apol 1,2,3,4Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica, Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
12 pág.

apol 1,2,3,4Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica, Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo


DisciplinaUninter2.510 materiais7.200 seguidores
Pré-visualização3 páginas
APOL 1
Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 \u201cMétodos e técnicas na gênese do Serviço Social\u201d, analise as afirmativas abaixo, de acordo MARTINELLI, 2011, em qual contexto que se dá a origem do Serviço Social:
	A	no contexto histórico de avanço do capitalismo, no período de intensa industrialização e de transformações no Estado que asseguravam a ascensão da burguesia ao poder.
	B	no contexto histórico de avanço do capitalismo, no período de baixa industrialização e de transformações no Estado que não asseguravam a ascensão da burguesia ao poder.
	C	no contexto histórico de avanço do capitalismo, no período ainda não industrializado e de transformações no Estado que não asseguravam a ascensão da burguesia ao poder.
	D	no contexto histórico de avanço do capitalismo, no período de intensa industrialização e de transformações no Estado que restringia o acesso da burguesia ao poder.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
Sobre a organização da vida social no processo de industrialização da produção na Europa Ocidental no Século XIX, conhecido como Revolução Industrial, Yazebek (2001) afirma que tratou-se de uma superpopulação eminentemente urbana, flutuante, miserável, que foi alijada de seus vínculos rurais, que enfrentava problemas de ordem diversas. Neste contexto, assinale a resposta correta acerca das repercussões destas condições no cotidiano da classe trabalhadora, segundo a autora.
	A	Problemas urbanos, ampliação das relações impessoais, exploração profunda da força de trabalho, aceleração de seu tempo e ritmo, e diminuição do tempo de repouso.
	B	Fim da escravização da força de trabalho, acirramento da competitividade entre produtores, ampliação da produção e de direitos civis
	C	Esvaziamento das áreas rurais, transformação das relações sociais de produção, expansão da civilização urbano industrial.
	D	Mudança nas relações de gênero e doméstica, asseguramento da proteção materna e infantil, mudança da relação do homem os instrumentos de trabalho no processo de exploração da natureza.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 \u201cMétodos e técnicas na gênese do Serviço Social\u201d, as ações realizadas pelo Serviço Social, em suas origens, na Europa, estavam diretamente vinculadas ao Movimento de Ação Católica. Este movimento compreendia, para além das intervenções realizadas pelo Serviço Social, a realização de \u201ccírculos de estudos\u201d. Nestes círculos eram discutidas as possibilidades estratégicas e metodológicas para se promover uma maior reflexão pelo público atendido. Pretendiam contribuir para \u201cdesenvolver o raciocínio e despertar o sentido social\u201d. Como via de realização deste objetivo o Movimento de Ação Católica desenvolve e lança mão de um método específico. Segundo AGUIAR, 1982, assinale a única alternativa correta que representa este método especifico?
	A	Ouvir, Analisar e Julgar.
	B	Ouvir, Julgar e Visitar.
	C	Ver, Julgar e Agir.
	D	Ver, Analisar e Julgar.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
Segundo Hegel, as mudanças no campo das idéias são determinantes para a definição da realidade. Marx e Engels entendiam justamente o contrário: são as mudanças ocorridas no nível da realidade material que determinam as mudanças em nossas idéias. Neste contexto, é correto afirmar:
	A	Marx e Engels mantêm o invólucro idealista na dialética e a tornam instrumento de análise da realidade material, considerando-se o desenvolvimento histórico de dada sociedade.
	B	Para os materialistas, o trabalho e a práxis tem um papel fundamental na formação da consciência social.
	C	A dialética considera a realidade em dado momento, pois o mundo e as coisas só podem ser compreendidos em determinados fragmentos, que estão em constante transformação.
	D	A dialética é a lei que determina e estabelece a auto-manifestação da idéia absoluta.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
O modo de produção é a maneira como se estrutura a sociedade, ou seja, como é organizada a produção através das relações sociais e o tipo de dominação entre as classes. No feudalismo os servos pertenciam ao senhor feudal, e dependiam dele para ter segurança e usar a terra para produzir alimentos e sobreviver. Já no capitalismo o trabalhador assalariado:
	A	É livre para vender sua força de trabalho ao capitalista.
	B	Trabalha em regime de cooperação com o capitalista.
	C	É obrigado constitucionalmente a doar seu tempo de trabalho ao capitalista.
	D	Trabalha o tempo necessário e justo para prover o seu sustento, conforme o nível de desenvolvimento das forças produtivas.
APÒL2
Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 \u201cPositivismo e tecnicismo no Serviço Social\u201d, segundo Carter (1972) o método de desenvolvimento de comunidade não era específico do Serviço Social, mas podia ser apropriado por uma série de categorias profissionais voltadas à promoção do bem estar. A ação ocorria de maneira integrada, em comunidades estabelecidas, articulando diferentes organismos e profissionais às pessoas que compunham aquela comunidade. Podiam ser identificados objetivos de ação vinculados à saúde, educação, recreação, bem-estar e outros. Baseado nas Ações do Serviço Social e Desenvolvimento de Comunidade, responda como o Serviço Social enxergava as decisões econômicas e políticas?
	A	Ações relacionadas a decisões econômicas e políticas amplas, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas de abrangência do Serviço Social.
	B	Ações relacionadas a decisões econômicas e políticas amplas, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas fora do campo de abrangência do Serviço Social.
	C	Ações relacionadas a decisões econômicas e políticas, revolucionárias, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas de abrangência do Serviço Social.
	D	Ações que não fossem voltadas as decisões econômicas e políticas amplas, relacionadas aquela comunidade, eram consideradas fora do campo de abrangência do Serviço Social
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
A relação entre a classe detentora dos meios de produção (burguesia) e a vendedora da força de trabalho (proletariado), em um primeiro momento, é estritamente econômica. Assinale a alternativa que descreve o fator que consolida essa troca.
	A	Salário
	B	Lei de oferta e procura
	C	Exploração
	D	Estado
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Para Marx e Engels, ideologia é um \u201cConjunto de idéias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade\u201d. Para isso, o método marxista procura desvendar os conflitos e contradições de classe que permeias as diferentes visões de mundo. Nesse contexto, é correto afirmar:
	A	A partir da ideologia são produzidos imaginários e lógicas de identificação cuja função é desvendar a contradição de classes.
	B	Para Lênin, a ideologia é um produto da dominação da classe burguesa.
	C	A ideologia é um tipo de consciência social que não é experimentada no modo de produção capitalista.
	D	A principal função da ideologia é ocultar a contradição de classes.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
Para Marx, a sociedade burguesa é composta pela infraestrutura, que é a esteira onde estão organizadas as relações sociais de produção em uma dada etapa de desenvolvimento das forças produtivas, dentro de uma forma de propriedade estabelecida; e por uma superestrutura, que reflete através da política,