Buscar

meus simulados

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403596990)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição psicológica para o mesmo.
		
	 
	Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa ética.
	 
	Soma total das experiência conscientes de um indivíduo em um detemrinado momento. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade.
	
	Estado vigil do paciente, que de certa forma iguala a consciência ao grau de clareza sensória do mesmo. Entende-se por consciência o sujeito estar desperto, vigil e lúcido.
	
	Ausência de reação à estimulação ambiental caracterizando um baixo nível de atividade neuronal.
	
	Estado alterado no qual o sujeito pode apresentar perturbações momentâneas de sua forma habitual de ser.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404087781)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir de nossos estudos do diagnóstico pluridimensional, assinale as afirmações verdadeiras: 1) O diagnóstico pluridimensional avalia a existência de transtornos físicos e mentais, entre outras dimensões. 2) A avaliação de deficiências cognitivas é objeto de avaliações psicopedagógicas e não de diagnóstico psicopatológico. 3) Quanto mais graves forem os agentes estressores psicossociais, presentes durante o surgimento do transtorno mental, mais grave é considerado esse transtorno. 4) Um diagnóstico pluridimensional bem feito prepara o terreno para a indicação de um tratamento mais adequado às condições de cada paciente.
		
	
	1,e 2
	 
	1 e 4
	
	1,2,3 e 4
	
	2 e 4
	
	1, 2 e 3
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403596983)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Terapeutas e pacientes podem ter visões divergentes, distorcidas e até irrealistas uns dos outros, sobre o que ocorre durante uma entrevista clínica e sobre aquilo que o paciente tem direito de esperar. A transferência e a constratransferência são fenômenos originados na teoria psicanalítica que, embora se constituam em constructos hipotéticos, se mostram úteis como princípios organizadores para explicar certas ocorrências na relação terapêutica. Dentro deste contexto identifique, dentre as opções abaixo, aquela que caracteriza o fenômeno da contratransferência.
		
	 
	Processo em que o terapeuta, inconscientemente, abribui ao paciente certos aspectos do relacionamentos passados importantes.
	
	Processo de retirada da consciência de conteúdos que possam causar angústia, mantendo-os a nível inconsciente.
	
	Processo através do qual o paciente demonstra o contrário exato de sua vivência emociona.
	
	Processo em que o paciente, inconscientemente, abribui ao terapeuta certos aspectos do relacionamentos passados importantes, especialmente com seus pais.
	
	Processo de desvio da força de uma pulsão para um objeto ou condição socialmente aceito.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404087793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A restrição imposta pela nossa legislação para a condução de veículos sob efeito do álcool pode ser justificada em termos psicopatológicos. O estado de embriagues afeta a atenção do motorista, produzindo uma alteração conhecida como:
		
	
	hiperprosexia
	 
	hipoprosexia
	
	apatia
	
	alucinação
	
	anestesia
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404087840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fisher é um paciente que necessita de constante vigilância, não pode ter contato com produtos de limpeza. Já pingou água sanitária nos olhos, para clareá-los e tomou desinfetante para limpar as vísceras. Seu mal-estar é tremendo, diz sentir que seus órgãos estão apodrecendo e os olhos embaçados de sujeira. Assinale a opção que melhor designa a alteração perceptiva de Fisher:
		
	
	b) Impulsividade
	
	e) Apatia
	
	a) Delírio Hipocondríaco
	
	c) Hiperestesia Proprioceptiva
	 
	d) Alucinação Cenestésica
		
	
	1a Questão (Ref.: 201403597028)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que afirma não ter vontade para nada, sentir-se muito desanimado, sem forças e sem iniciativa. Que tipo de alteração volitiva você identifica que está ocorrendo com o mesmo?
		
	
	ataraxia
	
	Impulsividade
	
	piromania
	 
	abulia
	
	Dipsomania
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403597048)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos mais diversos conteúdos e interesses do indivíduo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de descarrilhamento do pensamento. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	 
	O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
	
	Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento.
	
