Buscar

BDQ - Modelagem de dados

Prévia do material em texto

Modelagem de dados
Um conjunto de dados é chamado de registro, um conjunto de registros é estruturado ou chamado de tabela, como é definido o conjunto de tabelas?
R: Base de Dados
Um banco de dados possui diversos usuários, o DBA é o usuário que:
R: é responsável por autorizar acesso à base de dados e coordenar e monitorar seu uso
Com relação às características de um SGBD, o compartilhamento de dados: 
R: permite que usuários diferentes utilizem o dado ao mesmo tempo
Segundo Navathe, Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. O SGBD é, portanto, um sistema de software de propósito geral que facilita os processos de definição, construção, manipulação e compartilhamento de banco de dados entre vários usuários e aplicações. Avalie as seguintes afirmações a respeito das características do emprego de banco de dados. I . É muito comum um banco de dados possuir muitos usuários, mas todos possuem as mesmas visões do banco de dados II . Uma característica fundamental da abordagem de banco de dados é que o sistema de banco de dados possui não apenas o banco de dados, mas também uma completa definição da estrutura desse banco de dados e suas restrições. III Compartilhamento de dados e o processamento de transação multiusuário, onde o SGBD deve garantir várias propriedades da transação. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
R: São corretas apenas as afirmativas II e III.
Um modelo conceitual busca criar uma ABSTRAÇÃO da realidade, que seja capaz de registrar os acontecimentos da mesma. Na construção do modelo de entidade e relacionamento neste nível de representação é importante: 
R: Entender as necessidades dos usuários e as regras que regem o negócio.
Escolha qual a característica do MODELO CONCEITUAL. 
R: Descreve partes do banco de dados de interesse do usuário ou da aplicação
Uma determinada empresa precisa controlar a alocação de empregados por projetos. Para tal, necessita criar um banco de dados que facilite o controle. Sabe-se que um funcionário trabalha somente em um departamento, mas pode atuar em vários. Os gerentes podem ser substituídos ao longo do projeto. Desejasse saber então: a). Quais os empregados alocados nos projetos; B). Qual a função desempenhada por cada funcionário em cada projeto e qual o início e fim de sua participação; C). Qual o nome do gerente de cada projeto. Em relação aos empregados, precisasse de sua matrícula, nome e cargo. Os projetos são identificados pelo número e descrição. Dos departamentos, basta o número e o nome.
Marque a opção que NÃO contém uma relação desse esquema:
R: TRABALHA_EM (matricula, nrproj, data_inicio, data fim, cargo, nome_gerente)
Analise a figura a seguir, e marque a alternativa CORRETA. 
R: CPF é tratado como um atributo chave para corretor.
Analise o texto abaixo: O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação de acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir: Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social, nome‐fantasia, bairro, cidade e UF. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Uma empresa tem diversos acidentes e um acidente ocorre em apenas uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente envolve um acidentado, mas um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode ou não causar uma ou mais deficiências e uma deficiência é causada por um acidente. Um acidente pode também resultar um óbito e um óbito pode ser resultado de um acidente. Uma deficiência tem código de deficiência, status de deficiência (temporária ou permanente) e descrição da deficiência. Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista. Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Acidente e Deficiência:
R: (0,N) e (1,1).
No desenvolvimento de banco de dados, quando se tem um relacionamento entre duas entidades, o número de ocorrências de uma entidade que está associado com ocorrências de outra entidade determina o grau do relacionamento. Considerando os graus de relacionamentos, é correto afirmar que
R: no relacionamento um-para-um, cada elemento de uma entidade relaciona-se com um, e somente um, elemento de outra entidade
Um Banco de Dados é:
R: uma coleção organizada de fatos registrados, que refletem o estudo de certos aspectos de interesse do mundo real.
Num sistema desenvolvido com a utilização de um SGBD, o procedimento de backup é responsabilidade:
R: Do DBA
Segundo Navathe, um sistema gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite ao usuário criar e manter um banco de dados. Avalie as seguintes afirmações a respeito dos benefícios do SGBD. I O SGBD deve prover funcionalidades para a definição e a garantia das restrições de integridade. II O SGBD não deve, de maneira nenhuma, permitir a redundância de dados. III O SGBD deve prover facilidades para restauração de falhas de software e hardware. Assinale a alternativa corretas. 
R: São corretas as afirmativas I e III.
Leia atentamente o cenário a seguir: Cenário: Um berçário deseja informatizar suas operações. Quando um bebê nasce, algumas informações são armazenadas sobre ele, tais como: nome, data do nascimento, peso do nascimento, altura, a mãe deste bebê e o médico que fez seu parto. Para as mães, o berçário também deseja manter um controle, guardando informações como: nome, endereço, telefone e data de nascimento. Para os médicos, é importante saber: CRM, nome, telefone celular e especialidade. (cenário retirado: http://www.uel.br/pessoal/valerio/Lista%20de%20exercicios%2001%20%20MC%20%20parte%2001.pdf) Trabalhando com o modelo entidade relacionamento, quais são os Relacionamentos identificados no cenário descrito acima?
