Buscar

Mercado Financeiro SM 1,2,3 e 4 2016.2

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO
	
	 Simulado: GST0187_SM 1_ V.1 
	 Aluno(a): 
	Matrícula: 
	 Desempenho: 0,3 de 0,5
	 Data: 17/11/2016 17:15:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308223538)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As instituições financeiras são classificadas quanto a sua natureza em bancária e não- bancária. Fazem parte das instituições financeiras bancárias:
		
	
	Bancos comerciais, Múltiplos e Caixas econômicas federal
	 
	Bancos internacionais, Múltiplos e Caixas econômicas federal
	
	Os Bancos comerciais, bancos de desenvolvimento
	
	Os Bancos comerciais, e Caixas econômicas
	 
	Os Bancos comerciais, Múltiplos e Caixas econômicas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308223452)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos componentes do Sistema Financeiro Nacional são os Órgãos Normativos, estes órgãos são representados pelos seguintes conselhos:
		
	
	Conselho Monetário Nacional; Conselho nacional de seguros publico;Conselho nacional de Previdência Complementar.
	
	Conselho Nacional;Conselho presidencial de seguros privado ;Conselho nacional de Previdência Social.
	
	Conselho Monetário Nacional;Conselho nacional de seguros privado ;Secretaria nacional de Previdência de pensão.
	 
	Conselho Monetário Nacional; Conselho Nacional de Seguros Privados ;Conselho Nacional de Previdência Complementar (antigo Conselho de Gestão da Previd. Complementar).
	
	Conselho Monetário Nacional;Conselho presidencial de seguros privado ;Conselho nacional de Previdência Social.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308924327)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema financeiro é composto por um conjunto de instituições financeiras, públicas e privadas, e seu órgão normativo máximo é o Conselho Monetário Nacional (CMN). Algumas das principais atribuições do CMN são: I ¿ regular a constituição e o funcionamento das instituições financeiras, bem como zelar por sua liquidez; II ¿ acionar medidas de prevenção ou correção de desequilíbrios econômicos, surtos inflacionários etc; III ¿ regulamentar, sempre que julgar necessário, as taxas de juros, comissões e qualquer outra forma de remuneração praticada pelas instituições financeiras; IV ¿ fomentar e reequipar os setores da economia por meio de várias linhas de crédito; V ¿ ter o monopólio das operações de penhor. Estão corretos APENAS os itens:
		
	
	I, II e IV
	
	I e IV
	 
	I, II e III
	
	II, III e V
	
	II e V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308734203)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As empresas comerciais (não financeiras) que operam por meio de aquisições de duplicatas, cheques, de forma similar a uma operação de desconto bancário denominam-se:
		
	 
	Bolsa de Valores
	
	Banco Comercial
	
	Caixa Econômica Federal
	
	cooperativa de crédito
	 
	Factoring
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308849672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A estrutura atual do Sistema Financeiro Nacional (SFN) no Brasil, foi estabelecida a partir da Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. Assinale, dentre as alternativas abaixo, as Instituições que foram criadas a partir desta lei e que representam nossas Autoridades Monetárias:
		
	
	Superintendência de Moeda e Crédito (SUMOC) e Secretaria de Previdência Complementar (SPC).
	 
	Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central do Brasil (BCB);
	
	Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN);
	
	Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
	
	Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e Banco do Brasil (BB);
		
	
	
	 
	
	
	  MERCADO FINANCEIRO
	
	 Simulado: GST0187_SM 2_V.1 
	 Aluno(a): 
	Matrícula: 
	 Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 17/11/2016 17:25:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308924753)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com a Lei da Reforma Bancária, houve a especialização do sistema financeiro. A subdivisão desse sistema pode ser explicada por meio da seguinte metáfora: imagine que existam quatro tribos de índios, sendo que a tribo das instituições financeiras teria como cacique, chefe maior, o BACEN; a tribo das bolsas de valores, corretoras de valores e distribuidoras de valores mobiliários teria como cacique a CVM; a tribo das sociedades seguradoras, associações de previdência privada aberta e sociedades de capitalização teria como cacique a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); e, por fim, a tribo das entidades de previdência privada fechada teria como cacique a Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Pode-se, ainda, comparar a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), cujo conselho cuida de todas as tribos indígenas no Brasil, com o CMN, responsável maior do SFN, que formula a política da moeda e do crédito e outras políticas importantes para o bom funcionamento do SFN, como um todo. Tendo o texto acima como referência inicial e com relação aos órgãos e autarquias mencionados, indique a alternativa CORRETA.
		
