Buscar

fundamentos da epidemiologia teste de conhecimento aula 3

Prévia do material em texto

1.
		Sobre os determinantes sociais da saúde, analise as sentenças abaixo: I. O modelo biomédico é aquele centrado na doença e com uma visão fragmentada do indivíduo. Considerando a doença como resultado da condição biológica. II. Considerando os fatores determinantes da saúde, a doença passa a ser considerada como um resultado da interação dos fatores biológicos, ambientes e sociais. A assistência tem em vista a promoção da saúde do indivíduo. III. A promoção da saúde propõe-se responder às necessidades sociais de saúde da população. IV. A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. V. A promoção da alimentação saudável, a prática de atividade física/prática corporal, a prevenção e controle do tabagismo são alguns dos eixos priorizados na promoção da saúde. Agora, assinale a opção que apresenta as sentenças VERDADEIRAS.
		
	
	
	
	
	I, II e III. x
	
	
	II, III, IV.
	
	
	III e V. x
	
	
	I e II. x
	
	
	Todas (I,II,III,IV e V).
	
	
		2.
		Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
		
	
	
	
	
	Renda
	
	
	Educação
	
	
	Moradia
	
	
	Microbiologia
	
	
	Saneamento básico
	
	
		3.
		Os determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre. O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades, que apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta iniquidades nas condições sociais e de saúde. Com relação as iniquidades em saúde NÃO podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Um exemplo de iniquidade em saúde é a possibilidade de uma criança, cuja mãe possui apenas 4 anos de estudo ou menos, morrer antes de chegar aos 5 anos de idade.
	
	
	A correlação entre a incidência de doenças e os fatores socioeconômicos é fortemente positiva.
	
	
	Famílias que possuem boa situação socioeconômica e boa educação possuem menor risco de serem afetadas por doenças.
	
	
	O número reduzido de profissionais da saúde nas regiões mais carentes do país, como os municípios de maior vulnerabilidade social (municípios do interior e as periferias das grandes cidades) é um exemplo de iniquidade em saúde.
	
	
	Com relação às iniquidades em saúde não há diferença significativa quando avaliamos as regiões do Brasil e a situação permanece inalterada, ou seja, não é relevante quando separamos as regiões do Brasil por área rural e urbana.
	
	
		4.
		No que diz respeito aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	A urbanização e o crescimento do transporte e das indústrias servem como explicação para a exposição de grandes contingentes populacionais à poluição atmosférica.
	
	
	O desemprego, o trabalho informal e a exclusão do mercado de trabalho estão associados a uma pior condição de saúde entre a população brasileira adulta, independentemente de características sociodemográficas, como escolaridade, renda e região de residência.
	
	
	Embora o acesso e a qualidade da saúde sejam influenciados por fatores socioeconômicos, a alimentação não tem sido identificada como um fator determinante da saúde. x
	
	
	As decisões sobre mudanças nos hábitos de vida independem do acesso a fontes e fluxos de informação em saúde, embora o acesso à informação aumente o conhecimento e a capacidade de ação. x
	
	
	Estilos de vida relacionados à saúde são fortemente influenciados por modelos familiares e carga genética. x
	
	
		5.
		Vivemos em um mundo desigual. Há quem lute para reduzir as iniquidades na saúde e realizar grandes transformações no cenário da saúde coletiva. Mas, infelizmente, mesmo com toda a informação, muitos ainda atuam perpetuando a barbárie. Nesse contexto, como ainda é percebido o posicionamento de muitos pacientes na qualidade de usuários do sistema de saúde? Aponte a assertiva CORRETA:
		
	
	
	
	
	Os pacientes atuam como sujeitos sociais favorecendo transformações positivas no cenário da saúde pública do nosso país.
	
	
	Os pacientes possibilitam a diminuição do número das ações secundárias no SUS.
	
	
	Os pacientes agem como atores ativos da saúde coletiva proporcionando uma evidente mudança de cenário.
	
	
	Os pacientes lutam para reduzir as iniquidades na saúde, através do seu modo de viver a vida adotando hábitos alimentares saudáveis e praticando exercícios físicos regularmente.
	
	
	Os pacientes são percebidos como sujeitos passivos frente às suas condições de vida e saúde, com desprezo às orientações fornecidas pelos profissionais da saúde e, às vezes, arredios a terapêuticas necessárias.
	
	
		6.
		A saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras. x
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas. x
	
	
	Apenas a afirmação IV é falsa. 
	
	
		7.
		A Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) foi criada em março de 2005 sendo composta por especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país. Sua constituição expressa o reconhecimento de que a saúde é um bem público a ser construído com a participação solidária de todos os setores da sociedade brasileira. Sobre os objetivos da CNDSS são feitas as seguintes afirmações: I A identificação e o enfrentamento das causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da população brasileira poderão ser feitos com maior precisão. II A identificação de políticas públicas de saúde e de iniciativas da sociedade que ajudem a enfrentar os determinantes sociais de saúde poderá ser feita com maior precisão. III A equidade e as melhores condições de saúde e qualidade de vida para os brasileiros poderão ser alcançadas. Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Apenas as afirmações I e II são verdadeiras
	
	
	Todas as afirmações são falsas. x
	
	
	Apenas a afirmação I é falsa. x
	
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. x
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
		8.
		Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		
	
	
	
	
	Promoção da saúde.
	
	
	Formulação de hipóteses.
	
	
	Prevenção de doenças.
	
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	
	Problematização.

Continue navegando