Buscar

aps cultura e sociedade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)De que forma seria possível reconstituir e unificar um movimento popular capaz de incluir seus marginais?
Resposta: A fragmentação dos grupos sociais, já segregados historicamente, passa pelo processo de enfraquecimento do controle paterno. É por meio deste fenômeno que ocorre a marginalização juvenil, no qual estes jovens são impulsionados a aderirem aos grupos sociais paralelos e ilegais – gangues. Portanto, o processo de reconstituição e reunificação é carente precisamente da reorganização do ente familiar, em que a figura paterna retome seu relevante papel, difusor de responsabilidades e de resistência à socialização de grupos marginais. 
2)Como reduzir a fratura social enquanto os porta-vozes políticos e midiáticos das classes dominantes interessam-se ora pelos “estabelecidos privilegiados”, ora pelos “marginais demonizados” e/ou “assistidos”?
Resposta: É preciso abstrair-se dos paradigmas estabelecidos. Para tanto, carece-se de reconhecer os interesses escusos por trás dos discursos políticos e midiáticos, posto que estes sejam sazonais e refletem necessidades relativamente periódicas. A redução da fratura social passa pela suplantação do discurso político e midiático responsável por incutir a segregação social, por meio da polarização entre marginalizados e privilegiados. 
3)A “ação social” praticada por estes jovens possuem quais tipos de ação, segundo Weber? Exemplifique.
Resposta: Trata-se de ação social afetiva, pois os jovens interagem por meio de manifestações não racionais, muitas vezes impelidos por atos e impulsos violentos, para manifestarem sua superioridade em relação aos demais. Esta ação social se sedimenta no processo de manifestação, por isso, afetiva.
4)Em que o pensamento de MAX WEBER contribuiria para a discussão do presente tema?
Resposta: O pensamento weberiano é marcante exatamente por apresentar a compreensão da influência do individual sobre a coletividade. Mais esmiuçadamente, é por meio deste pensamento que se pode vislumbrar a materialização do fenômeno de estratificação social, com suas classes predeterminadas, grupos de status e os mecanismos de distribuição do poder nas relações, inclusive políticas. Este processo de estratificação social se destaca quando da analise do tema em debate.
5)Por que as gangues atraem os jovens? Justifique.
Resposta: As gangues exercem grande influência sobre os jovens, até mesmo um considerável fascínio. No seio das gangues, os jovens buscam retomar a aceitação que lhes foi cabalmente denegada no contexto social. As gangues permitem aos jovens a impressão de terem retomado seu acesso, por meio da violência, às interações sociais e os recolocaria novamente em pé de igualdade nas relações de poder.

Outros materiais