Buscar

Relatório 2 Circuitos Eletroeletrônicos Aplicados O Ohmímetro CERTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENGENHARIA DE MECÂNICA
CIRCUITOS ELETROELETRÔNICOS APLICADOS– CCE0205
	
Relatório da Prática 2 – O Ohmímetro
Realizada em 18/08/2017
	
	Turma 3009
André da Silva Ramos
Arlindo da Silva Rodrigues Lopes Junior
Suéllen Cruz Carrozzino
Victor Colasso Camargo
[1: ]
Resumo – Este relatório analisará dez resistores quanto aos seus valores nominais, encontrados através de seus códigos de cores e seus valores medidos com o auxílio de um ohmímetro. Com esses dados, encontraremos o seu desvio percentual e o compararemos com o valor de tolerância de cada resistor. Além disso, também aprenderemos a diferença entre os métodos de medidas de resistências a dois e a quatro fios. 
Palavras-chave – Ohmímetro, resistência, resistores.
Introdução
Ohmímetro (também chamado de ôhmetro) é o nome dado ao instrumento que mede resistências (Ω). [1] Este instrumento pode ser integrado ao voltímetro e amperímetro, formando assim um único aparelho denominado multímetro que é utilizado para medir valores de resistência, corrente e tensão. [2]
Para medir uma resistência elétrica partimos de sua própria definição: a oposição à passagem da corrente. Se quisermos medir uma resistência elétrica basta então aplicar uma tensão nesta resistência de modo que uma corrente seja forçada a circular. Pela intensidade desta corrente podemos ter uma ideia da sua resistência: se a corrente for intensa é porque a resistência é pequena e se a corrente for reduzida é porque a resistência é elevada. [1] 
Devido à probabilidade de obtermos valores altos e baixos de resistência elétrica ao medirmos a resistência de um material, o ohmímetro possui em seu corpo uma chave seletora com posições de 200Ω, 2KΩ, 20KΩ, 200KΩ, 2MΩ e 20MΩ. Esses valores representam o maior valor que a escala selecionada poderá medir. Por isso, é necessário que já se tenha ideia sobre qual o valor da resistência elétrica a ser medido.
O ohmímetro utiliza o método usual de medida de valores de resistência a dois fios, onde o instrumento aplica uma tensão de uma bateria interna ao aparelho à resistência que está sob teste e mede a intensidade da corrente resultante. Existe também outro método de resistência elétrica que é o método a quatro fios onde há a aplicação de uma corrente à resistência sob teste e mede-se a diferença de potencial obtida, o que resulta numa maior precisão principalmente em resistência de valores muito baixos.
 Além disso, os ohmímetros podem ser analógicos ou digitais.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização desta prática, foram utilizados os seguintes materiais: 
Dez resistores;
Tabela de código de resistores;
Ohmímetro
Os métodos utilizados para as realizações das práticas foram os seguintes;
Analisar as faixas de cores de cada resistor e identificar o valor nominal de suas resistências e as suas tolerâncias, com o auxílio da tabela de código de cores para resistores; 
Realizar a medição do valor da resistência elétrica de cada resistor, devendo atentar-se com a escala mais apropriada para cada um, utilizando a chave seletora para seleciona-la. 
Calcular o desvio percentual entre o valor nominal e o valor medido da resistência elétrica de cada resistor.
Pesquisar sobre a diferença dos métodos de medidas de valores de resistência elétrica.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A tabela I apresenta os resultados das análises realizadas nos dez resistores separadamente.
	
