Buscar

aula 6 aula de sistema urinario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA DE ANATOMIA - SISTEMA URINÁRIO 
 
PROFESSORA: KARINA ALVES
O sistema urinário é constituído por: 
RINS: São os principais órgãos deste sistema. Este localizado na parede posterior do abdome. 
Tem uma forma de feijão de cor avermelhada, é revestido por uma cápsula chamada de cápsula supra renal, a borda lateral do rim é convexa e sobre seu pólo encontra-se a glândula supra renal (glândula de secreção endócrina).
Já na borda medial do rim localiza-se o hilo renal, local onde penetram e saem as estruturas do pedículo renal, no hilo renal podemos encontrar os vasos renais e a pelve renal, uma dilatação marca a extremidade inicial do ureter, conduto muscular que vai a bexiga.
URETERES: São condutores musculares que se estendem dos rins ate a bexiga, seguem também junto à parede abdominal posterior e apresentam 4 partes no seu percurso (lombar, ilíaca, pelviana e visceral). 
Na mulher, os ureteres têm uma importância relação à artéria uterina na sua porção pélvica, ate atingir a bexiga.
BEXIGA: É um reservatório musculomembranáceo no qual se acumula a urina conduzida pelos ureteres, esta localizada na pelve. A bexiga vazia apresenta 3 faces, quando cheia adquire forma variável, conforme a quantidade de urina.
	
A camada media da bexiga é formada por músculos distribuídos de forma espiralada pelo entrelaçamento das fibras musculares. 
Internamente ela é forrada por uma mucosa onde observam pregas na bexiga vazia. Apresenta os óstios dos dois ureteres e entre eles o óstio interno da uretra que formam o trigono vesical.
	
A relação da bexiga com os outros órgãos são diferentes nos dois sexos, enquanto que no homem ela esta relacionada com a próstata e as vesículas seminais, a mulher tem relação com o cólon do útero e a vagina.
URETRA: É o condutor excretor da bexiga, estende-se este órgão ate o exterior e apresenta no homem função urogenital (eliminação de urina e liquido espermático). 
No homem a uretra esta dividida em 3 porções: uretra prostática, pois o canal uretral atravessa a próstata ali localizada, na uretra prostática se encontra o colículo seminal, pequena elevação onde se encontram os ductos ejaculatórios que conduzem o esperma desde as vesículas seminais ate a uretra.
A segunda porção da uretra masculina é uretra membranosa, esta situada no diafragma urogenital o qual atravessa. 
E a terceira porção é a uretra esponjosa ou peniana que se estende desde o bulbo da uretra ate o óstio externo da uretra, na glande do pênis.
	
Já a uretra feminina é considerável mais curta, estende-se desde a bexiga ate a vulva, ela não possui relação com a via genital, como acontece com a uretra masculina, destina-se exclusivamente a eliminação de urina.
Tanto a uretra feminina quanto a masculina apresenta no seu percurso dois esfíncteres que regulam o seu fechamento e abertura permitindo o escoamento da urina no ato da micção.
O primeiro esfíncter esta situado na bexiga, no inicio da uretra formado de musculatura lisa, é o esfíncter liso da bexiga, o segundo logo abaixo esta localizado na uretra membranosa é formado de musculatura estriada, e o esfíncter estriado da uretra que pode ser controlado pela ação da vontade, permitindo e impedindo o escoamento da urina.
‘
FISIOLOGIA DO SISTEMA URINARIO
Os rins, bexiga e ureteres são iguais no homem e na mulher. Os rins são órgãos que estabelecem o equilíbrio iônico do sangue. 
O sangue que chega ao rim é filtrado nos glomérulos (constam de uma artéria aferente que se ramifica em ramos capilares que enovelam e voltam a reunir-se em uma artéria chamada eferente), daí o liquido é filtrado passando aos túbulos.
Nos túbulos proximais boa parte do liquido é reabsorvido e o que não reabsorvido constitui a urina. O rim a cada 24 horas filtra 200 litros de liquido do sangue que passa por ele. 
A urina eliminada representa uma pequena facão do liquido filtrado, pois 99% dele é reabsorvido no túbulos. 
A reabsorção do liquido é controlada pela ação do hormônio produzido no córtex da glândula supre renal e na hipófise. 
A urina eliminada diariamente corresponde aproximadamente a 1 litro e meio do liquido filtrado.
Ao atingir o ureter a urina desce em direção a bexiga pela ação das contrações da musculatura lisa da parede do ureter, a urina deposita-se na bexiga ate que se estabeleça a sensação de plenitude e o desejo de urinar.
A quantidade de urina contida na bexiga no ato em que aparece a necessidade de urinar é de aproximadamente 200 ml, embora a capacidade anatômica da bexiga possa atingir 300 ml. 
A eliminação normal da urina se faz por um complexo mecanismo no qual entram em ação os músculos da parede do abdome, diafragma, os músculos da pelve e a musculatura da própria parede da bexiga.
PATOLOGIAS DO SISTEMA URINARIO
As inflamações são comuns neste sistema e podem ser agudas ou crônicas. Quando o processo se localiza no rim dá-se o nome de nefrite. 
O tratamento de ser bem conduzido, pois se não for haverá uma destruição progressiva de todo o rim o que tornara cada vez mais difícil a função renal de filtrar o plasma sanguíneo.
Numerosas bactérias ou outros agentes podem provocar estas inflamações. Na uretra o agente mais comum é aquele que produz gonorréia, o tratamento é baseado em antibióticos aos quais os agentes bacterianos são sensíveis.
Cálculos também conhecidos como pedras, são formações calcarias que podem se iniciar ao nível da pelve renal ou na bexiga. 
Podem ser formações grandes ou pequenas, no primeiro caso o tratamento é cirúrgico, quando os cálculos são pequenos eles são eliminados facilmente, mas sempre acompanhado de cólica intensa.
Também podem ser sede de tumores benignos ou malignos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando