Buscar

Escolha do Tema para Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA
AULA 2 - O PROBLEMA CIENTÍFICO: A ESCOLHA DO TEMA E A IMPORTÂNCIA DE SUA DELIMITAÇÃO
Objetivo
1. Reconhecer que a escolha de um tema para pesquisa não deve ser ao acaso; 
2. Identificar os critérios que auxiliam a delimitação do tema; 
3. Escolher o tema para o trabalho de conclusão de curso e elaborar seu mapa conceitual.
O que é pesquisa?
Inicia-se uma pesquisa pela escolha do tema. Para tanto é preciso uma série de cuidados e, nesse sentido, é importante observar que independente da área de saber, todos enfrentam desafios parecidos: escolher um tema para pesquisar não é fácil!
O tema representa o objeto da pesquisa. Por objeto, entende-se aquilo que é pensado, que será investigado (LALANDE, 1993). Assim, deve ser mais restrito que o assunto, faz parte dele. Isso mostra que o assunto é mais amplo e abrangente que o tema (LEITE, 2008, p. 190). Acrescente-se, também, que o tema precisa ser específico para que as respostas, ao final da pesquisa, sejam igualmente específicas.
Por isso, costuma-se dizer que a primeira e fundamental fase de qualquer pesquisa é a definição do que vai ser pesquisado. Logo, a escolha do tema não deve ser apressada (SANTOS; MOLINA; DIAS, 2007). Nesta tarefa requer-se habilidade teórico-crítica, ou seja, conhecer e dominar os conceitos, as abordagens e os autores relevantes para a pesquisa como um pressuposto importante para a escolha do tema. Há uma recomendação neste caso:
Ler tanto quanto o tempo permita sobre o seu tema pode-lhe dar ideias não somente sobre a pesquisa que outros têm feito, mas também sobre sua abordagem e seus métodos (BELL, 2008, p. 57).
Que critérios devem ser considerados para a escolha do tema?
O tema deve ser ESPECÍFICO
O autor deve ter a maior autoridade sobre o assunto. Não se assuste, mas é preciso conhecer e dominar o assunto escolhido. Segundo Welber Oliveira Barral (2010, p.38), com um tema muito amplo, o pesquisador fará no máximo, a revisão bibliográfica do tema, ou seja, um fechamento.
O tema sede ser ACESSÍVEL
Um tema acessível significa que as fontes devem ser examinadas pelo pesquisador. Como sugestão, observamos que a) não se pode fazer uma pesquisa sobre tema cujas fontes primárias estejam em idioma estrangeiro; b) se a pesquisa for sobre a obra de um autor estrangeiro, deve-se ler no original; c) algumas disciplinas dependem mais da literatura estrangeira na revisão bibiográfica (9BARRAL, 2010, P.39-40)
A necessidade de que o tema seja EXEQUÍVEL no prazo estipulado!
Um erro comum é acreditar que um trabalho inovador poderá ser feito em pucos dias. um trabalho científico exige tempo para pesquisar as fontes, ler bibiografia, refletir, escrever, revisar, corrigir. Nesse sentido, o pesquisador deve estar atento ao prazo determinado por sua instituição de ensino e não ceder à tentação de mudar de tema ao longo da pesquisa. (BARRAL,02010, P.39-40).
A escolha do tema também deve considerar as EXIGÊNCIAS INSTITUCIONAIS!
O curso pode ter linhas de pesquisa específicas, dentro das quais devem se encaixar os trabalhos realizados pelos alunos. Esse direcionamento temático é relevante porque reflete na disponibilidade de um orientador, ou seja, um professor que domine o tema, e possa, assim, auxiliá-lo ao longo da pesquisa (BARRAL, 2010, P.39-40).
Sugere-se que o tema seja ATUAL e CONTROVERTIDO!
A escolha de um tema do momento - também traz riscos e dificuldades. Algumas recomendações podem ser feitas também para se identificar temas atuais: conversas com o orientador e outros pesquisadores, participação em congressos na área de interesse e leitura de periódicos atualizados (BARRAL, 2010, p.43)
Aptidão para o tema, o interesse pessoal e a maturidade intelectual!
Entende-se por aptidão, a facilidade de aprendizado de uma determinada área de conhecimento. E neste ponto, é bom recomendar que será mais fácil ao estudante dedicar-se a uma área de conhecimento para qual tenha aptidão, para qual demonstre facilidade de aprendizado e entusiasmo para conhecer mais. Deve-se tomar muito cuidado para não ser seduzido pela simpatia a professores, palestrantes, e não a temas (BARRAL, 2010, p. 43).

Continue navegando