Buscar

Questionário Anckises 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário
Qual a diferença entre transferência positiva e transferência negativa?
Res: A transferência positiva se compõe de sentimentos conscientes amigáveis e ternos, e outros, cujos prolongamentos são encontrados no inconsciente e que, constantemente, parecem ter um fundamento erótico.
A transferência negativa era considerada como transferência de sentimentos hostis em relação ao analista, podendo também representar uma forma de defesa contra o aparecimento da transferência positiva, podendo coexistir, mesmo que infimamente com a transferência positiva. Contudo, é evidente que toda transferência é constituída, simultaneamente de elementos positivos e negativos.
2-Qual o papel da ambivalência surge como a mais poderosa resistência?
Res: A transferência se apresenta como uma arma de dois gumes: por um lado, é o que permite que o paciente se sinta confiante e queira falar, tentar descobrir e compreender o que está se passando com ele; por outro, pode ser o local das mais obstinadas resistências ao progresso da análise. De fato, assim como nos sonhos, o paciente em análise atribui aos afetos que é levado a reviver um caráter de atualidade e de realidade, e isso contra toda a razão, sem levar em conta o que realmente está acontecendo. São transferência positiva e negativa elas andam lado a lado é isso que Frued chama de ambivalência.
3-Porque a transferência surge como mais poderosa resistência ?
 Res:  Freud chama atenção que todo conflito psíquico deva ser abatido na esfera da transferência .A transferência é a arma mais forte da resistência. Logo todos os sintomas, precisão ser transferido para a figura do analista, precisão ser revividos na relação com o analista, para que assim posam ser destruídos através do processo analítico.A transferência se estabelece sempre numa perspectiva de interromper o fluxo investigatório do material inconsciente para super investir a relação analista –analisado.
4-O que é a atenção Flutuante?
Res: Termo criado por Sigmund Freud, para designar a regra técnica segundo a qual o psicanalista deve escutar seu paciente sem privilegiar nenhum elemento do discurso deste e deixando que sua própria atividade inconsciente entre em ação.
5-O que é ponto cego?
 Res: O que reconhecemos enquanto ponto cego no analista, vai desde um deixar passar porque não soube ler/ não escutou / ou ficou barrado por pré-conceitos, pela contra-transferência, logo, não soube fazer uso clínico das coisas que o paciente lhe trouxe.Essa cegueira, mais freqüentemente ocorre no trabalho analítico e terapêutico nas primeiras entrevistas, quando há inexperiência e inabilidade especialmente  para operar com a função transferencial, que como se sabe não está no lado do analista, mas do lado do  analisaste. A função do analista é saber utilizá-la com "tato clínico", e dar-lhe um sentido
6-Porque o terapeuta necessita ser analisado?
Res: Para poder ficar livre de suas atitudes pré- conceituosa pois conhecendo-se melhor poderá atuar junto ao paciente sem qualquer resistência e ocultar de sua consciência o que foi percebido pelo inconsciente. 
7-O que é ganho primário e secundário?
Res: O que seria o ganho primário é o sofrimento do paciente, pode ser interno, quando a criação de uma doença poupa o indivíduo de um conflito psíquico, ou externa, quando forças externas proporcionam o adoecimento, como no caso do  é o desejo de ser curado,a doença o sofrimento seria o ganho secundário . Importante frisar que o adoecimento que se traduz em ganhos primários e secundários, é inconsciente, ou seja, nasce do recalcamento de uma instância repressora que será projetada ou como sonho ou como sintoma.
8- Porque o terapeuta não pode ter uma atitude moralizante ou educativa?
Res: O terapeuta não deve ter uma postura moralizante para não criar uma resistência já que a psicanálise é feita através da fala atitudes moralizantes e pré-conceituosas são negativas para qualquer terapia . O analista não pode ter uma atitude de aconselhamento 
9-Quanto ao numero de seções por semana ao manejo de horário e do pagamento quais as ideias de Freud? 
Res: : Freud acha que deveria ser todos os da semana durante menos domingos e feriados oficiais, por um tempo de uma hora, ele não acreditava que só assim teria um bom tratamento, para casos leves ou continuado poderia ser para três vezes por semana com o tempo continua o mesmo. Quanto ao pagamento deve ser estabelecido junto com cliente com franqueza e naturalidade , a não permitir que grandes somas de dinheiros se acumulem, mas a solicitar pagamento a intervalos regulares bastante curtos – mensalmente, talvez. Deve ser discutido no inicio do tratamento valore, horário e dias . Todo esse processo já é visto como inicio do tratamento. 
10-E quanto a duração e do tratamento?
Res: Não existe uma duração estabelecida , isto vai depender de todo o processo de analise. Sem limites.

Continue navegando