Buscar

Discursiva Legislação e Ética

Prévia do material em texto

Discursiva
 Legislação Trabalhista
Ética Empresarial e Responsabilidade Social
LILIAN MARIA JULIA SILVA – 
Nota: 100 
Data de início:	12/12/2014 
Questão 1/5
As leis brasileiras, tal como disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art.171, inciso IV), defendem a livre concorrência como um dos princípios da ordem econômica e a ela devem estar subordinadas todas as empresas que operam em território tradicional. O que seria então uma prática antiética num ambiente que defende a “livre concorrência”? Sem dúvida, o termo concorrência desleal responde bem a essa questão. Alencastro (2013) apresenta alguns casos de concorrência desleal nos campos macro e microeconômico.
 Cite um exemplo de concorrência desleal no campo macroeconômico.
 Nota: 20.0
Gabarito
 De acordo com Alencastro (2013, p.87) no campo macroeconômico, a formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética. O cartel, além de destruir o princípio constitucional da livre concorrência, também impede que a sociedade possa escolher livremente de quem e como adquirir seus bens de consumo. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerada uma prática antiética.
Resposta:
Criar propagandas fraudulentas,denegrir a imagem de suas concorrentes, oferecer produtos de má qualidade com preços elevados,reduzir a produção para criar falsa demanda de um produto,para empedir queda nos preços
Questão 2/5
TEMA: JUSTIÇA DO TRABALHO
As relações de trabalho são minuciosamente regulamentadas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para resguardar os direitos do trabalhador e evitar abusos, tanto do lado do empregador como do empregado. No entanto, existe ainda uma grande quantidade de empresas que violam estas regras, prejudicando os direitos dos trabalhadores. Quando não há um consenso entre empregador e empregado, a justiça do trabalho é o mecanismo social utilizado para garantir estes direitos. Ao se sentir lesado, o empregado pode dar início a uma reclamação trabalhista e, após o julgamento, poderá, ainda contar com a possibilidade de recurso. Explique o que são e como funcionam os recursos na justiça do trabalho.
Nota: 20.0
Recurso ocorre quando qualquer das partes que se sinta prejudicada pela sentença poderá tentar modificá-la através dos recursos cabíveis, dentro dos prazos estipulados e recolhendo as custas recursais.
A parte vencida na reclamação pode recorrer da sentença. O recurso é uma manifestação de inconformismo, ação que é inerente a todo ser humano. Das decisões das Juntas de Conciliação e Julgamento pode-se interpor recurso ordinário para o TRT. O prazo para a interposição do recurso é de oito dias, contados a partir do momento em que a parte tomou conhecimento da sentença. Para recorrer, a parte vencida deve recolher as custas do processo. No caso da reclamada, além desse pagamento, deve efetuar um depósito referente à condenação, para garantia da execução. O recurso é interposto por meio de petição, contendo as razões do recorrente. Em igual prazo de oito dias, a outra parte pode oferecer contrarrazões de recurso. (Branchier e Tesolin, 2006, p. 197-198; slides da aula 6).
Resposta:
Causa trabalhista,carta magna onde o empregado tem sua indenização compensatória,processos trabalhistas, 
Questão 3/5
TEMA: CONSTITUIÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Regulamentado pela Lei n° 11.788/2008, podemos dizer que o contrato de estágio é sui generis, no sentido de apresentar todos os requisitos característicos da relação de emprego, mas dela não fazer parte, ou seja, não existe o vínculo empregatício entre as partes. Explique o Contrato de Estágio.
Nota: 20.0
Regulamentado pela Lei n° 11.788/2008, podemos dizer que o contrato de estágio é sui generis, no sentido de apresentar todos os requisitos característicos da relação de emprego, mas dela não fazer parte, ou seja, não existe o vínculo empregatício entre as partes.
O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (...) Entre esses requisitos, podemos citar a obrigatoriedade da matrícula e da frequência regular do estagiário, também chamado de educando, em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio e de educação especial. Também podem fazer estágio aqueles que se encontram nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Em qualquer dos cursos, deve ser comprovado e atestado pela instituição de ensino onde são realizados. (...) O termo de compromisso de estágio deve ser firmado entre as partes, que são a parte concedente e o educando, juntamente com a instituição de ensino.
A instituição de ensino deve indicar um professor orientador, assim como a parte concedente deve indicar um supervisor. (...) E, é claro, as atividades a serem desenvolvidas no estágio devem ser compatíveis com aquelas determinadas no termo de compromisso. A duração máxima do contrato com a mesma parte concedente não pode ser maior do que dois anos. Entre os benefícios que o educando pode ter, encontramos a bolsa estágio, que é a remuneração pelos serviços prestados. Se o estágio ultrapassar o período de um ano, terá direito a 30 dias de recesso, que devem ser concedidos no mesmo período das férias escolares. (ALCANTARA, 2014, p. 132-134).
Resposta:
O contrato de estágio é um contrato de aprendizado,permitindo ao estudante atuar na área de formação,aprender o ofício,se qualificar e dependendo da empresa, com remuneração registrado em carteira.
Questão 4/5
Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2013), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões: DIMENSÃO ECONÔMICA; DIMENSÃO LEGAL; DIMENSÃO ÉTICA e RESPONSABILIDADE DISCRICIONÁRIA.
 Descreva cada uma das quatro dimensões indicadas acima.
Nota: 20.0
Gabarito
De acordo com Alencastro (2013, p.133) a responsabilidade discricionária compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental; a dimensão ética representa o compromisso de se fazer o que é devidamente correto, mesmo que tais ações não estejam contempladas formalmente nas leis determinadas pela sociedade; a dimensão legal da responsabilidade social consiste no respeito às regras do jogo, ou seja, a obrigação que a empresa tem de respeitar as leis da sociedade em que está inserida; e, a dimensão econômica é a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.
Resposta:
Dimensão Econômica;qualidade e preços acessíveis
Dimensão Legal;se preocupar com as necessidades do consumidor,do empregado,preocupar-se coma qualidade de vida
Dimensão Ética;fazer o que é certo,seguindo tanto a leis como também os princípios básicos moral e dos bons costumes
Responsabilidade Discricionária;Preocupa-se com o bem estar , tanto do ambiente interno como no externo,tanto com os membros da empresa,assim como da sociedade em um todo 
Questão 5/5
As pressões sociais que a sociedade exerce sobre as organizações, principalmente no que diz respeito às restrições de consumo que as chamadas empresas antiéticas vêm sofrendo ultimamente, é um interessante fenômeno que tem despertado o interesse de muitos estudiosos. Neste sentido, surge o conceito de ética empresarial. 
 O que é ética empresarial?
Nota: 20.0
Gabarito:
De acordo com Alencastro (2013, p.63) a ética nos negócios, ou ética empresarial, é comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade.
Resposta:
É quando a empresa adota como conduta as normas determinadas pela CLT,respeita os direitos,de seus colaboradores

Continue navegando