R: Mãe-Bebê e Bebê-Médico
Avalie as seguintes afirmações a respeito do cenário abaixo: Cenário: Uma instituição bancária deseja controlar o movimento das suas contas correntes. A instituição possui agências espalhadas por várias cidades; o cadastro das agências contém informações sobre código, nome e endereço onde a agência é localizada. No cadastro de clientes estão armazenados os dados de nome, CPF e endereço de cada cliente. Cada contas corrente do cliente é identificada por um número e mantêm o saldo atualizado das mesmas. Afirmações: I As entidades são Cliente, Conta e Agencia II Existe o relacionamento: Cliente possui Conta. III A entidade Cliente contém os atributos: nome, CPF,endereço, nr_conta, saldo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
R: São corretas as afirmativas I e II
Dois amigos resolveram abrir uma loja que compra e revende peças de hardware antigas. A loja se chama Naftalina Digital. A seguir é apresentada uma descrição do minimundo realizada logo após a primeira reunião com o projetista do banco de dados que será criado: Um fornecedor tem CPF, nome, telefone e de um a dois emails. Uma peça tem identificador, nome do fabricante, tipo, valor de compra e valor de venda. O valor de venda é o valor da compra acrescentado 30%. Um cliente possui código, nome, CPF, telefone, celular e de um a dois emails. Um fornecedor vende ao menos uma peça e uma peça é vendida exclusivamente por um fornecedor. Um cliente compra ao menos uma peça e uma peça é adquirida exclusivamente por um cliente. Quando um cliente comprar uma peça a data da compra também é armazenada. De acordo com a descrição acima, assinale a alternativaque apresenta o número correto de tipos de entidades e tipos de relacionamentos, respectivamente:
R: 3 e 2 
No modelo ER, o conceito de entidade fraca aplicase a entidades que:
R: não podem existir separadamente de outras entidades;
Em relação ao DER considere as seguintes afirmativas:
I "Cada autor tem um código, nome e uma nacionalidade. Cada autor cadastrado possui pelo menos
um livro e é identificado pelo seu código" nos indica que com certeza que código é um atributo
único e obrigatório.
II ''Podem existir vários livros de um mesmo autor" nos indica que a cardinalidade entre autor e
livro é (0,1)
III '' Cada livro foi editado por uma única editora." nos indica que a cardinalidade entre livro e
editora é (1,N)
IV '' Cada livro tem um número de identificação, um título, um ou vários idiomas, um ano de
edição." nos indica que idioma é um atributo multivalorado de livro.
Estão corretas as afirmativas
R: somente a I
A afirmação: "um empregado trabalha em um e apenas um departamento e em um departamento trabalham
nenhum ou vários empregados", mostra que as cardinalidades de empregado para departamento e de
departamento para empregado são respectivamente:
R: (1,1) e (0,N)
Um banco de dados relacional armazena os dados em vários locais chamados tabela e, simultaneamente,
também monitora o relacionamento entre elas. Uma das diretrizes básicas para banco de dados relacional é que
cada tabela
R: deve armazenar informações de uma entidade específica.
A arquitetura ANSI/SPARC se divide em três níveis, quais são?
R: Interno, Externo e Conceitual
Independência de Dados significa:
R: imunidade das aplicações às mudanças na estrutura de armazenamento e estratégias de acesso.
Sabe-se que todo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) possui características principais.
Marque a alternativa que define a característica que viabiliza a utilização de um subconjunto do banco de dados,
que atende critérios de necessidades do usuário ou ainda a disponibilização de dados/informações que não
estão explicitamente armazenados
R: Suporte para as múltiplas visões de dados.
Um modelo conceitual busca criar uma ABSTRAÇÃO da realidade, que seja capaz de registrar os acontecimentos da mesma. Na construção do modelo de entidade e relacionamento neste nível de representação é importante:
R: Entender as necessidades dos usuários e as regras que regem o negócio.
Um Modelo de Dados corresponde a uma descrição formal da estrutura de um banco de dados. Com
relação à Modelagem de Dados, relacione os modelos, apresentados na coluna da esquerda, à
respectiva característica, entre as indicadas na coluna da direita.
R: I S , II P , III R.
Em um documento que registra requisitos de informação, o seguinte trecho foi encontrado: "Sobre os clientes é necessário saber o seu código, o seu CNPJ, o seu endereço (rua, numero, complemento) e um ou mais telefones de contato." Dado isso, marque a alternativa CORRETA.
R: O código é, nesse caso, um atributo identificador.
Analise o texto abaixo:
O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o
objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação dos acidentes com o atendimento
do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de
Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir:
Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social, nomefantasia, bairro, cidade e UF. Um acidente de trabalho possui
identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Uma empresa
tem diversos acidentes e um acidente ocorre em apenas uma empresa. Um acidentado possui identificador de
acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente envolve um
acidentado, mas um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode ou não causar
uma ou mais deficiências e uma deficiência é causada por um acidente. Um acidente pode também resultar um
óbito e um óbito pode ser resultado de um acidente. Uma deficiência tem código de deficiência, status de
deficiência (temporária ou permanente) e descrição da deficiência. Um óbito possui número do óbito, data do
óbito e parecer do legista. Analise as afirmativas a seguir: No minimundo descrito acima, existe(m):
I Cinco atributos identificadores.
II Exatamente quatro relacionamentos do tipo binário.
