Buscar

fonetica e fonologia

Prévia do material em texto

Curso: Letras Língua Portuguesa/Espanhol
Nome da Disciplina: Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia
Nome do Tutor: Fernanda Nascimento	
Nome do Aluno: Thayná Beatriz dos Santos Lima
Número do RGM: 17144281
Nome da Unidade II: A Fonética e a Fonologia
1.Como os estudos da fonética e da fonologia podem auxiliar no ensino de língua portuguesa e em outras áreas de estudo ou atividades humanas? Cite, no mínimo, três das suas aplicações. 
Destaco a importância da fonética e da fonologia no processo de ensino-aprendizagem de línguas pois são domínios da linguística fundamentais na descrição de sons de uma língua.
A fonética estuda as propriedades físicas dos sons de uma língua. É o que nos permite descrever por exemplo os sons representados pela letra “L” que se encontra em posição final de sílaba em (Portuga”L”). Em português europeu (PE), essa letra é pronunciada como consoante velarizada ([ɫ]) nessa posição, com propriedades diferentes do “L” que se encontra em posição inicial ou intervocalica ( “L”ado – e”L”a). Numa transcrição fonética usamos sempre os parênteses re(c)tos: caldo = ['kaɫdu] ‘vs.’ cala = [kalɐ].
A fonologia permite explicar a organização dos sons num sistema de traços distintivos. É assim que, apesar de foneticamente, no português do Brasil, um t ou um d seguidos do som [i] se palatalizarem ([dʒi]ferente, gen[tʃi]), fonologicamente temos a mesma unidade fonológica (representada por /t/) tanto nesse contexto como naqueles em que não se verifica a palatalização. A representação fonológica recorre a símbolos fonéticos inscritos colocados entre barras: caldo = /kaldu/.
2.O que são os fonemas e qual a sua utilidade? Traga, no mínimo, dois exemplos. 
O fonema é o que nos permite diferenciar as letras as letras e os sons que a união dessas letras produzem para a formação de uma palavra, o que faz o fonema ser a menor unidade sonora usada pela fonologia.
Exemplos:
A palavra Táxi possui quatro letras e cinco fonemas. O “X” tem o som de “KS” quando separamos os fonemas se tem: T-A-K-S-I
A palavra Homem possui cinco letras e quatro fonemas. O “H” não é pronunciado e assim se tem o fonema: H-O-M-E-M. 
Conclui-se que algumas letras podem assumir vários fonemas, como por exemplo o “S” que se torna “SÊ” visto na palavra “SINTO” ou “ZÊ” encontrado na palavra “CASAR”.
Bibliografia
ROCHA, Carlos. Qual a importância da fonética e da fonologia para o estudo da língua portuguesa. In: Qual a importância da fonética e da fonologia para o estudo da língua portuguesa. São Paulo: Google. 
SOUZA, Elienai Soares. A importância da fonologia para o ensino de línguas. In: A importância da fonologia para o ensino de línguas. São Paulo: Google.

Continue navegando