Buscar

3º AVALIANDO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403484791)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao ciclo estral do animal, pode-se afirmar que:
		
	
	O acasalamento pode ser realizado tanto no estro quanto no pró-estro.
	
	Diestro é a fase na qual ocorre o amadurecimento de um ou mais folículos, dependendo da espécie.
	 
	Estro é a fase na qual a fêmea apresenta o desejo sexual e está pronta para o acasalamento.
	
	Pró-estro é a fase na qual a fêmea apresenta o desejo sexual e está pronta para o acasalamento.
	
	Estro é a fase na qual ocorre o amadurecimento de um ou mais folículos, dependendo da espécie.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403484218)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo sobre estudos experimentais e assinale a única sentença correta:
		
	
	Toda pesquisa experimental em humanos deve ter um "Estudo Piloto", ou seja, num primeiro momento o participante é teste, mas num segundo período é integrante do grupo controle.
	
	Estudos experimentais em humanos requerem alguns pontos como: descrever minuciosamente os critérios de inclusão e os critérios de exclusão; citar (e até expor como anexo) o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a participação; fazer o pareamento (nem participantes e nem pesquisador conhece o tratamento recebido).
	 
	Termo de Consentimento Livre e Esclarecido significa a anuência do sujeito da pesquisa e/ou de seu representante legal, após explicação completa e pormenorizada sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, formulada em um termo de consentimento, autorizando a participação voluntária na pesquisa.
	
	Comitês de Ética em Pesquisa são colegiados interdisciplinares e independentes, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender unicamente os interesses dos pesquisadores.
	
	Somente pesquisas experimentais devem ser submetidas à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404012876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A utilização de animais para fins didáticos e científicos acontece em várias instituições ao redor do mundo. Alguns preceitos, conhecidos como ―3 R´s buscam nortear eticamente essa prática. Sobre esses preceitos, é correto afirmar:
		
	
	O ―R de refinar orienta que os procedimentos empregados devem ser os mais modernos e refinados, de modo a utilizar poucos animais para obter resultados significativos na pesquisa.
	
	O ―R de substituir (replace) orienta a substituição de modelos animais convencionais por organismos menos evoluídos filogeneticamente e
	
	O ―R de reduzir é referente à diminuição da ração dada aos animais ou a máxima utilização de alimentação possível de cada animal.
	 
	O ―R de refinar diz respeito ao emprego de métodos adequados de analgesia, sedação e eutanásia, com o propósito de reduzir a dor e o desconforto. que, portanto, não sentem dor, desconforto e estresse.
	
	O ―R de substituir (replace) diz respeito à troca de métodos que causem dor, desconforto e estresse nos animais por outros mais adequados, sempre que possível.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403482983)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para se implantar um método de eutanásia de animais de laboratório, deve-se considerar:
		
	
	A compatibilidade com o exame dos tecidos após a morte, a disponibilidade das drogas e abuso potencial por pessoas não são fatores impeditivos da implantação de um procedimento para eutanásia.
	
	O tempo necessário para induzir a perda da consciência não é um pré-requisito, uma vez que o método seja confiável e compatível com necessidades e propósitos.
	
	Os efeitos emocionais que o método de eutanásia possa provocar no pesquisador não são condicionantes para a implantação do procedimento.
	 
	A aprovação prévia pela comissão de ética da instituição, a habilidade do pesquisador induzir perda da consciência e morte sem causar dor, estresse, ansiedade ou apreensão.
	
	Métodos físicos, são métodos aceitos sem contestação, é mais utilizado que métodos químicos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403483162)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Camundongos são animais tímidos, sociais e territoriais, embora possam ocorrer comportamentos agressivos. Nesse sentido, é correto afirmar:
		
	
	O comportamento de puxar os pelos das faces e dos corpos dos outros animais é chamado de defrisagem.
	 
	Os comportamentos agressivos podem ser minimizados pela criação de machos juntos, desde o desmame.
	
	As fêmeas jovens geralmente são mais agressivas que as mais velhas, exceto quando protegem a ninhada.
	
	Os machos adultos geralmente ocupam posição de inferioridade na hierarquia social, em relação à fêmea, quando colocados em grupos.
	
	As fêmeas assumem uma posição de superioridade em todos os estágios de maturação.

Continue navegando