Buscar

AV2 Fundamentos da Epidemiologia

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Avaliação:  SDE0245_AV2_201408286122      Data: 31/05/2016 09:03:03 (A)      Critério: AV2
	Aluno: 201408286122 - WLADIA MARIA ALENCAR DELFIM
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0      Nota de Partic.: 0
	
	 1a Questão (Ref.: 113725)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pensando nos tipos de Prevenção da Atenção Básica, explique e exemplifique quais os tipos de Prevenção Primária, Secundária e Terciária?
		
	
Resposta: ..
	
Gabarito: Temos os Tipos de Prevenção na Atenção Básica: - Primária - quaisquer atos destinados a diminuir a incidência de uma doença numa população, ou seja, atos para diminuir casos novos, reduzindo seus riscos. São exemplos a vacinação, o tratamento da água para consumo humano, medidas de desinfecção e desinfestação ou de ações para prevenir a infecção por HIV, ações de educação e saúde ou distribuição gratuita de preservativos, ou de seringas descartáveis aos toxicômanos ( redução de danos ). - Secundária - quaisquer atos destinados a diminuir a prevalência ( casos novos e antigos ) de uma doença numa população reduzindo sua evolução e duração; Um exemplo é o rastreio do colo uterino, causado pela paciente com transmissão sexual do HPV . A prevenção secundária consiste em um diagnostico precoce e tratamento imediato. - Terciária - quaisquer atos destinados a diminuir a prevalência ( casos novos e antigos) das incapacidades crônicas numa população, reduzindo ao mínimo as deficiências funcionais consecutivas à doença. Outro exemplo, a nível da saúde ocupacional seria a reintegração daquele trabalhador na empresa, caso não pudesse continuar a exercer, por razões médicas, o mesmo tipo de atividades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 156253)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A pesquisa epidemiológica no Brasil tem sido conduzida, basicamente, para dois eixos temáticos. Quais são esses eixos temáticos?
		
	
Resposta: ..
	
Gabarito: - Aplicações para o planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde; - Investigações sobre os problemas de saúde de grande importância social e os determinantes sociais da saúde (DSS).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 230209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 110759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O número de óbitos de crianças ocorridos entre 0 e 6 dias de vida é parcela do numerador para cálculo da taxa de:
		
	
	Mortalidade materna.
	
	Mortalidade neonatal tardia.
	
	Morbidade infantil.
	 
	Mortalidade neonatal precoce.
	
	Natimortalidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 812856)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma determinada cidade foram notificados dois casos de meningite em menos de 15 dias. Pode-se considerar que a cidade foi acometida por:
		
	 
	Surto epidêmico.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Pandemia.
	
	Endemia.
	
	Epidemia.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 625674)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Princípio Integralidade da Assistência, com ações combinadas para prevenção e cura, qual a opção abaixo está em desacordo por não apresentar uma ação preventiva e outra curativa:
		
	
	Dispensação de preservativos e terapia antirretroviral.
	
	Pré-natal e histerectomia.
	
	Orientação para auto exame das mamas e mastectomia.
	
	Incentivo ao exame de toque retal e prostatectomia.
	 
	Dispensação da pílula do dia seguinte e FIES.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 122814)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a Medicina Tropical representou um marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana dedicaram-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Na época, os tropicalistas associavam as doenças tropicais a vários fatores com exceção de:
		
	
	Desnutrição.
	
	Pobreza.
	
	Ausência de saneamento básico.
	 
	Hipótese Miasmática.
	
	Más condições de vida da população.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 122847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a elaboração dos Planos de Saúde estaduais e municipais a aproximação entre a epidemiologia e o planejamento foi intensificada. A experiência da formulação do Plano Nacional de Saúde 2004-2007 por sua vez estimulou o Ministério da Saúde a desenvolver o Sistema de Planejamento do SUS, o PlanejaSUS. São objetivos do PlanejaSUS com exceção de:
		
	 
	Apoiar a implantação de processo permanente e sistemático de planejamento apenas em nível federal.
	
	Apoiar a implementação de processo permanente e sistemático de planejamento nas três esferas de gestão do SUS.
	
	Propor metodologias e modelos de instrumentos básicos do processo de planejamento, englobando o monitoramento e a avaliação.
	
	Participar da avaliação periódica relativa à situação de saúde da população e ao funcionamento do SUS.
	
	Apoiar a avaliação periódica relativa à situação de saúde da população e ao funcionamento do SUS.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 126135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Pacto de Defesa do SUS foi criado com o objetivo de despertar a compreensão dos gestores da saúde para o fato de que a implantação efetiva do SUS depende de decisões que vão além dos limites setoriais exigindo a mobilização da sociedade na luta para a garantia da saúde como direito de todos. PORQUE Expressa os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo da Reforma Sanitária Brasileira e articula ações que visam qualificar e assegurar os SUS como política pública, com uma clara estratégia de mobilização social. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 126109)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, uma série de iniciativas vem sendo adotadas no sentido de ampliar o conceito de Vigilância Epidemiológica com objetivo de atender aos princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que se refere à descentralização de responsabilidades e à integralidade da prestação de serviços. PORQUE A Lei Orgânica da Saúde (Lei número 8.080 de 19 de Setembro de 1990) incorporou um conceito mais amplo de Vigilância Epidemiológica, que passou a ser entendida, como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva, com afinalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.

Continue navegando