Buscar

Sistema de Ensino e Legislação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere o seguinte extrato de texto: 
“As políticas monetaristas ganharam terreno, como se pode ver pelas atitudes permissivas diante do enorme volume de crédito externo e pela introdução de reformas financeiras internas afrouxando as regras relativas às taxas de juro, à composição das carteiras de títulos, aos prazos de vencimento e ao uso dos recursos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRENCH-DAVIS, Ricardo; MUNOZ, Oscar; PALMA, José Gabriel. As economias latino-americanas 1950-1990. In.: BETHEL, Leslie. História da América Latina: a América Latina após 1960: economia e sociedade. São Paulo: EDUSP / Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. p. 210.
As políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implantadas a partir do ano de 1988. Conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre tal fato, qual das frases abaixo é verdadeira? Assinale a alternativa que contém a opção correta:
Nota: 10.0
	A	
Como resultado da implementação da política monetarista neoliberal, foram suspensas as privatizações e terceirizações de empresas estatais.
	B	
A ideologia predominante veiculada na implementação do monetarismo neoliberal era semelhante à da política de Estado de bem-estar.
	C	
Na implementação das políticas monetaristas neoliberais na América Latina, obteve-se sucesso apenas em alguns países como Chile e Argentina.
	D	
Na América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal data do ano de 1989, e ficou conhecida como Consenso de Washington.
Você acertou!
“A expressão mais acabada dessa estratégia política, para a América Latina, se deu em novembro de 1989, quando funcionários do governo estadunidense reuniram-se com os especialistas em assuntos latino-americanos do FMI, Bird/Banco Mundial e BID, num evento que ficou conhecido como o ‘Consenso de Washington’ ”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 61)
	E	
Uma das proposições das políticas monetaristas neoliberais é o retorno da intervenção estatal sobre a economia dos Estados Nacionais.

Outros materiais