III Ao menos um atributo composto.
IV Ao menos um atributo multivalorado.
São verdadeiras as afirmativas (assinale a alternativa correta a seguir):
R: I, II e IV. F
 I, II e III. F
 I e II. V
 II e IV. F
 I, III e IV. F
Com base no conceito de mapeamento de cardinalidade do modelo entidade-relacionamento, pode-se dizer que
o diagrama acima apresenta a seguinte cardinalidade:
R: um para muitos;
Qual alternativa ilustra melhor e de forma mais completa os principais objetivos da modelagem relacional?
R: Projetar um Banco de Dados otimizado, com o mínimo de redundância possível, garantindo a integridade dos dados e organizando a informação de modo que possa ser recuperada corretamente, principalmente por sistemas transacionais
No contexto do projeto de banco de dados podemos afirmar que o modelo conceitual é :
R: composto por um Diagrama Entidade Relacionamento.
De acordo com as arquiteturas para os SGBDs, marque a resposta correta
R: Na arquitetura 2 camadas o cliente gordo permite que o servidor processe menos dados e gera menos tráfego de rede, enquanto o cliente magro acarreta maior processamento no servidor.
O Diagrama Entidade-Relacionamento, proposto por P. Chen, é uma ferramenta tipicamente utilizada para a elaboração do seguinte modelo de dados:
R: Conceitual
Acerca dos conceitos básicos de banco de dados, marque a alternativa correta:
I-Redundâncias de Dados são consequências relacionadas a sistemas isolados e podem ser do tipo : controlada
e não controlada, onde a controlada fica a critério do usuário resolver e a não controlada fica para ser resolvida
através de software.
II-Banco de dados é o conjunto de dados integrados que atendem a um conjunto de sistemas.
III-As aplicações podem funcionar sem um banco de dados, porém sua complexidade algorítmica seria muito
alta, assim, com os BDs, essa complexidade tende a ser diminuída, pois uma grande parte dessas aplicações
estariam repartindo sua linguagem de programação com a linguagem SQL.
R: Apenas II e III estão corretas
Qual dos itens abaixo não faz parte do processo de modelagem de banco de dados?
R: Análise Funcional
Em bancos de dados relacionais, um relacionamento é definido como o conjunto de associações entre:
R: entidades
A partir de um levantamento de dados foi criado o diagrama de entidade e relacionamento (DER) abaixo.
Avalie as seguintes afirmações a respeito do DER proposto.
I - No modelo lógico, o resultado final é a criação da tabela Cliente(CPF, nome, endereço, numero, saldo)
II - No modelo lógico, o resultado final é a criação das tabelas Cliente(CPF, nome, endereço, nrConta) e Conta(numero, saldo)
III - No modelo lógico, o resultado final é a criação das tabelas Cliente(CPF, nome, endereço) e Conta(numero, saldo, CPF)
IV - No modelo lógico, o resultado final é a criação das tabelas Cliente(CPF, nome, endereço, nrConta) e Conta(numero, saldo, CPF)
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
R: É correta apenas a afirmativa III.
O Modelo de dados é representado através de um modelo entidade-relacionamento - modelo ER, enquanto que
o diagrama entidade-relacionamento (DER) constitui a representação gráfica do modelo ER. No que diz respeito
à simbologia utilizada, para generalização/especialização e agregação são empregados, respectivamente, os
seguintes símbolos:
R: FIGURAS. (triangulo com pernas e bandeira do brasil)
Um modelo entidade-relacionamentofoi reestruturado conforme mostrado na figura abaixo.
Concluiu-se que todos os usuários eram funcionários, embora nem todos os funcionários fossem usuários. O
modelo relacional derivado desse modelo conceitual possuía originalmente duas variáveis de relação básicas,
com os mesmos nomes das entidades correspondentes, tendo ambas EMAIL como chave primária.
Considerando que a variável de relação FUNCIONARIO não será modificada e que a independência de dados
lógica será honrada, a variável de relação USUARIO:
R: será substituída por uma variável de relação básica e uma derivada
Quando o valor de um atributo A é obtido a partir de alguma operação (calculo) realizada sobre outro atributo B, o atributo A é classificado como:
R: Derivado
Entidade associativa é?
R: Obtida a partir da transformação de um relacionamento em uma entidade.
No contexto do projeto de banco de dados podemos afirmar que o estudo de um objeto existente no mundo real
constitui-se em um(a):
R: Entidade
A partir da figura acima podemos afirmar que:
R: Existem funcionários que não são nem professores nem coordenadores.
Muitas aplicações para web usam uma arquitetura chamada de "arquitetura três camadas", que possui uma camada intermediária entre o cliente e o servidor de banco de dados. Essa camada intermediária, ou camada do meio é, algumas vezes, chamada de servidor de aplicações. A respeito dessa camada, NÃO é correto afirmar que:
R: o servidor de aplicações formata o resultado da consulta em XML antes de enviá-lo ao cliente.
Um conjunto de dados é chamado de registro, um conjunto de registros é estruturado ou chamado de tabela, como é definido o conjunto de tabelas ?
R: Base de Dados
No contexto do projeto de banco de dados requisitos de informação podem ser visto como:
R: o conjunto de dados para atender as necessidades de um usuário
Na notação de Peter Chen um losango representa um(a) :
R: Relacionamento Tipo
Na notação de Peter Chen (0,1) representa a cardinalidade:
R: Mínimo zero, Máximo um
Considere o seguinte enunciado:
Um livro é uma publicação elaborada por um ou por vários autores, editado por apenas uma editora e abrangendo um ou vários assuntos. Cada livro tem um número de identificação, um título, pelo menos um autor, uma editora, um ou vários idiomas, um ano de edição e abrange pelo menos um assunto. Podem existir vários livros de um mesmo autor. Cada autor tem um código, nome e uma nacionalidade. Cada autor cadastrado possui pelo menos um livro e é identificado pelo seu código. Cada editora cadastrada tem vários livros. Cada editora tem um código, um nome e um endereço. Cada assunto possui um código, nome e descrição. A partir dele considere as afirmativas abaixo:
I - livro é uma entidade
II - autoria é um relacionamento
III- editora é um atributo
IV - Ano de edição é um atributo
V - Assunto é um relacionamento
VI - publica é uma entidade
Podemos afirmar que estão corretas as afirmativas
R: I, II e IV
O conceito de dependência funcional é essencial para o entendimento do processo de:
R: Normalização
Qual das propriedades abaixo denomina o número de tuplas de uma relação?
R: Cardinalidade
Quando o valor de um atributo A é obtido a partir de alguma operação (calculo) realizada sobre outro atributo B, o atributo A é classificado como:
R: Derivado
Independência de Dados significa: 
R: imunidade das aplicações às mudanças na estrutura de armazenamento e estratégias de acesso.
Três das principais características que um SGBD deve prover são:
R: independência de dados, restrição de integridade e compartilhamento de dados
Leia com atenção o minimundo abaixo. Um clube inscreve novos sócios todos os anos. Cada inscrição deve recolher o pagamento de uma mensalidade que equivale a 2% do salário mínimo. Essa inscrição dá direito ao sócio de frequentar as instalações de lazer do clube, como piscina, quadras, salão de festa e churrasqueira, mas a diretoria registra a frequência do sócio. Se você tivesse que construir um modelo de entidade e relacionamento, qual alternativa abaixo NÃO seria uma entidade de dados.
R: Clube
Em um documento que registra requisitos de informação, o seguinte trecho foi encontrado: "Sobre os clientes é necessário saber o seu código, o seu CNPJ, o seu endereço (rua, número, complemento) e um ou mais telefones de contato". Dado isso, marque a alternativa CORRETA.
R: O telefone seria um atributo multivalorado.
Julgue os itens em Verdadeiro e Falso. 
V (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Programador de computador) Chave primária é um conjunto de um ou mais atributos que define uma única tupla em uma relação. 
F (CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administração de Sistemas) no modelo relacional de banco de dados, a cardinalidade de uma relação corresponde ao número de atributos que constituem o esquema da relação. 
F (CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Administração de Dados) considera-se banco de dados relacional como um conjunto de tabelas, em que cada uma dessas tabelas armazena os dados de uma entidade específica. 
V (CESPE - 2010 - MPU - Técnico de Informática) quando se promove a evolução de um modelo conceitual de dados para um modelo lógico relacional, utilizar chaves estrangeiras é uma maneira de se implementar relacionamentos que tenham sido identificados entre entidades. 
F (CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Administração de Dados) O valor de uma chave estrangeira que apareça em uma tabela deve, necessariamente, ser considerado como chave primária de outra tabela.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Uma coluna ou um grupo de colunas que assegura a unicidade das linhas dentro de uma tabela.
(2) Restrições de Integridade.
(3) Os valores que aparecem nos atributos em uma chave estrangeira devem aparecer na chave primaria da
tabela referenciada.
(4) Representação bidimensional dos dados composta de linhas e colunas.
(5) Determinado valor ou uma escala de valores que certo atributo pode assumir.
( ) Tabela.
( ) Domínio.
( ) Chave Primaria.
( ) Uma regra que deve ser obedecida em todos estados válidos da base de dados.
( ) Integridade Referencial.
A alternativa que corresponde ao preenchimento das colunas, na sequência, é:
R: 4, 5, 1, 2, 3
Três das principais características que um SGBD deve prover são:
R: independência de dados, restrição de integridade e compartilhamento de dados
Segundo a arquitetura de 3 esquemas de Banco de Dados:
R: O Esquema Interno fornece caminhos físicos de acesso aos dados.
A figura ilustra a administração de recursos de dados.
O estabelecimento e manutenção do dicionário de dados, o desenvolvimento e aplicação de políticas
da propriedade e acesso aos dados e preparação dos planos estratégicos e técnicos para os bancos de
dados são atividades a serem implementadas, respectivamente, nas seguintes etapas:
R: Administração de Banco de Dados, Administração de Dados e Planejamento de Dados
Sejam as seguintes afirmações sobre o modelo entidade-relacionamento utilizado em bancos de dados:
I. Um relacionamento, em um diagrama entidade-relacionamento, não pode ter atributos.
II. Uma entidade fraca não tem atributos suficientes para formar uma chave primária.
III. Em um diagrama entidade-relacionamento, os retângulos representam conjuntos de atributos.
Sobre as afirmações, pode-se dizer que
R: apenas II é correta
Um modelo entidade-relacionamento foi reestruturado conforme mostrado na figura abaixo. Concluiu-se que todos os usuários eram funcionários, embora nem todos os funcionários fossem usuários. O modelo relacional derivado desse modelo conceitual possuía originalmente duas variáveis de relação básicas, com os mesmos nomes das entidades correspondentes, tendo ambas EMAIL como chave primária. Considerando que a variável de relação FUNCIONARIO não será modificada e que a independência de dados- lógica será honrada, a variável de relação USUARIO:
R: será substituídapor uma variável de relação básica e uma derivada.
