Buscar

Seminários integrados av parcial 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
	Avaiação Parcial: GST0837_SM V.1 
	 
	
	
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 16/10/2016 17:48:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201508888820)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES- foi instituído pela Lei nº10.861, de 14 de abril de 2004. Segundo essa lei, é correto afirmar:
		
	
	Para a avaliação dos discentes, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é aplicado a cada curso de graduação semestralmente.
	
	O SINAES tem, entre suas finalidades, a melhoria da qualidade da educação superior e a definição dos recursos financeiros para as instituições universitárias.
	
	Para a avaliação das instituições, é utilizada uma prova aplicada a uma amostra de estudantes de vários cursos.
	 
	O SINAES, ao promover a avaliação das instituições, deve assegurar o caráter público de todos os procedimentos adotados nas avaliações das universidades.
	
	Para a avaliação das instituições, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é aplicado a cada curso de graduação anualmente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508888815)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, a dos cursos e a do desempenho dos estudantes. O SINAES tem por finalidade:
		
	 
	estimular a adoção de processos qualificados de análise institucional, promovendo a eficácia e a efetividade acadêmicas e sociais em todas as instituições de ensino superior.
	
	caracterizar as condições da oferta dos cursos de graduação em relação à qualificação docente, à organização didático-pedagógica e às instalações gerais.
	
	fiscalizar a oferta dos cursos de graduação em relação à qualificação discente, à organização didático-pedagógica e às instalações gerais.
	
	subsidiar a formulação de políticas educacionais, mediante a elaboração de diagnósticos que visem à promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.
	 
	subsidiar a melhoria da qualidade da educação superior, em relação à oferta, à eficácia institucional e à efetividade acadêmica e social, à promoção do aprofundamento dos compromissos e das responsabilidades sociais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508749135)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cidadania se dá com a participação eficiente e criativa no contexto social, o exercício concreto de direitos e deveres [...] O conceito de cidadania se estende a todos indivíduos na sociedade, sem discriminação de raça, gênero, idade, credo religioso [...] De acordo com as ideias acima, cidadania exige
		
	 
	consciência de pertença a uma comunidade e também de responsabilidade partilhada, tendo em vista a vida em comum.
	
	obediência às regras coletivas de cada comunidade, de acordo com a regulamentação jurídica formal.
	
	compreensão de seus deveres junto a todos os membros de sua comunidade.
	
	compromisso do indivíduo frente às necessidades de seu grupo social, desconsiderando as suas necessidades.
	
	o cumprimento das determinações legais da Constituição do país, por parte de todos os membros de uma sociedade, indistintamente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508889163)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sócrates é considerado o precursor da ética ou da Filosofia moral. Sobre a teoria ética socrática é correto afirmar que:
		
	 
	a virtude depende de um processo de transformação por que deve passar o indivíduo, sendo ela, contudo, inata.
	
	a virtude é socialmente adquirida, sendo o homem um ser amoral por natureza.
	
	a conduta ética não tem relação com a felicidade (eudaimonia), que pode ser alcançada mesmo por quem age em interesse ou benefício próprio.
	
	a ação virtuosa ou justa pode ser exercida por qualquer homem, sábio ou não.
	
	a ética é concebida como dissociada da política, esfera em que prevalece a força ou a retórica sofista
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508381620)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Bombeiros e policiais militares e civis do Rio de Janeiro decidiram encerrar a greve iniciada antes do carnaval sem que a paralisação tenha atingido seu principal objetivo: a adoção de um piso salarial de R$ 3,5 mil.Com um saldo de PMs e bombeiros presos no complexo penitenciário de Bangu, o fim da greve foi anunciado após uma assembleia realizada a portas fechadas. Os grevistas temiam a prisão de mais militares e, por isso, designaram, para anunciar a decisão, as mulheres dos servidores presos em Bangu e o inspetor da Polícia Civil, presidente do Sindicato de Policiais Civis do Rio (Sinpol). Para justificar a reunião a portas fechadas, os grevistas alegaram que o local estava cercado de P-2 (homens do serviço de inteligência da PM) que, segundo eles, poderiam prender os servidores envolvidos na paralisação. Com base no tema em questão, analise as duas afirmações a seguir. I - Aos membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares são proibidas a sindicalização e a greve. PORQUE II - Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
		
	
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II não é uma justificativa correta da primeira
	
	Somente a afirmação I está correta
	 
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II é uma justificativa correta da primeira
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	As afirmações I e III não estão corretas
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508381669)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. O artista mencionado é:
		
	
	Auguste Rodin
	
	Pablo Picasso
	
	Paul Gauguin
	 
	Vincent Van Gogh
	
	Henri Matisse
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508381737)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O surrealismo tem como um de seus expoentes um cineasta que faz da sua arte niilista a pura manifestação da subversão às convenções sociais. Em 1961, filmou Viridiana que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O nome do filme tem sua inspiração numa santa católica do século XIII. O mesmo nome batiza a sua protagonista, mas mostra uma Viridiana que denota sensualidade. O texto se refere ao cineasta:
		
	 
	Luis Buñuel
	
	Jean-Luc Godard
	
	Alfred Hitchcock
	
	Federico Fellini
	
	Stanley Kubrick
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508799328)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. Considerando as propostas do texto, avalie cada afirmativa se é verdadeira ou falsa e identifique a(s) verdadeira(s): I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital.II. O uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) podem cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
		
	 
	Somente I, III e IV.
	
	Somente III.
	
	Todas.
	 
	Somente I e II.
	
	Somente II e IV.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508903119)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	À relação entre os cidadãos e seus representantes (governantes, administradores públicos, magistrados etc), na defesa do bem comum almejado pela sociedade, dá-se o nome de:
		
	
	gestão pública.
	
	administração pública.
	 
	interesse público.
	
	direito constitucional.
	
	administração gerencial.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508381778)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A moderna ¿conquista da Amazônia inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia. OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de:
		
	 
	povoados interligados próximos a grandes rios.
	
	vias férreas entre espaços de mineração.
	
	centros agrícolas modernos no interior
	
	núcleos urbanos em áreas litorâneas.
	
	faixas de povoamento ao longo das estradas.

Outros materiais