	As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tem bem articuladas.
	
	Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.
	 
	O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404058581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os critérios abaixo, aponte aquele que NÃO é utilizado para definir ou classificar um transtorno mental
		
	
	desvio comportamental;
	
	desvio estatístico;
	
	desvio clínico.
	 
	desvio criminal;
	
	desvio cultural;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403597026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que lhe relata estar todo o tempo ouvindo vozes, inclusive naquele momento, chamando-o de homossexual e xingando-o. Que tipo de alteração sensoperceptiva você identifica que esta ocorrendo com o mesmo?
		
	
	fantasias
	 
	alucinações
	
	eidetismo
	
	pareidolias
	
	ilusoes
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404058559)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O primeiro encontro clínico deve voltar-se para a compreensão do paciente; para tal, o entrevistador deve:
		
	
	atender ao pedido de ajuda, facilitando no desaparecimento do sintoma;
	 
	ser receptivo, humano, escutando, sem emitir juízo de valor;
	
	ser amável, trazendo o conforto da possível resolução do sintoma;
	
	levar o paciente a ter claro o sintoma.
	
	procurar acalmar a angústia do que pede ajuda, respondendo aos seus anseios;
		
	1a Questão (Ref.: 201403596964)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade esquizóide.
		
	
	Padrão de relacionamento interpessoal instável e intenso, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
	
	Incapacidade de adequar-se às normas sociais com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção.
	 
	Não deseja, nem gosta de relacionamentos íntimos, incluindo fazer parte de uma família.
	
	Suspeita, sem fundamento aparente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por terceiros.
	 
	Pensamento e discurso bizarros: vago, circunstancial, metafórico e estereotipado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404087763)Pontos: 0,1  / 0,1
	A comunicação entre um profissional que realiza um exame psíquico e o indivíduo examinado se dá através de signos (subjetivos e objetivos), signos que comunicam ao examinador a presença das psicopatologias. De fato, toda comunicação entre seres humanos se dá através de sistemas de signos (línguas, gestos, vestimentas, etc.). A ciência geral que se ocupa do estudo dos sistemas de signos é conhecida como:
		
	
	metodologia
	
	psicologia
	
	epistemologia
	 
	semiologia
	
	psicopatologia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403597020)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se tratar do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imaginação e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da imagem perceptiva real:
		
	
	Possui pouca nitidez e pouca corporeidade, sendo instável, percebida no espaço interno e incompleta.
	
	Produção de imagens como um produto minimamente organizado que ajuda o indivíduo a lidar com as frustrações, com o desconhecido e com os seus conflitos.
	
	Percepção deformada e alterada de um objeto real presente.
	 
	É uma imagem nítida, de contornos precisos; corpórea, com brilho e cores vivas; que provém do espaço externo e não permite ao indivíduo a alteração voluntária de suas características.
	
	Consiste na evocação de imagens percebidas no passado ou na criação de novas imagens em um processo de criação de imagens que ocorre na ausência de estímulos sensoriais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403596977)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade passivo-agressiva.
		
	
	Evita atividades ocupacionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de críticas, desaprovação ou rejeição.
	 
	Resistência passiva à realização de tarefas sociais e ocupacionais rotineiras.
	
	Preocupação excessiva com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários que o alvo principal da atividade é perdido.
	
	Humor habitual dominado por abatimento, tristeza, desânimo, descontentamento e infelicidade.
	
	Desejo de produzir dor nos outros e em si próprio como forma de obter prazer sexual.
		
	
	
	
 5a Questão (Ref.: 201403597031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento concreto que tem como principais características:
		
	
	Pensamento que obedece à lógica e a realidade apenas naquilo que interessa ao sujeito, distorcendo a realidade para que ela se adapte aos seus anseios.
	
