Buscar

ética na saúde - avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

SDE0083_A4_201402112271
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: NAYARA ELIS BARROSO ROCHA
	Matrícula: 201402112271
	Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Os direitos fundamentais são aqueles relacionados à dignidade e aos direitos essenciais da pessoa. Uma de suas características é:
		
	
	
	
	 
	Direito à liberdade de consciência
	
	
	Obrigação de dispor do próprio corpo
	
	
	Direito a agredir o outro
	
	
	Obrigação de doação de órgãos e tecidos em vida
	
	
	Obrigatoriedade de eutanásia ativa
	
	
	
		2.
		Marta e Mônica são gêmeas. Marta tem problemas renais e precisa de um transplante urgente. Sua irmã quer ser doadora, mas como ambas tem a mesma genética e Mônica também apresenta problemas renais, embora mais leves do que sua Irma, o médico não liberou o processo de doação, mesmo elas sendo compatíveis. A decisão do médico está pautado no Princípio:
		
	
	
	
	
	Da dissociação
	
	
	Do doador
	
	
	Da remoção
	
	 
	Da totalidade
	
	
	Da terminologia
	
	
	
		3.
		No que tange ao tema de tranplantes de órgãos e tecidos, o princípio através do qual se preserva o direito do indivíduo em decidir qual a informação que quer manter em anonimato, denomina-se:
		
	
	
	
	
	Princípio da divisão
	
	
	Princípio da arguição
	
	
	Princípio da bondade
	
	
	Princípio de Castel
	
	 
	Princípio da confidencialidade
	
	
	
		4.
		Clara é médica e atua no setor de Cuidados Paliativos de um Hospital Geral. Sempre muito interessada nos assuntos de Bioética, e sensibilizada pelos casos que acompanha no hospital, Clara procura informar-se sobre as possibilidades de doação de órgãos, e se ela poderia registrar o seu desejo de transplante caso viesse a falecer por morte encefálica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	
	
	
	Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se houvesse a autorização expressa do doador em vida.
	
	 
	A equipe de saúde, centrada na figura do médico, possui autoridade legitimada para autorizar o transplante de órgãos.
	
	
	Caso não haja manifestação explicita de negativa de doação, as equipes de saúde podem proceder a retirada dos órgãos.
	
	
	Atualmente, considera-se que todo cidadão é um doador em potencial a menos que tenha expressado vontade contrária.
	
	
	No critério do consentimento familiar, o cônjuge ou parente na linha sucessória assume a responsabilidade pela autorização da doação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A principal característica dos chamados DIREITOS FUNDAMENTAIS, que os diferenciam de todos os demais direitos da pessoa é que:
		
	
	
	
	
	São os direitos utilizados para fundamentar as leis e constituições democráticas de diversas culturas e sociedades.
	
	
	São direitos originais do ser humano, sempre existiram, desde os tempos bíblicos e sempre existirão independentes de qualquer fator sociocultural.
	
	 
	São considerados como cláusulas inatingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, não podem ser alterados por legislações.
	
	
	São direitos que só podem ser anulados em caso da própria pessoa autorizar.
	
	
	São direitos que estão assegurados por legislações democráticas, tais como votar, ter liberdade religiosa, expressar-se, etc...
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Entre os motivos para utilização de porcos e não macacos em alguns transplantes, encontra-se:
		
	
	
	
	
	alguns orgãos humanos somente são compatíveis com o organismo do porco.
	
	 
	Em termos genéticos estamos mais próximos aos porcos do que aos macacos, apesar de nossa maior semlelhança física com estes últimos.
	
	
	a possibilidade de criação de porcos em cativeiro.
	
	 
	o risco de extinção dos gorilas, que possuem orgãos de tamanho semelhante aos humanos.
	
	
	o fato de porcos não terem a mesma consciência que os macacos quanto à morte e aos danos causados em seu corpo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		"Associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo (e às suas partes) os mesmos princípios da dignidade e indisponibilidade por terceiros que regem os direitos da pessoa". A partir dos princípios éticos gerais que fundamentam a doação de órgãos, qual princípio tal definição está relacionada?
		
	
	
	
	
	Princípio da totalidade
	
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	
	
	Princípio da gratuidade
	
	
	Princípio da solidariedade
	
	
	Princípio da autonomia
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A legislação brasileira sobre a doação de órgãos após a morte de uma pessoa, adota como critério:
		
	
	
	
	 
	A morte encefálica
	
	
	A parada cardíaca
	
	
	Morte por câncer
	
	
	Morte por AIDS
	
	
	A assepsemia
		 
	
		
	
	
	
	SDE0083_A9_201402112271
		 
	 de 50 min.
	 
	 
		
		
	SDE0083_A9_201402112271
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: NAYARA ELIS BARROSO ROCHA
	Matrícula: 201402112271
	Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Analise as afirmações relacionadas ao CRIANES (crianças com necessidades especiais de saúde) e marque a alternativa correta.
I - As crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar também são consideradas CRIANES.
II - No Brasil, a população mais carente, agrava às estatísticas relativas à CRIANES em função da pobreza que aumenta a exposição da criança e da gestante ao adoecimento e a cronicidade da doença.
III - O CRIANES surgiu para caracterizar uma clientela específica de crianças com problemas de aprendizagem que requeriam uma atenção especial por parte dos profissionais de saúde.
	
