Buscar

Slide Trabalho Historia do Direiro Br Ato Institucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ditadura Militar
Atos Institucionais
Beatriz Valente
Caroline Cerqueira Pequeno
Evelyn Loise
Gabriela Villela
Historicidade
	A “Contenção do Comunismo x Revolução;
	Direito como forma de legitimação;
	Falta de liberdade e imparcialidade no Congresso Nacional;
	Fim da separação de poderes;
	Ampliação da Justiça militar;
	Retaguarda judicial para a repressão.
O que foram os Atos Institucionais?
Foram decretos ou normas elaboradas no período de 1964 a 1969 durante o regime militar no Brasil. Estas normas, além de ser uma tentativa acachapante de revestir de legalidade o Golpe de Estado, estavam acima de todas as outras e até mesmo da Constituição.
Ato Institucional nº 01
	Legalidade do Golpe de Estado;
	Cassação de políticos e opositores;
	Utilização do ato para prender, exilar ou força o exílio os opositores;
	Aposentar servidores públicos.
	Garantias da Constituição suspensas por 6 meses;
	Suspensão de 10 anos de todos os direitos políticos das pessoas que ameaçavam o regime;
	Eleições Indiretas para Presidente da República.
Ato Institucional nº 02
	Sistema Bipartidário;
	Aliança da Renovação Nacional (ARENA) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB);
	Eleições indiretas para indicar o Presidente;
	Intervenção do governo em Estados e Municípios, como também fechamento do Congresso Nacional; 
	Presidente poderia declarar Estado de Sítio por até 180 dias. 
Ato Institucional nº 03
	Governadores e vices eleitos indiretamente por um colegiado eleitoral;
	Prefeitos indicados pelos governadores;
	Novas eleições foram marcadas para setembro, outubro e novembro de 1966.
Ato Institucional nº 04
	Edição de uma nova carta constitucional uniforme e harmônica;
	Legalizar e institucionalizar o regime militar;
	Nova Carta entrou em vigor no governo do General Costa e Silva.
Ato Institucional nº 05
	Protestos e conflitos contra o novo governo;
	Frente Ampla;
	Passeata dos Cem mil;
Chico Buarque na Passeata dos Cem Mil.
	Conselho de Segurança Nacional concluiu que Brasil se apresentava em avançado estágio de “guerra revolucionária”;
	Recesso indeterminado do Congresso Nacional e de qualquer outro órgãos legislativo em esfera estadual e municipal;
	Cassar mandatos;
	Suspensão de direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos;
	Confisco de bens daqueles que fossem corruptos;
	Suspensão de garantias individuais: perda da aplicação legal do Habeas Corpus em razão de crimes políticos;
	Proibição da manifestação política.
Ato Institucional nº 06
	Alterou aos artigos 113, 114 e 122 da Constituição Federal de 1967. Reduziu assim de 16 para 11 o número de ministros do STF e estabeleceu que os crimes contra a segurança nacional seriam julgados pela justiça militar e não pelo STF. Em 7 de fevereiro, 33 cassações, entre elas de 11 deputados da Arena. Seguiu-se nova lista no dia 16.
Ato Institucional nº 07
	Surpreendeu todas as eleições até novembro de 1970.
	Estabeleceu normas sobre remuneração de Deputados e Vereadores e suspende eleições parciais para cargos legislativos ou executivos da União dos Estados, Territórios e Municípios. No dia 13 de março, nova lista de cassações foi divulgada.
Ato Institucional nº 08
	Foi editado no dia 2 de abril de 1969, autorizando o Poder Executivo dos Estados, e também do Distrito Federal e dos municípios de população superior a duzentos mil habitantes competências para implantar por decreto suas próprias reformas administrativas pelo Decreto-Lei nº 200.
Ato Institucional nº 09
	Editado em 25 de abril, retomou o tema da reforma agrária dando poder ao presidente para delegar as atribuições para a desapropriação de imóveis rurais por interesse social, sendo-lhe privativa a declaração de zonas prioritárias. 
	Estabeleceu também a indenização com títulos da dívida pública reembolsáveis por 20 anos e sujeitos à correção monetária e que em caso de discussão do valor, seria aceito o valor cadastral da propriedade. Foram aposentados e demitidos 219 professores universitários e pesquisadores, o jornalista e escritor Antônio Calado teve seus direitos políticos suspensos e 15 deputados federais tanto da Arena como do MDB foram cassados. 
Ato Institucional nº 10
	Em 16 de maio foi editado o AI-10, determinando que a suspensão dos direitos políticos ou a cassação de mandatos eletivos federais, estaduais ou municipais com base nos outros Ais acarretariam a perda de qualquer cargo da administração direta, ou indireta, instituições de ensino e organizações consideradas de interesse nacional. Ou seja, nenhum cidadão e trabalhador poderia se manifestar contra a ditadura militar pois assim seriam demitidos de qualquer trabalho e perderiam seus direitos civis e políticos.
	Em julho, mais de 500 pessoas foram atingidas com punições, além de serem demitidos também houve casos em que suas residências foram invadidas e presos. Entre essas pessoas tinham membros do Congresso Nacional e das assembleias estaduais e municipais, jornalistas, militares, diplomatas, médicos, advogados e professores.
Ato Institucional nº 11
	Foi editado no dia 14 de agosto de 1969 impôs um novo calendário eleitoral, marcando todas as eleições para 15 de novembro de 1969, decretando assim o fim dos mandatos de todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Assim iniciando uma crise com os políticos conservadores que estavam no poder juntamente aos militares da linha dura. Já que ambas classes se opunham à realização de eleições no Brasil com receio do retorno de uma oposição.
Ato Institucional nº 12
	"Confere aos Ministros da Marinha de Guerra, do Exército e da Aeronáutica Militar as funções exercidas pelo Presidente da República, Marechal Arthur da Costa e Silva, enquanto durar sua enfermidade"
Ato Institucional nº 13
	Dispõe sobre o banimento do território nacional de brasileiro inconveniente, nocivo ou perigoso à segurança nacional, mediante proposta dos Ministros de Estado da Justiça, da Marinha de Guerra, do Exército ou da Aeronáutica Militar.
Ato Institucional nº 14
	Dá nova redação ao artigo 150, §11 da Constituição Federal de 1967; garante a vigência de Atos Institucionais, Atos Complementares, leis, decretos-leis, decretos e regulamentos que dispõem sobre o confisco de bens em casos de enriquecimento ilícito.
Ato Institucional nº 15
	Dá nova redação ao artigo 1º do Ato Institucional nº 11, de 14 de agosto de 1969, que dispõe sobre as eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores dos Municípios.
Ato Institucional nº 16
	Declara vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República; dispõe sobre eleições e período de mandato para esses cargos; confere a Chefia do Poder Executivo aos Ministros militares enquanto durar a vacância.
Ato Institucional nº 17
	Autoriza o Presidente da República a transferir para reserva, por período determinado, os militares que hajam atentado ou venham a atentar contra a coesão das Forças Armadas.
Fim!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais