Buscar

circuitos Relatorio 9

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENGENHARIA MECÂNICA
CIRCUITOS ELETRO-ELETRÔNICOS APLICADOS – CCE0205
PROF. WASHINGTON BOMFIM
	
Relatório da Prática 09 – Circuito de polarização fixa do TBJ.
Realizada em 18/11/2016
	
	Turma 3001
[1: ]
Resumo – O presente relatório visa uma abordagem sobre a prática experimental realizada em laboratório, promovendo a descrição dos procedimentos feitos e a análise dos resultados O objetivo desse estudo foi adquirir um conhecimento sobre circuitos de polarização, analisando parâmetros importantes como as grandezas elétricas em circuitos de polarização de transistor, incluindo os registros obtidos no multimetro.
Palavras-chave – Polarização fixa, transistores, multimetro.
Introdução
O transistor é um componente de circuito elétrico, cujo nome vem do termo transfer resistor, ou seja, resistor de transferência, que se tornou popular nos anos de 1950, sendo ele o grande responsável pela revolução da eletrônica. Uma de suas principais funções é a de aumentar e chavear os sinais elétricos. 
O transistor surgiu no ano de 1948 meio que ao acaso. Nesse ano, três cientistas norte-americanos descobriram um cristal de semicondutores e através deste apresentaram dois tipos de junções. Nas pesquisas com esse material, os cientistas perceberam que ele tinha a capacidade de fazer amplificações parecidas com as obtidas com a válvula de triodo. Dessa forma, descobriram um novo componente: o transistor. Ele é basicamente um substituto das antigas válvulas eletrônicas. Sua aplicação é vantajosa, pois o custo de fabricação é menor e ele gasta menos energia que as antigas válvulas. 
Essa descoberta possibilitou um grande avanço na eletrônica, de forma que o dispositivo passou a ser largamente empregado nos circuitos eletrônicos. Em razão do avanço tecnológico que esse componente favoreceu, os cientistas que fizeram a descoberta receberam o prêmio Nobel da Física no ano de 1956.								[1]
Figura 1. Transistores.
o princípio de funcionamento do transístor bipolar é o seguinte: a Base B, com corrente reduzida IB (microampères ou miliampères), permite controlar a corrente IC (bastante mais elevada, miliamperes ou ampères) da carga ligada no coletor C ou permite controlar a potência fornecida à carga ligada ao coletor; pelo emissor, faz-se o escoamento das correntes anteriores que somadas originam a corrente de emissor IE = IB + IC. Polariza-se directamente (+ liga a P e – liga a N) a junção Base-Emissor e inversamente (+ liga a N e – liga a P) a junção Coletor-Base, para que o transístor funcione na zona activa, como amplificador de corrente. Isto é, no transístor NPN, com N – Coletor, P – Base e N – Emissor, aplica-se uma tensão positiva à Base (P), em relação ao Emissor (N) e aplica-se uma tensão positiva ao Coletor (N) em relação ao Emissor (N).
Por isso, se diz que o circuito da Base é o circuito de comando do transístor e o circuito do coletor é o circuito de potência do transístor. Regulando a corrente da base IB, regula-se a corrente de coletor (e, portanto, da carga) IC. Podemos comparar o funcionamento do transístor a uma torneira de água que, abrindo mais ou menos a sua válvula, deixa passar mais ou menos quantidade de água – no caso do transístor, será mais ou menos corrente elétrica.
Funcionando como regulador de corrente ou como amplificador de corrente, ele apresenta um ganho de corrente b que é calculado pela expressão b = IC / IB. O ganho não tem unidades e pode variar entre 10 e 450 [2]
Figura 2. Funcionamento transistor.
MATERIAIS E MÉTODOS
 Materiais
1 – Transistor PN 2222A
1 – Resistor de 4,7kΩ
1 – Resistor de 2,2MΩ
1 – Fonte Minipa MPL – 3303 Pat: 147151 
1 – Multímetro Digital Minipa ET- 1110 Pat: 534655
1 – Protoboard de 2420 Pontos MP- 2420 Pat: 233902
Figura 3. Materias utilizados.
Métodos
Montaremos os circutitos conforme material didatico sugerido pelo professor, e obervaremos os resultados obtidos de acordo com os componentes do circuito e suas dispoções no protobord.
Fórmulas utilizadas
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 Questões:
Para o circuito abaixo, calcule a corrente de base (Ib), corrente de coletor (Ic), tensão coletore-emissor (Vce), e tensão sobre resistor de coletor ( em cada circuito (considere transistor com β= 300)
Figura 4. Circuito sugerido.
Montar o circuito , medir e anotar os valores das correntes e tensãos calculadas no item 1 em cada circuito.
Figura 5. Entrada fonte alimentadoras 12v.
Figura 6. Valor medido de Ib.
Figura 7. Valor medido de Ic.
Figura 7. Valor medido de Vce.
Figura 8. Valor medido de Vrc.
 Valores Calculados:
Valores Medidos;
Apos analise do grupo , podemos concluir que houveram fatores que influenciaram nos resultados obtidos com os calculos teoricos, e os valores medidos tais como valore do transistor e possiveis “desregulagem” dos aparelhos de medição.
Conclusões
Após análise de toda teoria e resultados obtidos na experiência pratica nos foi proporcionado a elaboração de uma síntese-conclusiva e obtenção de conhecimento de vias gerais acerca do assunto abordado, circuito de polarização fixa do TBJ.
	Podemos observervar que houve uma variação com o valor medidor ao valor teorico, variação essa provocada pela utilização do valor teorico de =300 tal valor ficou em divergencia com o valor do transistor fornecido para realização da pratica, que apos o calculo de encontramos o valor de 170, foi tambem observado que dados práticos, em geral, podem ser influenciados por vários fatores, tornando duvidosas suas saídas, assim, artifícios estatísticos sempre se fazem necessários para compensar e analisar eventuais falhas.
Referências Bibliográficas
“Transistor"; Disponível em < http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/transistor.htm>. Acesso em 23 de novembro de 2016.
O que são transistores. "Transistores"; Disponível em < http://www.josematias.pt/eletr/o-que-sao-transistores/>. Acesso em 23 de novembro de 2016.

Continue navegando