Buscar

Prova Discursiva e Objetiva de Gestão e Mapeamento de Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Discursiva de gestão e mapeamento de processos
Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Para se mapear um processo, conforme verificamos nos nossos estudos (o exemplo do processo de fazer pipoca na panela é uma referência), são necessários alguns passos importantes, como por exemplo identificar os objetivos do processo. Quais são os demais nove passos?
Nota: 20.0
	 O aluno deverá discorrer sobre os principais passos na elaboração de um mapeamento de processos. O primeiro deles já foi informado (identificar os objetivos do processo). Os demais são:
Identificar as saídas do processo;
Identificar os clientes do processo;
Identificar as entradas e componentes do processo;
Identificar os fornecedores do processo;
Delimitar os limites do processo;
Documentar o processo atual;
Identificar as melhorias necessárias ao processo;
Conciliar melhorias a serem aplicadas ao processo;
Documentar o processo revisado
Resposta:1 Identificar as saídas do processo; 2 Identificar os clientes do processo; 3 Identificar as entradas do processo; 4 Identificar os componentes do processo; 5 Identificar os fornecedores do processos; 6 Entender os limites do processo; 7 Documentação do processo atual; 8 Identificar as melhorias que o processo necessita; 9 Escolher as melhorias a serem aplicadas no processo. 
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Segundo Laudon e Laudon, citado por (JUNIOR, 2011) “Os SSEs são sistemas orientados para gráficos, projetados para gerência sênior, que oferecem computação generalizada e recursos de telecomunicações para monitoramento e controle de uma empresa.”
Os Sistemas de Suportes Executivos – SSEs, devem possuir algumas características importantes.
Enumera cinco características importantes, quais são elas? 
Nota: 6.0
	- Ser de fácil uso;
- Executar sofisticadas análise de dados;
- Fornecer flexibilidade e adaptabilidade a novas situações;
- Fornecer resultados com rapidez e eficiência;
- Solucionar problemas não estruturados;
JUNIOR, Cicero Caiçara – Sistemas Integrados de Gestão ERP – uma abordagem gerencial –IBPEX - 4ª edição 2011, p. 81.
Resposta:- Fornecer capacidade de computação e telecomunicação para mudar a estrutura dos problemas; - Sistema de apoio a decisões; - Ferramenta que permite que os executivos focalizem, filtrem e organizem dados e infirmações; - Devem ser fáceis de usar e dar suporte as tomadas de decisões; - Devem ser personalizadas.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Um sistema de informação é considerado estratégico quando é capaz de apoiar ou delinear a estratégia competitiva de uma unidade de negócio. [...] Para exercer influência sobre a estratégia de uma empresa, um sistema de informação deve considerar fatores externos à organização, ou seja, o seu ambiente de negócios, bem como proporcionar algum tipo de inovação. Assim, um sistema estratégico deve antecipar tendências e permitir aos gestores não apenas reagir, mas também agir de forma proativa.
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba:  Intersaberes, 2012.p.80. (Adaptado)
Uma das características dos sistemas estratégicos é a informação em tempo real. Qual a vantagem competitiva que esse tipo de informação possibilita?
Nota: 20.0
	Com a informação em tempo real é possível assegurar respostas rápidas e garantir qualidade dos indicadores de desempenho. Monitoram constantemente as informações provenientes dos ambientes interno e externo à organização, como, por exemplo, tendências de mercado, posicionamento de concorrentes, comportamento dos consumidores, indicadores econômicos, benchmarking etc.
Resposta:Com a informação em tempo real é possível assegurar respostas rápidas e garantir qualidade dos indicadores de desempenho. Monitoram constantemente as informações provenientes dos ambientes externos e internos da organização, como exemplo, as tendências do mercado, posicionamento de concorrentes, comportamento de consumidores e indicadores econômicos, etc. 
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
A arquitetura utilizada em sistemas ERP segue o modelo cliente-servidor e é composta de três camadas: de apresentação, de aplicação e base de dados.
Descreva a função de cada uma destas camadas:
Nota: 20.0
	Camada de apresentação: é composta por um sofrware que permite a interação com o usuário; normalmente apresenta interface gráfica, portanto amigável e intuitiva. É por meio desta camada que os usuários inserem, consultam e excluem os dados do sistema.
Camada de aplicação: é responsável pelo funcionamento do sistema, integração dos módulos e processamento das informações.
Base de dados: é a mais interna das camadas e a responsável pelo gerenciamento dos dados. É armazenada no servidos.
(JUNIOR, Cicero Caiçara – Sistemas Integrados de Gestão ERP – uma abordagem gerencial –IBPEX - 4ª edição 2011, p. 93).
Resposta:- Apresentação: é composta por um software que permite a interação com o usuário, normalmente apresenta interface gráfica, sendo assim, amigável e intuitiva. - Aplicação: responsável pelo funcionamento do sistema, integração dos módulos e processamento das informações. - Base de dados: é a mais interna das camadas e responsável pelo gerenciamento de dados.
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o fragmento de texto a seguir:
O objetivo do mapeamento de processos é buscar um melhor entendimento dos processos existentes e dos futuros para melhorar o nível de satisfação do cliente e aumentar desempenho do negócio, sendo uma ferramenta básica e primordial para execução da Gestão por Processos.
Com base nesta informação, precisamos entender os conceitos de modelagem e mapeamento de processos, explique-os:
Nota: 20.0
	O CBOK 2.0 (ABPMP, 2009) define modelagem como “um mecanismo utilizado para retratar a situação atual e descrever a situação futura dos processos de negócios. Tem como objetivo otimizar os processos executados dentro de uma organização. Pode ser “dividida” em dois grandes momentos de análise do ambiente de negócio: situação atual (As-Is) e situação proposta (To-Be), portanto entende “modelagem” como sinônimo de “mapeamento”.
A modelagem de processos, apesar de ser um conceito comumente citado junto com “mapeamento”, faz uma análise mais específica e profunda do processo, criando um modelo de seu funcionamento com vistas a atingir algum objetivo, como automação ou acompanhamento de longo prazo, por exemplo.
Portanto, de forma resumida estabelece-se que o mapeamento é a descrição de um processo (existente ou não) e a modelagem é o ajuste necessário, conforme modelo a ser objetivado (de cunho administrativo, financeiro, etc.).
Resposta:O mapeamento de processos de um organização pode ser definido como o conhecimento e análise do processo, bem como seu relacionamento com os dados. É feita a identificação de quantos e quais serão os processos mapeados. Já a modelagem visa entender e repensar a empresa, procurando assegurar a mesma visão entre todos os participantes e setores envolvidos. Também monitora os processos e analisa oportunidades de melhorias, melhora a qualidade e produtividade dos serviços e produtos, padroniza conceitos e sistematiza o conhecimento.

Continue navegando