Buscar

TESE GURUS DA QUALIDADE

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIOPET
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
CRISTIANE CASTILHO, FABIANA FERNANDES
 E THAYS DE OLIVEIRA
07 GURUS DA QUALIDADE
CURITIBA - PR
2023
CRISTIANE CASTILHO, FABIANA FERNANDES
 E THAYS DE OLIVEIRA
07 GURUS DA QUALIDADE
Trabalho sobre: 07 Gurus da qualidade, para a matéria de Gestão da qualidade da Universidade: Uniopet dos Cursos: Ciências Contábeis e Administração.
Orientadora: Professora Simara.
CURITIBA – PR
2023
SUMÁRIO
1.	WILLIAM EDWARDS DEMING	4
1.FREDERICK TAYLOR	5
1.TAIICHI OHNO	6
1.CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho é sobre: Gurus da Qualidade e serão mencionados três: Willian Edwards Deming, Frederick Taylor e Taiichi Ohno. 
 Visando mostrar, quem são e seus legados, será mencionado cada um deles e suas contribuições para a gestão da qualidade, que ocorreram a mais de 100 anos e são utilizadas até os dias atuais.
[footnoteRef:6848] [6848: ] 
1. WILLIAM EDWARDS DEMING
 Conhecido como o pai da qualidade, nasceu em Sioux em Lowa, Estados Unidos, em 14 de outubro de 1900, sua primeira formação foi em Engenharia em 1921 na Universidade de Wyoming, onde estudou matemática em 1922, iniciou mestrado em matemática e física na Universidade do Colorado e começou a trabalhar em Yale.
 Deming, defende o sistema do conhecimento profundo, teoria que envolve, visão e compreensão ampliadas de elementos aparentemente individuais, mas que possuem interligação, formando a empresa.
 Duas de suas contribuições do para a gestão da qualidade são: O Ciclo PDCA e Os 14 Princípios de Deming, que muito utilizadas por especialistas como ferramentas para identificar possíveis problemas, nas organizações com a finalidade de melhores resultados e sanar conflitos entre colaboradores e gestores.
 Suas técnicas de melhorias foram tão inovadoras e eficientes que até os dias atuais são utilizadas para otimizar processos, tornando assim Deming e suas colaborações essenciais para a gestão da qualidade.
 1.FREDERICK TAYLOR
 Engenheiro norte americano, nascido em 20 de março de 1856, em Germantown, que hoje faz parte da Filadélfia, no Estado da Pensilvânia - EUA.
 Taylor trabalhou na indústria onde começou como aprendiz até 1878, depois foi para Midvale Steel Works, especializada na construção de máquinas, onde começou como operário e logo passou para escriturário, maquinista, gerente e finalmente engenheiro chefe.
 Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no instituto tecnológico de Nova Jersey em Engenharia Mecânica e nesta época desenvolveu uma série de dispositivos para cortar metais.
 Em 1890 a 1893, Taylor trabalha como gerente geral e tem a oportunidade para testar suas teorias, em 1893 ele abre seu próprio negócio como consultor independente.
 Em 1898 ingressa em Bethlehen Steel, e junto com a equipe desenvolve, high speed steel, hss ou aço rápido, um material que é utilizado até os dias atuais, em 1901 já bastante conhecido Taylor a Bethlehen Steel, devido a desavenças com outros gerentes.
 Realizou a publicação de dois livros e o terceiro e mais importante foi publicado em 1911, conhecido como: Princípios da Administração Científica, onde define os cinco princípios fundamentais da Administração Científica: Princípio do planejamento, Princípio de preparo dos trabalhadores, Princípio do controle e Princípio da execução.
1.TAIICHI OHNO
 Nascido em Dalian, China, formado em Engenharia Mecânica na Escola Técnica de Nagoya e entrou para a Toyota Spinning a Wearing em 1932. Em 1943 foi transferido para a Toyota Motor Company, em 1954 tornou-se diretor, em 1964 direto gerente, em 1970 direto gerente Sênior e vice-presidente executivo em 1975.
 Taiichi é considerado o criador do Sistema Toyota e o pai do sistema Kanban, em 1950, se aliou com Deming, para criar uma estratégia para tirar Toyota da falência, obter lucro e sustentabilidade, para atingir o crescimento.
 Assim Ohno desenvolveu o sistema Toyota de produção conhecido como Tempo Justo, baseado em duas concepções uma de Henry Ford e outra e outra, foi observada por ele mesmo, em uma visita ao supermercado.
 Em 1988, publicou um livro: O Sistema Toyota de Produção: Além da produção de larga Escala, que traz inovações e mostra também quais eram os problemas da produção em massa na indústria automobilística e como a Toyota veio para superá-los. 
1.CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 O presente trabalho foi realizado através de pesquisas baseadas em três estudiosos que deixaram seus legados criando ferramentas e teorias importantes para a história da gestão.
 Suas técnicas de melhorias foram tão inovadoras e eficientes que até os dias atuais são utilizadas para otimizar processos, tornando assim cada Guru e suas colaborações essenciais para a gestão da qualidade.
BIBLIOGRAFIA
	
	
	4

Continue navegando