	
	a) Autorizar a emissão de papel-moeda e fixar as diretrizes e normas de política cambial, inclusive compra e venda de ouro e quaisquer operações em moeda estrangeira, é competência privativa do BACEN.
	 
	e) É atribuição da SUSEP fiscalizar a constituição, a organização e o funcionamento das sociedades seguradoras, das sociedades de previdência privada aberta e das sociedades de capitalização. Zelar pela liquidez dessas sociedades é função privativa da SPC.
	
	c) Na Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP), os ativos e contratos registrados incluem: letras de câmbio, certificados de depósito bancário (CDBs) subordinado, cotas de fundo de investimento financeiro e títulos públicos federais emitidos antes de fevereiro de 1992.
	
	b) Nos casos de urgência e de relevante interesse do SFN, o presidente do CMN, que é o ministro da Fazenda, tem a prerrogativa de deliberar sozinho, de forma monocrática, independentemente do referendo dos demais membros do conselho.
	 
	d) As bolsas de valores podem deixar de ser entidades sem fins lucrativos, transformando-se em sociedades anônimas. Nesse caso, não somente as corretoras podem ser sócias, mas também qualquer pessoa física ou jurídica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308331861)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pode-se afirmar que a principal função do Conselho Monetário Nacional é:
		
	
	Fixar as características do mercado de seguros
	
	A emissão e distribuição de valores mobiliários
	
	Divulgar informações para orientar os participantes do mercado
	 
	Expedir as diretrizes para o correto funcionamento do SFN
	
	Regular a execução de serviços de compensação de cheques e outros papéis.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308758539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Investimentos de longo prazo devem ser financiados mediante captações de longo prazo.¿ Desta forma, em que mercado a empresa poderia obter recursos para financiar este investimento?
		
	 
	Mercado de capitais.
	
	Mercado aberto.
	
	Mercado de câmbio.
	
	Mercado de crédito.
	
	Mercado primário.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308907772)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Complete a frase corretamente: O mercado de capitais tem como característica possibilitar às empresas capitar recursos para suprir necessidades de __________________. Nesse mercado, a empresa pode capitar recursos _______________, através da emissão de debêntures, ou _______________, através da emissão de ações. O investidor que comprar ações da empresa se torna ___________________ do negócio. Para ele, ________________ o sucesso do negócio. A sua principal fonte de remuneraçãosão os __________________.
		
	
	curto prazo, de terceiros, próprios, sócio, interessa, juros.
	
	curto prazo, de terceiros, próprios, credor, não interessa, juros
	 
	longo prazo, de terceiros, próprios, sócio, interessa, lucros.
	
	curto prazo, próprios, de terceiros, sócio, não interessa, juros.
	
	longo prazo, de terceiros, próprios, credor, interessa, lucros.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308804448)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Determinadas operações de empréstimos são realizadas normalmente por empresas com valores a receber de seus clientes. Normalmente, são empresas comerciais que recebem muitos pagamentos a prazo. Para evitar a falta momentânea de recursos em caixa, essas empresas podem recorrer às instituições financeiras para antecipar os seus recebíveis em operações denominadas descontos de duplicatas Sobre os descontos de duplicatas, analise as afirmações abaixo: I. Na antecipação, se a empresa comercial está antecipando um valor de R$ 1.000.000,00, a ser recebido daqui a 30 dias, o banco realiza um desconto, concedendo a empresa, de forma antecipada, um valor inferior a R$ 1.000.000,00. Se os clientes da empresa comercial não cumprirem suas obrigações, a empresa é solidária em cumprir essas obrigações junto ao banco. As empresas comerciais têm outras possibilidades para antecipar recebíveis. Porque II. As sociedades de arrendamento mercantil realizam as operações de descontos de duplicatas, cobrando taxas de juros de descontos semelhantes às cobradas pelos bancos. A vantagem de realizar as operações de descontos com essas empresa é a transferência do risco. As empresas comerciais, que estão realizando a antecipação de valores, não são solidárias aos seus clientes junto às sociedades de arrendamento mercantil. Caso os clientes não cumpram suas obrigações, o risco é da sociedade de arrendamento mercantil.
		