O nível de arquitetura de um banco de dados que contém a representação e organização física dos dados nos dispositivos de armazenamento é o:
R: interno
A arquitetura ANSI/SPARC para gerenciadores de bancos de dados divide-se em três níveis principais, que são:
R: conceitual, externo, interno;
Um Banco de Dados é:
R: uma coleção organizada de fatos registrados, que refletem o estudo de certos aspectos de interesse do mundo real.
No contexto do projeto de banco de dados podemos afirmar que no DER a associação de objetos do mundo real é representado como:
R: Relacionamento Tipo
O grupo de usuários de um Sistema de Banco de Dados que é encarregado de coordenar e monitorar o uso do sistema é denominado:
R: Administrador de Banco e dados
Analise as sentenças abaixo verificando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida marque a alternativa que
corresponde ao resultado de sua análise.
I - Os bancos de dados representam um repositório de dados, cujas definições são denominadas por
metadados.
II - O conceito chamado de abstração de dados refere-se ao processo que se dá pelos programas a ter que
solicitar os dados para o SGBD.
III - Os bancos de dados não permitem acesso simultâneo para que não aconteça uma inconsistência dos
dados. Cada usuário deverá acessar um dado exclusivamente, independente se para leitura ou gravação.
R: Estão corretas as sentenças I e II.
Relacione as colunas e em seguida marque a alternativa correta: (atributo, domínio, grau de uma relação, relação, tupla)
R: 2 - 5 - 4 - 1 – 3 (tupla, linha de relação – atributo, coluna da relação)
Usando-se o modelo Entidade-Relacionamento, quando o endereço de um empregado pode ser manipulado
tanto como um todo como pelas suas partes separadas (CEP, Bairro, Cidade, etc.), ele deve ser modelado
R: como um atributo composto.
Considere as afirmativas abaixo:
I - Através da especialização é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências de
uma entidade genérica.
II - Para que seja possível modelar um relacionamento entre uma entidade A e um agrupamento de duas entidades B e C que tem entre elas um relacionamento R já existente, é necessário realizar uma agregação de B e C e relacionar a entidade A com a agregação.
III - Os relacionamentos somente podem conter atributos próprios se forem identificadores.
Esta(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
R: I e II
Um Administrador de Banco de Dados (DBA) realizou uma mudança no nível interno sem que houvesse necessidade
de qualquer alteração no nível conceitual e consequentemente também no nível externo na arquitetura de um SGBD. A
característica que permite realizar este tipo de mudança é conhecida como:
R: Independência de Dados Física
Fernando e Antônio trabalham juntos em projetos de banco de dados. Fernando é um projetista de banco de
dados enquanto Antônio é um administrador de banco de dados. Assinale abaixo qual alternativa indica
corretamente qual ou quais possíveis níveis de Arquitetura ANSI/SPARC Antônio terá acesso em um Sistema
Gerenciador de Banco de Dados que administra:
R: Níveis externo, conceitual e interno
Discursivas 
Quando a responsabilidade pela manutenção da sincronia entre as diversas representações de uma informação está com o usuário e não com o software. Este tipo de redundância deve ser evitado, pois traz consigo vários tipos de problemas, como por exemplo, a Inconsistências de dados. Descreva sobre este tipo problema de redundância.
R: A responsabilidade por manter a sincronia entre as informações é do usuário. Por erro de operação, pode ocorrer
que uma representação de uma informação seja modificada, sem que as demais representações o sejam. O banco
de dados passa a ter informações inconsistentes. Levando assim, a graves problemas de representação de dados. A
inconsistência dos dados leva a desvalorização dos sistemas
A generalização/especialização pode ser classificada em dois tipos, total ou parcial, de acordo com a
obrigatoriedade ou não de a uma ocorrência da entidade genérica corresponder uma ocorrência da
entidade especializada. Descreva e dê um exemplo de generalização/especialização do tipo total.
R: Em uma generalização/especialização total para cada ocorrência da entidade genérica existe sempre uma
ocorrência em uma das entidades especializadas. Esse é o caso do exemplo da figura abaixo, no qual a toda
ocorrência da entidade CLIENTE corresponde uma ocorrência em uma das duas especializações. Esse tipo de
generalização/especialização é simbolizado pela letra "t".
O termo "DBA" significa "DATABASE ADMINISTRATOR", em inglês sigla que traduzida, literalmente, designa o profissional capacitado pela licenciatura de administrar banco de dados onde estão armazenadas informações. Este profissional que atua nesta área pode receber outras nomenclaturas variando pelo grau de conhecimento e tempo na área. Alguns são: DBA JR: os profissionais assim resignados, têm em média dois anos de experiencia com banco de dados. DBA
PLENO: naturalmente, colaboradores com essa denominação possuem em média de dois a cinco anos de experiência em banco de dados. DBA SR.(SENIOR): profissionais com mais de cinco anos de experiência, geralmente são consultores e atuam de forma independente em empresas próprias e ou em consultorias. RACDBA: nomenclatura utilizada por profissionais que trabalham em ambientes clusterizados, que significa : CLUSTER DATABASE ADMINISTRATOR.
RACHADBA: outra nomenclatura utilizada por profissionais que também trabalham em ambientes clusterizados, porém, com uma pequena diferença: são responsáveis por montar clusters de backup ou sites de backup, dependendo da configuração do site primário. No entanto, o mais importante é saber que independente da nomeclatura este profissional têm muitas responsabilidades. Cite 5 (cinco) responsabilidades inerentes a este profissional.
R: Evitar a corrupção de dados. Evitar parada do banco de dados.
 Criar e administrar backups do banco de dados e do Sistema operacional, dependendo do tipo de backup.
 Evitar corrupções de backup. Responsável pela segurança dos dados.
 Analisar e evitar problemas de Performance, que sejam causadas por hardware, consultas SQL mal escritas e ou problemas com topologia de rede.
 Calcular a expansão do ambiente(HARDWARE + STORAGE) e evitar desuso indevido por parte das aplicações no banco de dados que oneram recursos no sistema de armazenamento.
 Aplicar atualizações no banco de dados. Modelar o banco de dados.
 Modelar o fluxo de trabalho das rotinas geradas no banco pelas aplicações (fluxuograma de trabalho).
A generalização/especialização pode ser classificada em dois tipos, total ou parcial, de acordo com a obrigatoriedade ou não de a uma ocorrência da entidade genérica corresponder uma ocorrência da entidade especializada. Descreva e dê um exemplo de generalização/especialização do tipo parcial.
R: Em uma generalização/especialização parcial, nem toda ocorrência da entidade genérica possui uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada. Esse tipo de generalização/especialização é simbolizado por um "p". Significa que nem toda ocorrência em uma entidade genérica possuiu uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada. Ex: Em uma empresa a entidade FUNCIONARIO só poderá se relacionar com uma das entidades especializadas, no caso entidade MANOBRISTA ou entidade GARÇOM
O que é chave estrangeira e o que acontece se tentarmos eliminar a referência de uma chave estrangeira?
R: A chave estrangeira é um atributo de uma relação que é chave primária em outra. Se excluirmos
uma referência a chave estrangeira podemos ter três situações: CASCADE: a operação elimina as referências,
em efeito cascata RESTRICT: elimina apenas os casos em que não há referência SET NULL: a chave estrangeira
recebe o valor nulo, e a exclusão é efetuada
O SGBD possibilita o desenvolvimento de programasaplicativos que não possuem a descrição real de
como os dados (arquivos) estão fisicamente armazenados. Desta forma, alteração nas estruturas dos
arquivos do Banco de Dados não afetam os programas aplicativos. Podem-se apresentar dois tipos de
independência de dados. Independência Lógica dos Dados e Independência Física dos Dados. Descreva
sobre a independência Lógica dos Dados.
R: Independência Lógica dos Dados consiste na capacidade de alterar o esquema interno sem provocar
modificações no esquema conceitual.
Um banco de dados pode ser modelado (descrito) a vários níveis de abstração. Um modelo de dados que servirá para explicar a um usuário qual é a organização de um banco de dados provavelmente não conterá detalhes sobre a representação em meio físico das informações. Já um modelo de dados usado por um técnico para otimizar a performance de acesso ao banco de dados conterá mais detalhes de como as informações estão organizadas internamente e portanto será menos abstrato. No projeto de banco de dados, normalmente são considerados dois níveis de abstração de modelo de dados, o do modelo conceitual e o do modelo lógico. Descreva sobre o modelo conceitual.
R: Um modelo conceitual é modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um sistema de gerência de banco de dados (SGBD) particular. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados em nível de SGBD.
Redundância de dados ocorre quando uma determinada informação está representada no sistema em computador várias vezes. Há duas formas de redundância de dados, a redundância controlada de dados e a redundância não controlada de dados. A redundância não controlada de dados acontece quando a responsabilidade pela manutenção da sincronia entre as diversas representações de uma informação está com o usuário e não com o software. Este tipo de redundância deve ser evitado, pois traz consigo vários tipos de problemas, como por exemplo, a Inconsistências de dados. Descreva sobre este tipo problema de redundância
R: A responsabilidade por manter a sincronia entre as informações é do usuário. Por erro de operação, pode ocorrer que uma representação de uma informação seja modificada, sem que as demais representações o sejam. O banco de dados passa a ter informações inconsistentes. Levando assim, a graves problemas de representação de dados. A inconsistência dos dados leva a desvalorização dos sistemas.