	
Valor Nominal
	
Tolerância
	
Valor Medido
	Posição
da
Escala
	
ΔR
	R1
	56 Ω
	± 5 %
	54 Ω
	2 kΩ
	3,7 %
	R2
	330 Ω
	± 5 %
	324 Ω
	2 kΩ
	1,82 %
	R3
	8,2 kΩ
	± 5 %
	8,04 kΩ
	20 kΩ
	1,95 %
	R4
	2,2 k Ω
	± 5 %
	2,18 kΩ
	20 kΩ
	0,91 %
	R5
	18 kΩ
	± 5 %
	17,8 kΩ
	20 kΩ
	1,11 %
	R6
	68 kΩ
	± 5 %
	68,2 kΩ
	200 kΩ
	0,29 %
	R7
	270 kΩ
	± 5 %
	265 kΩ
	2 MΩ
	1,85 %
	R8
	4,7 kΩ
	± 5 %
	4,61 kΩ
	20 kΩ
	1,91 %
	R9
	1 MΩ
	± 5 %
	0,997 MΩ
	2 MΩ
	0,3 %
	R10
	0,47 MΩ
	± 5 %
	0,463 MΩ
	2 MΩ
	1,49 %
Figura 1. Fórmula utilizada para realizar o cálculo do desvio percentual entre o valor nominal da resistência elétrica de cada resistor e o valor medido pelo ohmímetro.
Figura 2. Ohmímetro integrado em um multímetro que foi utilizado na experiência, realizando a medição do valor da resistência de R4. 
R10
R9
R8
R7
R6
R5
R4
R3
R2
R1
Figura 3. Resistores utilizados durante a experiência. 
A primeira questão do relatório pede para que se calcule o desvio percentual (ΔR) entre os valores nominais da resistência elétrica de cada resistor e os valores medidos pelo ohmímetro. Os valores dos desvios foram colocados na tabela I na parte representada pelo símbolo.
A segunda questão do relatório pede para que se compare o valor do desvio percentual dos resistores com suas respectivas tolerâncias. Após realizarmos as análises e comparações, concluímos que os desvios percentuais de todos os resistores estavam dentro das tolerâncias dos mesmos, ou seja, houve coerência entre os valores nominais e os valores medidos de cada resistor.
A terceira questão do relatório pede para que seja realizada uma pesquisa sobre métodos de medidas de resistências a dois e a quatro fios apresentando seus esquemas de ligações, comparações de exatidão e aplicações.
Método a dois fios
 O método de medida de resistência a dois fios utiliza o princípio no qual o instrumento de medida aplica uma tensão proveniente de uma bateria interna a um elemento sob teste e mede a intensidade da corrente resultante. Após isso, a medida da resistência elétrica do elemento sob teste pode ser obtida pela razão entre a tensão em seus terminais e a corrente que o atravessa o elemento.
Figura 3. Esquema de ligação de um instrumento de medida que mede a resistência elétrica pelo método a dois fios.
No momento em que as pontas de prova são colocadas nas extremidades do elemento sob teste, estabelece-se um circuito fechado onde uma fonte de tensão representada letra “V” aplica uma diferença de potencia nos terminais do elemento e, após isso, um amperímeto representado pela letra “I” mede a intensidade da corrente estabelecida. Então, tendo o valor da tensão aplicada e da corrente, torna-se possível calcular a resistência elétrica e, através de circuitos eletroeletrônicos, o valor obtido é indicado em um visor.
Este método é muito útil em resistores e componentes onde a resistência é maior que a resistência das pontas de prova. Para elementos de baixa resistência, a resistência do conjunto adiciona um erro, variável com a temperatura e modelo das pontas de prova. Na prática, para resistências abaixo de 0,5 Ω, as medidas já não são tão precisas.
Método a quatro fios
 Para se medir valores de resistência muito baixas, como em pedaços de fios de cobre ou contatos de chaves por exemplo, o método a quatro fios é o mais recomendado devido a sua precisão.
Figura 4. Esquema de ligação de um instrumento de medida que mede a resistência elétrica pelo método a quatro fios.
No método a quatro fios, a corrente é aplicada através de dois fios, representados pelas linhas verdes externas, ao elemento sob teste. Então, os outros dois fios, representados pelas linhas verdes internas e conectados a um voltímetro, medem a diferença de potencial obtida, que varia com a resistência. Este método é muito mais preciso, pois a corrente “I” aplicada ao resistor não passa pelas pontas de prova do voltímetro, fazendo com que o erro causado pela corrente aplicada não interfira na medição.
Conclusões
Após responder às perguntas e realizara as análises propostas, concluímos que existem diferenças entre os valores nominais de um resistor e os valores medidos por um ohmímetro. Também vimos que é possível mensurar essa variação através da fórmula que calcula o desvio percentual apresentado pelo resistor e, desde que o desvio percentual de cada resistor, não há problemas existirem variações, dependendo da aplicação do resistor. 
Pudemos perceber a importância de termos bom senso ao utilizarmosum ohmímetro, para que possamos escolher a escala apropriada ao valor nominal do resistor, e então realizarmos a leitura de forma clara.
Equipamentos para medidas de resistência elétrica são construídos de modo a formarem um circuito fechado ao realizarem medições em elementos de modo que, sendo aplicada uma tensão ou corrente, torna-se possível, através da Lei de Ohm, calcular o valor da resistência elétrica do elemento sob teste e são construídos baseados em dois métodos para realizarem as suas funções sendo que, de acordo como valor nominal do componente a ser medido, um método pode ser mais adequado e viável do que o outro devido a sua precisão e eliminação dos erros.
Referências Bibliográficas
INSTITUTO NEWTON C BRAGA Ohmímetro. Disponível em http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque-tecnologico/204-o/7615-ohmimetro-alm418 acessado em 22/08/2017
Robert L. Boylestad, Introdução à Análise de Circuitos Elétricos, 10ª ed. São Paulo: Pearson. 848 p.´

Outros materiais