Buscar

Simulados Ensino Clínico VII

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307554796)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	QUAL ITEM NÃO SE CORRELACIONA COM A INDICAÇÃO DE UMA DERIVAÇÃO VENTRICULAR EXTERNA?
		
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A MENINGITE INFLAMATÓRIA
	 
	ESTADO DE MAL EPILÉTICO
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A SANGRAMENTO INTRAVENTRICULAR
	
	HIDROCEFALIA ASSOCIADA A MENINGITE INFECCIOSA
	
	PÓS-OPERATÓRIO DE NEUROCIRURGIA
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307551879)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para um cliente, internado no CTI há 6 dias, está sedado e possui diagnóstico médico de Sepse. Ao avaliar o cliente, o enfermeiro pode perceber que o cliente apresentou resposta lentificada ao toque da glabela. Com isso, pode-se afimar que segundo a Escala de Ramsay, o valor obtido após estas observações é de:
		
	 
	5
	 
	4
	
	1
	
	3
	
	2
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307551721)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a justificativa para o emprego da hiperventilação em pacientes com aumento da pressão intracraniana?
		
	 
	A redução da PaCO2 arterial pela hiperventilação determina alcalose, e o aumento do pH tem um efeito direto sobre as arteríolas,provocando vasoconstrição. A vasoconstrição impede o bombeamento de sangue para os vasos de paredes finas e conseqüente diminuição do volume sangüíneo intracraniano e queda da PIC.
	
	A hiperventilação interfere nos mecanismos de troca da membrana celular no plexo coróideo, inibindo a função secretória das células epiteliais e com isso, proporcionando redução na produção de líquor.
	
	A hiperventilação melhora a drenagem venosa, a reabsorção liquórica e a ventilação
	
	A hiperventilação propicia a retirada de líquido do espaço extracelular para o intravascular
	
	O emprego da hiperventilação faz com que haja aumento de oxigênio no sangue arterial fazendo com que a pressão existente nos vasos reduza, proporcionando assim, redução da PIC (pressão intracraniana).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307554800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	PARA OS CLIENTES QUE TEM UMA ESCALA DE GLASGOW COM O VALOR MENOR QUE 8, QUAL DEVERÁ SER O PROCEDIMENTO ADOTADO PELA EQUIPE.
		
	
	DIMIMUIR O TEMPO DE AVALIAÇÃO DA ESCALA
	
	COLHER GASOMETRIA ARTERIAL COM VALORES MENOR QUE 7
	
	ADMINISTRAR MEDICAMENTOS PARA MANTER O CLIENTE ACORDADO
	 
	PRESERVAR ARVORES RESPIRATÓRIA COM TUBO OROTRAQUEAL
	
	VENTILAR O CLIENTE E VERIFICAR SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307616491)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo estudos realizados, as populações dos países subdesenvolvidos estão mais expostas aos riscos de desenvolvimento de episódios de convulsão ou epilepsia, devido ás condições precárias de higiene e nutrição. Ainda segundo o estudo, cerca de 3% a 5% da população apresenta epilepsia. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser detentor de conhecimentos acerca da fisiopatologia, manifestações clínicas e abordagem inicial nos casos de convulsão e epilepsia, analise as afirmações abaixo: I. Algumas etiologias como álcool, tumores, febre, podem desencadear o processo de convulsão. II. Após o primeiro episódio de convulsão, o eletroencefalograma (EEG) deve ser realizado com o objetivo de verificar possíveis alterações estruturais. III. E de suma importância que o enfermeiro colha a história do paciente com eficácia, pois é componente importante para o diagnóstico e tratamento da epilepsia. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I
	
	II - III
	
	I - II
	 
	I - III
	
	II
	 1a Questão (Ref.: 201307622475)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Ventilador artificial é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
		
	
	Permitir que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
	 
	Ventilar o paciente de maneira invasiva
	
	Registrar os traçados eletrocardiográficos do paciente
	
	Ventilar o paciente de maneira não invasiva
	
	Registrar os parâmetros hemodinâmicos do paciente
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307982117)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A análise do pH sanguíneo, "p" - alemão potenz - poder de concentração e "H" - íon de hidrogênio (H+), indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo. Sobre esta informação, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio se eleva, acima dos valores normais, temos instalado um quadro de Acidose.
	
	Quando a concentração dos íons hidrogênio diminui, abaixo dos valores normais, temos instalado um quadro de alcalose.
	 
	Possibilita avaliar o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo para a manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular e extracelular.
	
	O equilíbrio ácido-básico pode ser avaliado com precisão, onde os erros na leitura independem do tipo sanguíneo (arterial ou venoso) ou habilidade na interpretação.
	
	Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,25 a 7,45.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307982112)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A monitorização hemodinâmica permite o acompanhamento dos sinais fisiológicos de um paciente, possibilitando acompanhar e verificar possíveis alterações. São considerados meios de monitorização INVASIVAS:
		
	
	Eletrocardiografia
	
	Esfigmomanômetro
	
	Capnografia
	 
	Catéter de swan ganz
	
	Oxímetro de pulso
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307616556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A interpretação eletrocardiográfica é muito importante para a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI, pois muitas das vezes o enfermeiro será o primeiro a abordar o paciente portador de alguma alteração cardíaca importante, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Com relação ás estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo: I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada. II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S. III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e aparece após o complexo QRS. Após a análise das afirmativas acima, marque a única opção correta:
		
	 
	II - III
	
	I- II - III
	
	I
	
	I - II
	
	I - III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307622474)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1)Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Monitor multiparâmetro é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para:
		
	 
	Registrar os parâmetros hemodinâmicos do paciente
	
	Registrar traçados eletrocardiográficos do paciente
	
	Ventilar o paciente de maneira invasiva
	
	Ventilar o paciente de maneira não invasiva
	
	Permitir que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201307616482)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É função do corpo de enfermagem supervisionado pelo enfermeiro, verificar o correto funcionamento do sistema de gases e vácuo de umaUTI (Unidade de Terapia Intensiva), uma vez que esses suprimentos devem estar disponibilizados durantes ás 24 horas do dia. Analise as afirmativas abaixo e marque a única opção correta:
		
	
	Não há necessidade de manter sempre uma saída de oxigênio por leito, pois nem sempre os pacientes necessitarão deste tipo de suprimento.
	