Já que muitos dos usuários dos sistemas de bancos de dados não são treinados em computação, os desenvolvedores de sistemas omitem essa complexidade desses usuários por meio dos diversos níveis de abstração, de modo a facilitar a interação dos usuários com o sistema
R: Nível físico (nível interno) é o mais baixo nível de abstração que descreve a estrutura física de armazenamento do banco de dados, sua organização de arquivos e seus métodos de acesso
Um conceito importante no modelo de Entidade e Relacionamento (ER) é o conceito de relacionamento. Descreva este conceito
R: Além de especificar os objetos sobre os quais deseja-se manter informações, o Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER) deve permitir a especificação das propriedades dos objetos que serão armazenadas no banco de dados. Uma das propriedades sobre as quais pode ser desejável manter informações é a associação entre objetos. Sendo assim, descrevemos os relacionamentos entre esses objetos com a finalidade de mapear a relação entre eles
Analisando o Diagrama Entidade Relacionamento (DER), implemente o modelo Lógico
R: Cliente(Id , Idcidade, nome, end, sexo) Cidade(Id_cidade , id_estado, sigla,nome, área, população) Estado (id_estado, sigla, nome)
Descreva a importância da construção do Modelo de Entidade e Relacionamento para o desenvolvimento do projeto
R: Os dados nos dias de hoje representam o grande patrimônio das empresas e por isso devem estar consistentes e sem redundância. Alem disso é preciso ter os dados modelados de forma que atendam as regras de negócio adequadamente sempre no intuito de agregar valor ao negócio. O uso de Modelo de Entidade e Relacionamento deve ser usado como uma ferramenta para obtenção dos resultados desejados
Já que muitos dos usuários dos sistemas de bancos de dados não são treinados em computação, os desenvolvedores de sistemas omitem essa complexidade desses usuários por meio dos diversos níveis de abstração, de modo a facilitar a interação dos usuários com o sistema. Considerando o texto, descreva sobre o nível de visão (nível externo) de abstração de dados.
R: Nível externo é o mais alto nível de abstração e descreve apenas parte do banco de dados. Muito dos usuários de banco de dados não precisam conhecer todas as informações. Pelo contrário, os usuários normalmente utilizam apenas parte do banco de dados
O que é a classe base de um estereótipo? Qual é a classe base do estereótipo «entity», definido no perfil UML para processos de desenvolvimento de software?
R: A classe base de um estereótipo é uma classe no metamodelo UML (i.e., não é um elemento de modelação criado pelo utilizador) tal como Class, Association ou Refinement
Qual a finalidade do Diagrama de Componentes, dentro do contexto de desenvolvimento de um sistema sob a técnica da analise orientada a objeto, usando a linguagem UML?
R: O diagrama de componente mostra o sistema pelo seu lado funcional, mostrando a organização de seus módulos e como se dará a sua execução. Portanto, representa o desenho da estrutura do código gerado. Um componente é definido a partir de condições físicas, definições de projeto nas implementações de classes e métodos definidos nos diagramas de sequência (ou colaboração). Eles são tipicamente os arquivos implementados no ambiente de desenvolvimento.
Com base no diagrama de classes e modelo de casos de uso (diagrama e especificação de cada caso de uso), elaboramos o diagrama de sequência. Qual a contribuição do diagrama de sequência para a melhoria do diagrama de classes?
R: Com o diagrama de sequencia é possível descobrir novos métodos para as classes envolvidas, não vislumbrados anteriormente
Um diagrama de Implantação define aspectos físicos do sistema, onde cada nó representa um dispositivo físico com memória ou capacidade de processamento. Ja o diagrama de Componentes visualiza que módulos de software (arquivos .dll , .exe, .com, .bat, .htm e outros executáveis) são necessários para executar a aplicação. Com base nesse contexto apresentado, responda 1. E possível integrar esses 2 diagramas, mostrando para cada nó, quais seriam os componentes que nele executariam? 2. Caso a resposta acima seja SIM, explique qual a vantagem em integrarmos os 2 diagramas dessa forma?
R: 1. SIM, e possível. 2. Seria útil para conhecermos as demandas de processamento do software que rodara em cada nó e assim poder definir a capacidade de processamento, memória e disco de cada nó
A primeira etapa do projeto de um banco de dados é a construção de um modelo conceitual, a chamada modelagem conceitual. O objetivo da modelagem conceitual é obter uma descrição abstrata, independente de implementação em computador, dos dados que serão armazenados no banco de dados. Qual a técnica de modelagem de dados mais difundida? Descreva sobre essa técnica.
R: A técnica de modelagem de dados mais difundida e utilizada é a abordagem entidade-relacionamento (ER). Nesta técnica, o modelo de dados é representado através de um modelo entidade-relacionamento (modelo ER). Usualmente, um modelo ER é representado graficamente, através de um diagrama entidade relacionamento (DER). A abordagem ER foi criada em 1976 por Peter Chen. Ela pode ser considerada como um padrão de fato para modelagem conceitual. Mesmo as técnicas de modelagem orientada a objetos que têm surgido nos últimos anos baseiam-se nos conceitos da abordagem ER.