	 
	a) A afirmação I está correta e a afirmação II está incorreta
	 
	b) A afirmação II está correta e a afirmação I está incorreta.
	
	c) As afirmações I e II estão corretas, mas a II não justifica a I.
	
	d) Ambas as afirmações estão corretas e a II justifica a I.
	
	e) Ambas as afirmações estão incorretas.
		
	
	 
	
	
	  MERCADO FINANCEIRO
	
	 Simulado: GST0187_SM 3_ V.1 
	 Aluno(a): 
	Matrícula: 
	 Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 17/11/2016 17:33:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308223593)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os bancos de investimentos são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário.Essas instituições efetuam operações de maior escala, como:
		
	
	Repasses de recursos não- oficiais de crédito, repasses de recursos captados no exterior,
	
	Repasses de recursos oficiais de crédito, repasses de recursos pagos no exterior,
	 
	Repasses de recursos oficiais de crédito, repasses de recursos captados no exterior,
	 
	Repasses de recursos oficiais de crédito, repasses de recursos pagos no balcões
	
	Repasses de recursos oficiais de empréstimos, repasses de recursos captados no exterior,
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308223466)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A fixação dos coeficientes dos encaixes obrigatórios dos Depósitos à Vista e Depósitos a Prazo. É uma das atribuições de qual órgão normativo?
		
	 
	CMN
	
	CNM
	
	BCB
	
	Bacen
	
	BNDES
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308223555)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com o passar dos anos os bancos comerciais evoluíram de uma maneira que hoje podemos observar a criação de vários tipos de bancos, o mais conhecido é o __________.
		
	
	Banco não- comercial
	
	Banco de cambio
	
	Banco comercial
	 
	Banco múltiplo
	
	Banco de capitais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308924745)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conjuntos de instituições dedicadas a manter o fluxo de recursos entre poupadores e investidores, como também a ordem no Mercado Financeiro. Estas características referem-se:
		
	
	a) ao sistema bancário nacional;
	
	c) aos esforços das entidades do Mercado de Capitais;
	
	e) à união de Inst. Finan. que atuam no país.
	 
	d) ao Sistema Financeiro Nacional;
	
	b) ao conglomerado financeiro brasileiro;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308745141)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre intermediação financeira, marque a alternativa incorreta:
		
	
	O intermediário financeiro constitui-se num especialista nas negociações com títulos, o que permite oferecer operações financeiras mais sofisticadas a todos os agentes de mercado, mesmo para aqueles menos familiarizados com a dinâmica bancária.
	 
	Os recursos da economia são movimentados no mercado, em sua maior parte, por intermediários financeiros, que trabalham de forma especializada e voltados para entrosar expectativas e interesses de agentes econômicos com capacidade de poupança com os tomadores de recursos
	
	A presença da atividade de intermediação financeira fundamenta-se no desequilíbrio entre o nível de poupança e investimento de uma economia;
	
	O mercado financeiro cumpre sua finalidade quando cria condições para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país, sem a necessidade de intermediação financeira;
	 
	Economias mais desenvolvidas tem por características apresentar um sistema de intermediação financeira bastante diversificado e ajustado à necessidade de seus agentes produtivos, de forma a executar sua função primordial de direcionar recursos de unidades superavitárias para financiar unidades com carência de capital;
		
	
	
	 
	 Fechar
	
	  MERCADO FINANCEIRO
	
	 Simulado: GST0187_SM 4_ V.1 
	 Aluno(a): 
	Matrícula: 
	 Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 17/11/2016 17:36:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308921844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Brasil perdeu o grau de investimento na classificação de crédito da Standard and Poor's (S&P), informou a agência de classificação de risco nesta quarta-feira (09.09.15). A nota foi rebaixada de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa. O Brasil ainda possui grau de investimento pelas outras duas agências de risco, a Ficth e a Moody's. Em agosto, a Moody's agência informou que decidiu cortar a nota do país de "Baa2" para "Baa3", mudando a perspectiva de negativa para estável. O grau de investimento foi mantido. O receio de que o país perca o grau de investimento ¿ espécie de selo de bom pagador e "porto seguro" para investidores ¿ influenciou a tendência de alta do dólar e de queda da Bovespa nos últimos meses. Mas, afinal, qual é o efeito da manutenção do grau de investimento para os brasileiros? Marque alternativa correta. I. O custo do dinheiro ficará mais barato no Brasil. II. A fuga de capital internacional teria um ¿efeito em cascata¿ para a economia. III. Menos investimentos também pode afetar o poder aquisitivo das pessoas. ¿Torna a vida do cidadão comum mais difícil para conseguir emprego ou amenta o risco de perder o emprego.¿ IV. Sem o grau de investimento, muitos investidores estrangeiros não aplicariam mais dinheiro no Brasil.
		
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Somente a alternativa IV está correta
	
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas
	 
	As alternativas II, III e IV estão corretas
	
	As alternativas I e IV estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308802958)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 Petrobras anunciou a criação de uma Comissão Interna para investigar e apurar os fatos divulgados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre o suposto vazamento de informações privilegiadas na venda do grupo Ipiranga ao consórcio formado por Petrobras, Ultra e Braskem a investidores.Na última segunda-feira (19), as três empresas anunciaram a operação de compra, por US$ 4 bilhões, da totalidade das ações do grupo Ipiranga. No mesmo dia do anúncio, a CVM informou que começou a apurar o possível uso de informação privilegiada. Na sexta-feira anterior à transação, dia 16, a ação ordinária da Distribuidora Ipiranga subiu 33,33% e a ação ordinária da Refinaria Ipiranga oscilou 8,31% (Folha Online 27/03/2007). A obtenção de informação privilegiada (ou não disponível ao público) para obtenção de maiores ganhos no mercado financeiro chama-se?
		
	
	 Junk Bond
	 
	 Inside Trading
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	 
	Oportunidade de negócio
	
	 Breack-Even
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308830242)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Financiamento do crédito direto ao consumidor, é uma operação de mercado de capitais que viabiliza a compra de bens duráveis de consumo a prazo para pessoa física, médio prazo e conta com a emissão de um título de renda fixa emitido pela Sociedade de Crédito Financiamento e Investimento para viabilizar essa operação .Esse título tem rendimento pré fixado e prazo definido, podendo ser atrelado a um indexador, e é denominado de
		
	
	Letras Imobiliárias
	 
	Título de Capitalização
	
	Certificado de Depósito Bancário
	 
	Letra de Câmbio
	
	Recibo de Depósito Bancário
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308804412)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os bancos comerciais atuam captando recursos de seus clientes superavitários e emprestando recursos para clientes deficitários. Sobre o Balanço Patrimonial dos bancos comerciais, analise as afirmativas abaixo: I. Um banco tem a capacidade de criar moeda escritural quando capta recursos de terceiros através de depósitos à vista, os depósitos em conta corrente, PORQUE II. Parte dos recursos captados através de depósitos à vista é enviada ao Banco Central do Brasil na forma de depósitos compulsórios.
		
	
	a) A afirmativa I está correta, mas a afirmativa II não.
	
	b) A afirmativa II está correta, mas a afirmativa I não.
	 
	d) Ambas as afirmativas estão corretas e a II justifica a I.
	 
	c) Ambas as afirmativas estão corretas, mas a II não justifica a I
	
	e) As afirmativas estão erradas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308757600)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entre os objetivos do Banco Central do Brasil, não está correto afirmar
		
	
	Zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.
	 
	Zelar pela adequada liquidez da economia.
	 
	Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa
	
	Estimular a formação de poupança.
	
	Manter as reservas internacionais em nível adequado;

Continue navegando