	Não há necessidade de sistema de alarmes para o controle de pressão do vácuo, pois só utilizamos essa ferramenta para o controle do oxigênio.
	 
	São necessárias no mínimo duas saídas de oxigênio por leito, independente de estar sendo ou não utilizado pelo paciente.
	
	O sistema de alarme para a detecção das pressões alta e baixa dos gases é facultativo, pois a equipe de enfermagem deve estar sempre vigilante com relação á verificação dos níveis dos suprimentos de oxigênio.
	
	Não há a necessidade de pontos de vácuo nos leitos de UTI, a não ser naqueles em que o paciente necessite ser aspirado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308013535)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1- Sabemos o efeito de Wenckebach,tem como característica principal o prolongamento PR maior que 0,2 segundos e que aumenta linearmente, até que uma onda P não seja precedida por um complexo QRS. Esse fenômeno pertence a seguinte arritmia:
		
	
	E-( ) Fibrilação Atrial
	
	D-( ) Flutter Atrial
	 
	A-( ) Bloqueio átrio ventricular de 2º grau Mobitz I
	
	B-( ) Bloqueio átrio ventricular de 2º grau Mobitz II
	
	C-( ) Bloqueio átrio ventricular de 3º grau
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308009925)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O procedimento utilizado para reverter arritmias mediante a utilização de corrente elétrica direta e sincronizada é chamado de:
		
	 
	cardioversão
	
	desfibrilação
	
	nenhuma das anteriores
	
	choque cardiodesfibrilatório
	
	cardiodesfibrilação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307982090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Referente ao estudo da Eletrocardiografia, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização(contração) e a repolarização(relaxamento).
	
	É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas (ex.distúrbios metabólicos), porém algumas anomalias cardíacas não alteram o ECG.
	 
	Auxilia na análise de atividades cerebrais, facilitando o diagnóstico de morte encefálica
	
	Auxilia no diagnóstico e monitoração de alguns distúrbios: Infarto do Miocárdio e Pericardite.
	
	Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307982084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
		
	
	Descerebração
	 
	Decorticação
	
	Anisocoria
	
	Edema cerebral
	
	Sedação profunda
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201307668629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São indicações para VNI, ventilação não invasiva, exceto:
		
	 
	e) Hemorragia digestiva alta
	
	d) Descanso da musculatura respiratória
	
	c) Insuficiência respiratória leve
	
	b) Desmame de VM
	
	a) Pacientes terminais
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307555585)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No atendimento pré-hospitalar, a conduta correta ao encontrar uma vítima com um objeto empalado no abdome é:
		
	
	Não reintroduzir as vísceras no abdome
	
	Retirar o objeto e aplicar curativo
	
	Comprimir a artéria que antecede a ferida
	
	Aplicar compressas úmidas
	 
	Manter o objeto empalado no local, garantindo a sua estabilidade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307622489)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Monitorações consideradas invasivas permitem avaliar a função de diferentes órgãos. Com o Swan ganzs é possível monitorar:
		
	
	A pressão dentro das veias
	
	A pressão arterial
	 
	A pressão dentro das câmaras cardíacas
	
	A pressão dentro do crânio
	
	O ritmo do coração.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307554819)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O PACIENTE QUE APRESENTA AS SEGUINTES COMPLICAÇÕES GÁSTRICAS - VÔMITOS CRÔNICOS E DOENÇA INTESTINAL INFECCIOSA, DIARRÉIA, COLITE ULCERATIVA - DEVE-SE INDICAR QUE TIPO DE NUTRIÇÃO?
		
	
	NUTRIR COM SONDA ENTERAL EM JEJUNO
	
	MANTER A ENTERAL E TRATAR O QUADRO CLÍNICO
	
	MANTER A DIETA POR VIA ORAL COM SUPLEMETOS ALIMENTAR
	
	DIETA ZERO POR 72 HORAS
	 
	NUTRIÇÃO PARENTERAL
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307662059)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Questão 3 I- Estatisticamente as as lesões por Aceleração e Desaceleração, são as causas mais comuns de trauma fechado. II- Podemos afirmar que Concussão, é o traumatismo craniano fechado sem lesão estrutural macroscópica do encéfalo, havendo alteração temporária da função cerebral, mais evidente logo após o traumatismo, tendendo a melhorar em 24 horas. III- A lesão traqueobrônquica grave apresenta uma elevada taxa de mortalidade, sendo que os brônquios rompidos estão freqüentemente presentes em associação com as fraturas das costelas superiores e pneumotórax.
		
	 
	E- ( ) Estão corretas todas afirmativas anteriores.
	
	A- ( ) Está correta apenas a afirmativa I;
	
	D- ( ) Está correta apenas a afirmativa II;
	
	C- ( ) Estão corretas as afirmativas I e II;
	
	B- ( ) Estão corretas as afirmativas I e III;

Continue navegando