Um banco de dados pode ser modelado (descrito) há vários níveis de abstração.Um modelo de dados que servirá para explicar a um usuário qual é a organização de um banco de dados provavelmente não conterá detalhes sobre a representação em meio físico das informações. Já um modelo de dados usado por um técnico para otimizar a performance de acesso ao banco de dados conterá mais detalhes de como as informações estão organizadas internamente e portanto será menos abstrato. No projeto de banco de dados, normalmente são considerados dois níveis de abstração de modelo de dados, o do modelo conceitual e o do modelo lógico. Descreva sobre o modelo lógico
R: Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do sistema de gerência de banco de dados (SGBD). Assim, o modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD que está sendo usado
Já que muitos dos usuários dos sistemas de bancos de dados não são treinados em computação, os desenvolvedores de sistemas omitem essa complexidade desses usuários por meio dos diversos níveis de abstração, de modo a facilitar a interação dos usuários com o sistema.
Quais os níveis de abstração foram propostos pelo comitê de padronização do ANSI (American National Standards Institute).
R: Nível físico (nível interno), Nível lógico e Nível de visão (nível externo).
Cite os benefícios no uso de SGBDs.
R: Os ambientes de bancos de dados fornecem uma série de vantagens na sua adoção: Potencial para o estabelecimento e o cumprimento de padrões Flexibilidade de mudanças Redução no tempo de desenvolvimento de novas aplicações Disponibilidade de informação atualizada Economia de escala.
A relação a seguir está na 3a Forma Normal? Por que? No caso negativo, quais as transformações necessárias para colocá-la sob esta regra? R (A,B,C,D,E) A chave primária é A. As dependências funcionais são: B depende de A C depende de A D depende de B E depende de B
R: Não está, pois D e E não dependem de A (2FN) e existe transitividade, A para B e B para C. SOLUÇÃO: R1(A,B,C) - A é chave primária R2(B,D,E) - B é chave primária As 2 novas relações, R1 e R2, estão na 3FN.
Converta o modelo conceitual acima para o modelo lógico. Apresente as chaves de todas as relações
R: A (a1, a2, b1) - a1 é chave primária e b1 é chave estrangeira A1 (a1, a2, a11) - a1 + a11 é a chave primária B (b1, b2, c1, c2) - b1 é chave primária A2 (a1, a2, a21) - a1 + a21 é a chave primária
No modelo acima, identifique os valores para CARDINALIDADE A e CARDINALIDADE B para a seguinte descrição de mini-mundo:(OBS: identifique relacionamentos obrigatórios e opcionais). Cada passageiro pode selecionar, opcionalmente, vários voos e cada voo tem a capacidade, obrigatória, de até 80 passageiros
R: CARDINALIDADE A: 1,80 CARDINALIDADE B: 0,n
Transforme o Modelos Entidade Relacionamento (Projeto Conceitual) abaixo em um Modelo Relacional (Projeto Lógico).
R: FUNCIONARIO (MATRICULA(cp), NOME, CPF, MATRICULA_GERENTE(ce)) EMPRESTIMO(NUMERO(cp), DATA_DEVOL, DATA_EMPR, MATRICULA(ce)) Onde "ce"=chave estrangeira e "cp"=chave primária
Em relação ao conceito de redundância, quais os problemas que uma empresa pode ter caso não se preocupe com as redundâncias existentes no banco?
R: Duplicação de esforço para manter os dados atualizados. Desperdício de espaço de armazenamento. Possibilidade de inconsistência dos dados
Conceitualmente falando, entidade é objeto que existe no mundo real, com identificação distinta e com significado próprio. Qual é a definição de entidade fraca ?
R: Uma entidade fraca não existe se não estiver relacionada a outra, isto é, ela é logicamente dependente da outra. Um exemplo clássico é a relação entre a entidade Funcionário, Dependente. A entidade Dependente é fraca pois ela tem sua existência associada a funcionário, que em dado momento pode ou não possui um dependente
Quando utilizamos a descrição de caso de uso do tipo expandida?
R: Quando o caso de uso não tratar de exceções e não tiver complexidade em suas operações.
A linguagem de modelagem unificada (UML) propõe a representação da Generalização do ator para tornar visível os diversos tipos de um mesmo ator. Justifique a representação da generalização de ator
R: A generalização de ator deve ser representada quando um mesmo procedimento deve ser realizado por vários tipos de um mesmo ator, por exemplo: Um ator FUNCIONARIO que possa ser especializado em GERENTE e VENDEDOR. O requisito ¿Vender Produto¿ poderá ser realizado tanto por gerente quanto por vendedor. Nesse caso o caso de uso estará representado diretamente em FUNCIONARIO. Assim é possível visualizar os responsáveis por realizar um mesmo caso de uso
A coesão diz respeito a "o quanto os elementos devem permanecer juntos". Sobre coesão, responda. 1. Ela deve ser alta ou baixa? 2. Que dificuldades podem existir em sistemas com coesão inadequada?
R: 1. Alta coesão é o indicado. 2. Uma classe de coesão baixa normalmente são difíceis de compreender, difíceis de manter e de se reutilizarem
O compartilhamento de dados tem reflexos na estrutura do software. A estrutura interna dos arquivos passa a ser mais complexa, pois estes devem ser construídos de forma a atender às necessidades dos diferentes sistemas. Para contornar este problema, usa-se um sistema de gerência de banco de dados (SGBD). Descreva sobre SGBD e cite três exemplos.
R: Um sistema de gerência de banco de dados é um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Atualmente, há vários tipos de SGBD, como por exemplo: Microsoft SQL Server, PostgreSQL e MySQL

Continue navegando