	As relações conceituais, a formação de juízos e a concatenação desses em raciocínios são caracterizadas pela imprecisão.
	
	Envolve uma acentuada diminuição da velocidade do número de conceitos, juízos e representações que são utilizados no processo de pensar, tornando o pensamento lento, rarefeito, pouco produtivo.
	 
	Pensamento no qual não ocorre a distinção entre uma dimensão abstrata e simbólica e uma dimensão concreta e imediata dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao mundo sensorial da experiência.
	
	Pensamento que fere diretamente os princípios da lógica formal não respeitando indicativos e imperativos da realidade; seguindo os desígnios dos desejos, fantasias, temores conscientes ou inconscientes do sujeito.
		
	1a Questão (Ref.: 201403596964)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade esquizóide.
		
	
	Padrão de relacionamento interpessoal instável e intenso, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
	
	Incapacidade de adequar-se às normas sociais com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção.
	 
	Não deseja, nem gosta de relacionamentos íntimos, incluindo fazer parte de uma família.
	
	Suspeita, sem fundamento aparente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por terceiros.
	 
	Pensamento e discurso bizarros: vago, circunstancial, metafórico e estereotipado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404087763)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A comunicação entre um profissional que realiza um exame psíquico e o indivíduo examinado se dá através de signos (subjetivos e objetivos), signos que comunicam ao examinador a presença das psicopatologias. De fato, toda comunicação entre seres humanos se dá através de sistemas de signos (línguas, gestos, vestimentas, etc.). A ciência geral que se ocupa do estudo dos sistemas de signos é conhecida como:
		
	
	metodologia
	
	psicologia
	
	epistemologia
	 
	semiologia
	
	psicopatologia
		
	
	
	 
3a Questão (Ref.: 201403597020)
	
Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se tratar do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imaginação e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da imagem perceptiva real:
		
	
	Possui pouca nitidez e pouca corporeidade, sendo instável, percebida no espaço interno e incompleta.
	
	Produção de imagens como um produto minimamente organizado que ajuda o indivíduo a lidar com as frustrações, com o desconhecido e com os seus conflitos.
	
	Percepção deformada e alterada de um objeto real presente.
	 
	É uma imagem nítida, de contornos precisos; corpórea, com brilho e cores vivas; que provém do espaço externo e não permite ao indivíduo a alteração voluntária de suas características.
	
	Consiste na evocação de imagens percebidas no passado ou na criação de novas imagens em um processo de criação de imagens que ocorre na ausência de estímulos sensoriais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403596977)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade passivo-agressiva.
		
	
	Evita atividades ocupacionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de críticas, desaprovação ou rejeição.
	 
	Resistência passiva à realização de tarefas sociais e ocupacionais rotineiras.
	
	Preocupação excessiva com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários que o alvo principal da atividade é perdido.
	
	Humor habitual dominado por abatimento, tristeza, desânimo, descontentamento e infelicidade.
	
	Desejo de produzir dor nos outros e em si próprio como forma de obter prazer sexual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403597031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamentoconcreto que tem como principais características:
		
	
	Pensamento que obedece à lógica e a realidade apenas naquilo que interessa ao sujeito, distorcendo a realidade para que ela se adapte aos seus anseios.
	
	As relações conceituais, a formação de juízos e a concatenação desses em raciocínios são caracterizadas pela imprecisão.
	
	Envolve uma acentuada diminuição da velocidade do número de conceitos, juízos e representações que são utilizados no processo de pensar, tornando o pensamento lento, rarefeito, pouco produtivo.
	 
	Pensamento no qual não ocorre a distinção entre uma dimensão abstrata e simbólica e uma dimensão concreta e imediata dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao mundo sensorial da experiência.
	
	Pensamento que fere diretamente os princípios da lógica formal não respeitando indicativos e imperativos da realidade; seguindo os desígnios dos desejos, fantasias, temores conscientes ou inconscientes do sujeito.

Continue navegando