Buscar

Ramos do Direito Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ramos do Direito Público
 Direito Constitucional:
- Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que dispõe a estrutura do Estado, define a função de seus orgãos e estabelece as garantias fundamentais da pessoa.
- É um direito de garantia das pessoas, pois às constituições modernas estabelecm um elenco de garantias fundamentais aos seres humanos.
- Denomina-se parte orgânica da constituição a que dispôe sobre a estrutura do Estado; e denomina-se parte dogmática a que se refere aos direitos e garantias individuais.
- Pelo fato da constituição expressar o sistema político do Estado e definir a proteção básica do cidadão, ela constitui uma importante fonte de conhecimentos quanto à filosofia política e social do povo.
 Direito Administrativo:
- O pensamento central desse ramo é o conceito de serviço público, que é a atividade estatal dirigida a satisfação das necessidades coletivas de ordem fundamental, como o fornecimento de energia elétrica, correio, abastecimento de água, transportes, obras públicas, segurança, etc.
 Direito Financeiro:
- Direito Financeiro é o ramo do Direito Público que disciplina a receita e a despesa pública.
- Para realizar os serviços públicos, o Estado necessita de recursos financeiros, que são obtidos mediante a cobrança de impostos, contribuições, taxas, bem como por sua atividade empresarial. 
- O movimento de arrecadação do dinheiro público e o seu emprego em obras e despesas gerais constituem o objeto do Direito Financeiro
 Direito Internacional Público:
- O Direito Internacional Público é o ramo jurídico que disciplina as relações entre os Estados soberanos e os orgranismos análogos.
- O Direito Internacional não subordina os Estados a um poder estranho, mas ao império das normas jurídicas e o conceito atual de soberania não é incompatível com a submissão a ordem jurídica.
 Direito Internacional Privado:
- Seria o conjunto de normas que têm por objetivo solucionar os conflitos de leis entre ordenamentos jurídicos diversos, no plano internacional, indicando a lei competente a ser aplicada.
 Direito e Penal:
- Direito Penal é o ramo do Direito Público que define os crimes, estabelece as personalidades correspondentes e dispõe sobre as medidas de segurança – Na definição de Mezger: “é o conjunto de normas jurídicas que regulam o poder punitivo do Estado, ligando ao delito, como pressuposto, a pena como consequência”.
- O Estado detém o monopólio do direito de punir e o faz mediante critérios científicos que objetivam, de um lado, a intimidação e, de outro, a readaptação social do criminoso.
 ◦ A Moral, que exerce grande influência em toda a árvore jurídica, manifesta-se de uma forma mais intensa no ramo penal.
 Direito Processual:
- Direito Processual é o ramo jurídico que reúne os princípios e normas que dispõem sobre os atos judiciais tendentes à aplicação do Direito nos casos concretos
- Modernamente a tarefa de julgar e aplicar a lei aos casos concretos é monopólio do Estado e só excepcionalmente se admite o desforço pessoal (legítima defesa).

Continue navegando