	
	
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNEs. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas. Isso significa que:
	
	
	
	
	
	As equipes multidisciplinares não beneficiam os pacientes portadores de necessidades especiais uma vez que os profissionais não estão preparados para atendimentos especializados.
	
	 
	As equipes multidisciplinares atuam em aspectos diversos dos portadores de necessidades especiais, oferecendo maisbenefícios.
	
	
	É correto que o familiar responsável pelo paciente portador de necessidades especiais deve ter diversos profissionais que atuam de forma individual e particular em momentos distintos para o atendimento de saúde eficaz.
	
	
	Os pacientes portadores de necessidades especiais devem ser atendidos apenas por médicos conforme sua necessidade específica. Os outros profissionais de saúde não estão aptos para atendê-los.
	
	
	Os pacientes portadores de necessidades especiais deveriam ser atendidos apenas por médicos que não atuam em equipe.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Bruna nasceu com uma série de complicações de saúde que requerem cuidados médicos permanentes. Ela se encaixa na caracterização de uma clientela específica de hospitais pediátricos que demandavam um tipo especial de cuidados, seja de forma temporária ou permanente, e que apresentavam múltiplos diagnósticos médicos, implicando em uma permanente dependência dos serviços de saúde em diversas especialidades e que recebe a denominação de:
	
	
	
	
	
	CRIANUSC
	
	
	CRIANEXC
	
	
	CRIAES
	
	
	CRIAM
	
	 
	CRIANES
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar, incluindo aquelas que necessitam de alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária) são consideradas como:
	
	
	
	
	
	Crianças com Síndrome de Alstrom.
	
	
	Crianças com Autismo.
	
	
	Crianças com distúrbios de aprendizagem e inserção social.
	
	 
	Crianças com necessidades especiais de saúde (Crianes).
	
	
	Crianças sem patologias específicas e que não devem ser diferenciadas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Em relação ao público definido como CRIANES, são considerados quatro padrões específicos de demandas especiais de saúde para esta clientela. São elas:
	
	
	
	
	
	Crianças surdas-mudas; crianças com distúrbios de aprendizagem; crianças que experimentam situação real de abandono e crianças sem residência definida.
	
	 
	Crianças com disfunção neuromuscular; crianças dependentes de aparelhagem tecnológica; crianças fármacos-dependentes e crianças que dependem de modificações e alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária).
	
	
	Crianças que possuem necessidades socioculturais acentuadas; crianças que utilizam próteses e/ou aparelhos respiratórios; crianças dependentes de drogas sintéticas e crianças fora do sistema escolar há mais de três anos.
	
	
	Crianças com risco eminente de morte; crianças com necessidades especiais de aprendizagem; crianças com deficiências físicas e/ou motoras e crianças que não possuem responsáveis legais estáveis.
	
	
	Crianças com doenças infectocontagiosas; crianças que possuem HIV e/ou outros vírus que possam levar a óbito; crianças com problemas de paralisia cerebral e crianças que dependam de drogas de uso contínuo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A sigla PNEs traduz-se por:
	
	
	
	
	
	Portadores de Núcleos Exclusivos
	
	
	Pacientes com Necessidades Exclusivas
	
	 
	Portadores de Necessidades Especiais
	
	
	Pacientes com Necessidades Enfáticas
	
	
	Pacientes Necessários e Exclusivos
	
	
	
		7.
		Felizmente, tem sido constatada uma diminuição no número de casos definidos por ¿atendimentos especiais¿ ou registrados como PNEs (Portadores de Necessidades Especiais) em função de dois aspectos básicos: 1) O avanço tecnológico da medicina; 2) o próprio estímulo da sociedade em ações de inclusão social. Isso significa que:
	
	
	
	
	
	O avanço tecnológico e os processos de inclusão social são maléficos para os portadores de necessidades especiais uma vez que este público precisa de atenção especial sempre.
	
	
	O avanço científico não constitui um benefício para os portadores de necessidades especiais uma vez que não oferece atenção diferenciada para este público e nem medicamentos para tratamentos específicos.
	
	 
	O avanço tecnológico, através da descoberta de novos medicamentos e tipos de tratamento, têm reduzido significativamente muitas patologias. E a inclusão social faz com que essas pessoas não se vejam como pessoas que precisem de atendimento diferenciado.
	
	
	A inclusão social beneficia diretamente as pessoas portadoras de necessidades especiais em função dos processos de averiguação de capacidades funcionais.
	
	
	O avanço tecnológico faz com que o número de atendimentos a pacientes especiais aumente, pois cada vez há mais tecnologia oferecida a esse público. E a inclusão social permite que as famílias superprotejam seus filhos e evitem escolas e médicos comuns ao público geral.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Lucio é uma criança que pode ser designada como CRIANES, pois ele apresenta múltiplos diagnósticos médicos que dependem de modificações na forma habitual de cuidar. Sua mãe precisou de muitas orientações para lidar com ele no dia a dia. Isso significa que Lúcio necessita de cuidados que incluem:
	
	
	
	
	
	Atendimento de saúde particular e especializado.
	
	
	Um único médico especialista á sua disposição.
	
	
	Cuidados exclusivos da sua mãe como única cuidadora.
	
	
	Um plano privado de saúde de alto nível.
	
	 
	Alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária).

Continue navegando