Buscar

AP3 EBC 2014 2 - ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Gabarito da Avaliação Presencial – AP3
Período - 2014/2º (dezembro-2014)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
	Boa Prova!!!
Questão 1 (3,0 pontos):
Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo:
1.1. ( V ) No período do Milagre Econômico Brasileiro, a taxa média anual de crescimento do PIB brasileiro foi de 11,2%. Entre os fatores que contribuíram para tal desempenho, estão a utilização da capacidade ociosa existente e a expansão do endividamento das famílias.
1.2. ( F ) Na época do II PND recursos do BNDES, inflados pelos recursos do PIS/PASEP, foram fundamentais para o financiamento dos investimentos das empresas estatais, as quais puderam contar também com a elevada liquidez internacional.
1.3. ( V ) O neoliberalismo, que passou a influenciar a política econômica de superação dos efeitos da crise da década de 1970 em muitos países, propunha dentro outras coisas, o afastamento do Estado da produção por ele ser ineficiente. 
Questão 2 (4,0 pontos):
Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo:
2.1. ( F ) Seguindo a lógica dos planos econômicos de corte neoliberal, como foi o caso do Plano Real, são desencadeadas pela entrada em massa de capitais externos (numa quantidade maior do que sai) efeitos que resultam em impactos positivos sobre a balança comercial.
2.2. ( V ) No conjunto da herança bendita recebida pelo Presidente Lula em 2003 do governo anterior pode-se incluir, dentre outras, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a reforma parcial da Previdência Social e o ajuste fiscal dos estados.
2.3. ( F ) O crescimento da demanda de bens de consumo duráveis observada no período de 1968 a 1973 deveu-se, pelo menos em parte, à melhoria, ainda que pequena, da distribuição de renda.
2.4. ( V ) Numa avaliação do que foi o primeiro governo Lula (2003-2006) é possível dizer que em comparação com a política econômica do governo anterior houve continuidade com relação às reformas estruturais e à utilização do sistema de metas para a inflação.
Questão 3 (3,0 pontos):
Que fatores estariam explicando a grande euforia causada na população brasileira pelos resultados iniciais obtidos com o Plano Cruzado?
O Plano Cruzado em boa medida ia ao encontro dos anseios da sociedade de ter um plano que contemplasse a melhoria das suas condições de vida. Ao aumentar o poder aquisitivo da população e garantir esse poder de compra, proporcionou melhoria nas condições de vida da população, na medida em que permitiu aumentar o consumo, bem como diminuir a pobreza e a indigência.
Em síntese, o plano foi bem recebido pela sociedade porque atendeu aos seus anseios de melhoria das condições de vida e deu condições de participação na medida em que atuavam como “fiscais do Sarney”, ajudando a fazer cumprir o tabelamento de preços.
ATENÇÃO: Suas respostas para essas questões têm que estar necessariamente na “Folha de Resposta” e claramente identificadas pela numeração. Sob nenhuma hipótese respostas nessa folha de perguntas serão consideradas. 
Observações quanto ao gabarito:
A divulgação desse gabarito tem por objetivos: a) apresentar os pontos que deveriam estar presentes no conteúdo das respostas e que servirão de referência para a correção das provas; (b) apresentar uma redação com uma estrutura lógica e coerente para os pontos que deveriam estar presentes nas respostas; (c) seguir exatamente o que está no material didático da disciplina para que o(a) aluno(a) possa localizar a pergunta e a resposta nesse material.
O que está sendo avaliado é o domínio do conteúdo das aulas. O esperado e desejado é que cada aluno(a) construa sua própria redação. Isso significa dizer que as respostas dos alunos, obviamente, não têm que ser idênticas à redação do gabarito, mas o seu conteúdo sim.

Continue navegando