesma da extrema inferior do lance seguinte. 
Outro método viável seria a medição de vazão constante no qual é a quantidade em volume de fluido que atravessa uma dada seção do escoamento por unidade de tempo. Os dados de vazão são indispensáveis para os estudos de aproveitamento hidroenergéticos, assim como o planejamento de uso dos recursos hídricos, controle do volume de água, irrigação, transporte, meio ambiente, e de muitos outros estudos de grande importância científica e sócio econômica.
Monitoramento por satélite por mais que tenha uma custo maior, também seria um método eficiente. Com o uso de satélites pode-se avaliar, com rapidez e razoável precisão, eventos dependentes das mudanças meteorológicas relativas à variação do tempo, especificando-se com precisão sua localização geográfica. Podendo acompanhar o nível e a vazão de rios, volume de chuvas, evaporação, entre outros.
5)
A) VERDADEIRA. O levantamentos batimétrico têm por objetivo realizar as medições de profundidades associadas a uma posição da embarcação na superfície da água, em áreas marítimas, fluviais, em lagoas e em canais naturais ou artificiais, navegáveis ou não. Essa medição pode ser feita de forma direta ou indireta com uso de equipamentos variados, de baixo e alto custo, de alta e baixa precisão.
II) FALSA. Para se medir de forma correta a velocidade da seção transversal deve-se usar um dos métodos para estimar a velocidade média do fluxo, podendo ser feito em variados pontos do rio e com profundidades variadas.
III) VERDADEIRA. O Acoustic Doppler é um instrumento que há algum tempo é utilizado com sucesso no mar. Ele transmite ondas sonoras através da água. Neste caso, determina-se a velocidade média do fluxo por meio da relação entre a velocidade relativa das partículas em suspensão e a velocidade do equipamento.
IV) VERDADEIRA, uma vez que é necessário realizar várias medições no fundo do rio e na superfície em diferentes profundidades para encontrar a velocidade média na seção transversal.
6) Coloca-se o molinete em uma determinada seção do curso d’água, variando as posições, tanto ao longo da seção, quanto ao longo da profundidade. Antes da utilização do molinete, o mesmo deve ser ajustado em um laboratório, para que se tenha uma perfeita relação entre o número de voltas dadas pela hélice do molinete com a velocidade da água, em um intervalo de tempo considerado . Para isso o molinete deve ser aplicado em velocidades de correntes
conhecidas, contando-se assim, o número de voltas que o mesmo dá em 60 segundos.. Com isso, resultam tabelas ou gráficos que serão aplicados nas medições efetuadas em campo. 
Para se ter as medidas de velocidade da corrente, coloca-se o molinete em uma determinada seção do curso d’água, variando as posições, em seção vertical e transversal. Em cada ponto marca-se o número de giros dado pela hélice do molinete, no intervalo de 60 segundos. Para a conversão do número de giros em velocidade, de valores obtidos em campo e que não se encontram na tabela de conversão, deve-se efetuar uma interpolação entre estes.
7) É a parte da precipitação retida acima da superfície do solo. (Blake, 1975) devido principalmente á presença de vegetação. Caindo sobre uma superfície coberta com vegetação, parte da chuva fica retida nas folhas. Quando as folhas não são mais capazes de armazenar água, continuando a chuva, ocorre o drenagem para o solo. Quanto maior o tamanho das folhas, maior a capacidade de armazenamento. O volume interceptado retorna para a atmosfera por evaporação, após a ocorrência da chuva.
- A descrição do ciclo da água no sistema de intercepção é dado a seguir:
 *Uma parte da chuva é retida pela vegetação;
*A água interceptada evapora após a chuva;
*Outra parte é drenada através das folhas e pelo tronco quando a capacidade de armazenamento é superada
-Este processo interfere no balanço hídrico da bacia hidrográfica, funcionado como um reservatório que armazena uma parcela da precipitação para consumo.
-A intercepção influencia na vazão ao longo do ano, retarda e atenua o pico de cheias e favorece a infiltração da água no solo.
8) Há uma grande variação entre os métodos do flutuador e do molinete hidrométrico.
Quando adeterminação da vazão não requerer grande exatidão ou no caso de não se dispor de recursos adequados a uma medida mais precisa, podese utilizar um flutuador.
Em relação aos erros, o molinete é a alternativa mais viável. O método do flutuador apresenta o maior erro relativo para a estimativa da vazão, utilizando-o somente se, não houver alternativa viável para a mensuração.

Continue navegando