Buscar

Atididade Ética na saúde

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407076585)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Carla é uma estudante e está no 7º ano de escolaridade do ensino fundamental. Ela está com Sarampo. Na cidade em que ela mora atualmente está tendo uma epidemia de sarampo. Ela quer ir à escola, pois está com medo de repetir de ano, mas a diretora não deixa ela entrar para assistir aula. Carla defende a idéia de que todas as pessoas têm direitos individuais que incluem a vida, a privacidade, a liberdade e a não-discriminação, entre outros, e afirma que todos estes direitos devem ser preservados. A diretora se defende explicando que, contudo, em situações excepcionais como de uma epidemia (doença disseminada em larga escala local) ou pandemia (doença disseminada em escala mundial), estes direitos individuais podem:
		
	
	ser ignorados pelas autoridades.
	 
	ser suplantados pelos direitos coletivos.
	
	ficar aquém dos direitos coletivos.
	
	ser colocados em prática e ela freqüentar a escola mesmo com sarampo.
	
	ser a regra, dessa forma todos podem correr o risco de pegar sarampo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407293171)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Leia o texto abaixo e responda: Sob o prisma da ética colocamos em evidência a necessidade da atuação dos meios governamentais e não governamentais, relacionados à área de saúde a fomentar políticas de contínua educação operacional a guisa da redução dos riscos de desastres naturais e catástrofes. Outras áreas técnicas devem estar em alerta, tanto preventivas como operacionais. O preparo do profissional é inquestionável e a educação continuada deve fazer parte de currículos de graduação e pós-graduação. Os preceitos dos códigos de éticas profissionais devem ser postos em evidência. Não olvidar a legislação e o princípio constitucional da dignidade humana, pilar fundamental do Estado Democrático e de Direito. A exegese da positivação jurídica em referência à Bioética necessita ser intensa, constante e atualizada. Marque com a opção correta sobre a Ética e as Epidemias.
		
	
	A Bioética não é de fundamental importância no enfrentamento das catástrofes e epidemias, seja no campo da macrobioética
	
	Muito embora se tenha conseguido índices de redução da transmissibilidade da AIDS, epidemia de maior impacto da era contemporânea, ainda persistem problemas éticos nos estudos afins, o que deve ser desconsiderado e desvalorizado.
	
	As pesquisas científicas não devem ser estimuladas no combate às doenças infecto-contagiosas, com absoluto controle ético evitando a maximização de interesses privados e públicos
	
	Se buscará um adequado ponto de equilíbrio na resolução dos conflitos éticos da pesquisa biomédica com os interesses para os profissionais de saúde.
	 
	Ações de entidades públicas e privadas devem objetivar maiores investimentos em biotecnologia, seja no campo da genética ou em nanociência, com o escopo principal de combate às grandes epidemias
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407262277)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Em 1992, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92. Nesta conferencia, foi formulado um importante documento, denominado de Agenda 21, no qual em seu anexo, consta o PRINCÍPIO 15, que determina que os Estados devam aplicar amplamente o critério de precaução conforme suas capacidades. Este critério ou, princípio da precaução, se define por:
		
	 
	Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos.
	
	Quando não houver comprovação científica de riscos envolvidos a pesquisa não está obrigada a encerrar seus procedimentos em andamento.
	
	Possibilitar que pesquisas ou procedimentos sejam descontinuados caso os resultados parciais não estejam no direcionamento que se espera para eles.
	
	Exigir que todo pesquisador tome as medidas preventivas necessárias para que efeitos colaterais ou danosos não se tornem epidêmicos.
	
	Na perspectiva de ocorrer risco ou dano em pesquisas os procedimentos só podem ser continuados caso os sujeitos envolvidos e expostos a estes riscos assinem um documento de responsabilização pelo que venha a ocorrer.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407206180)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Em condições normais, os atendimentos de saúde devem refletir os:
		
	
	Direitos raciais
	
	Direitos bancários
	 
	Direitos pessoais
	
	Direitos financeiros
	
	Direitos estritamente coletivos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407076584)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Marx é um estudioso em ética e não gosta de privilegiar as condições de uma determinada situação sem considerar os sujeitos e suas manifestações de vontade pessoal no entendimento ou análise dos processos históricos. Ele acredita que deve-se sempre levar em conta as condições históricas e temporais inerentes aos sujeitos. Ou seja, precisamos considerar que as possibilidades de atuação são sempre:
		
	
	independentes das condições antecedentes a ação.
	 
	dependentes das condições do momento da ação.
	
	independentes das condições do momento da ação.
	
	independentes das condições posteriores a ação.
	 
	dependentes das condições antecedentes a ação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407899075)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A Declaração universal dos Direitos Humanos, que foi adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948), manifesta logo no seu início que as pessoas são livres. O princípio da bioética correlacionado à assertiva supramencionada é:
		
	
	Não maleficência
	
	Beneficência
	 
	Autonomia
	 
	Justiça
	
	Humanização
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407206191)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Em um hospital foi diagnosticada morte cerebral de um paciente e a família decidiu pela doação de órgãos para transplantes. Alguns pacientes da fila nacional de transplantes foram beneficiados: um paciente recebeu um rim, outro paciente as córneas, outro o fígado, outro o coração. No que diz respeito a alocação de recursos em saúde, é correto afirmar que um órgão a ser implantado em um paciente é um recurso indivisível e heterogêneo, por que:
		
	 
	Cada órgão atenderá a apenas um paciente e nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá até cinco pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Cada órgão atenderá apenas até três pacientes, mas todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	Todos os órgãos atenderão a todos os pacientes, que serão diretamente beneficiados.
	
	Cada órgão atenderá até quatro pacientes, mas nem todos os pacientes podem se beneficiar do mesmo órgão.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407657997)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Um político declara: A regra em situações epidêmicas é a de que a manutenção dos direitos individuais fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos. Vivemos hoje uma epidemia de violência. Há crime em toda parte e ele é contagioso. Isso tem implicado limites nos direitos individuais de pessoas de certos grupos. O parágrafo reflete:
		
	
	Uma visão simplista da criminalidade e o incentivo ao toque de recolher.
	 
	A colocação em pauta da questão da violação de direitos fundamentais de certos grupos.
	
	A ideia de que a pobreza é contagiosa.A manifestação de preconceito, pois não se pode dizer que o crime é contagioso.
	 
	Um erro técnico, pois a violência não pode ser considerada epidêmica.

Continue navegando