Buscar

Pressão arterial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pressão arterial 
Bomba cardíaca:
O coração é formado por duas bombas acopladas que atuam no bombeamento do sangue. A circulação sanguínea é considerada um circuito fechado. 
A circulação pulmonar é menor que a sistêmica, pois consistem apenas em coração, pulmão e seus vasos.
O lado esquerdo do coração recebe sangue do pulmão e manda para o resto do corpo.o lado direito recebe o sangue do corpo e envia para os pulmões. 
O volume de sangue no circuito pulmonar é menor que no sistêmico, porem no coração, a mesma quantidade de sangue é bombeada para ambos os circuitos para que tenha um equilíbrio em todo o sistema.
Sistole: contração do musculo cardíaco
Diastole: relaxamento do musculo cardíaco
Debito cardíaco: volume de sangue bombeado por vez durante um determinado período (normalmente 1 minuto). 
os órgãos críticos concentram a maior parte do volume sanguíneo na circulação sistêmica, sendo eles: Rins 25%, fígado e TGI 20%, Musculo esquelético 20% e cerebro 13%. 
Controle do fluxo sanguineo:
Ele é feito através da diferença de pressão do inicio e do fim de um vaso e pela resistência que esse vaso proporciona.
A diferença de pressão é basicamente a diferença na pressão da saída do coração para o retorno ao coração no mesmo circuito. A pressão das artérias são sempre maiores que nas veias cavas, mas no circuito pulmonar essa pressão é bem inferior comparada ao circuito sistêmico. 
A pressão interna no coração e vasos é proporcional ao tamanho e peso do animal, devido ao fato de que quanto maior for o animal, mais longe o sangue precisa ir e para isso a força exercida pelo coração é maior, gerando consequentemente uma pressão maior. Mas a relação de pressão entre os lados direito e esquerdo se mantem no padrão (3 a 6 vezes maior no lado esquerdo) independente do tamanho do animal. 
A resistência vascular é calculada pelo diâmetro do vaso e pela viscosidade do sangue. As arteríolas são os vasos com maior resistência porque são menores que as artérias e menos complacentes que as veias, mas isso tem como finalidade o controle do volume de sangue enviado para determinado órgão. 
Os capilares praticamente não apresentam resistência pelo fato de a soma do diâmetro deles ser maior que a soma do diâmetro das arteríolas. 
Complacência é a capacidade de acomodar sangue no seu interior sem alterar a pressão do vaso de forma significativa. As artérias possuem pouco essa característica pelo fato de sua conformação mais espessa e muscular, já as veias são mais finas e sua camada muscular também é mais fina, fora o fato de o diâmetro das veias serem maiores do que o das artérias. 
A característica das artérias de baixa complacência tem função, já que elas atuam na manutenção da pressa para que o sangue consiga percorrer o circuito. Já no caso das veias, é de certa forma o oposto, sendo que o objetivo é diminuir a pressão e aumentar o volume do sangue para voltar ao coração. 
Como o circuito pulmonar é menor e esta todo próximo ao coração, a pressão exercida é bem menor que no circuito sistêmico. Seus vasos são mais complacentes, auxiliando quando a necessidade de oxigênio aumenta fazendo com que mais sangue possa ser oxigenado. 
Massa cardíaca: peso do coração. 0,6% do PVpeso vivo
Volume sanguíneo: cerca de 8% do PV
A frenquencia cardíaca e pressão são inversamente proporcionais quando se comparado a animais de tamanho e peso diferente. Quanto maior e mais pesado, maior será a pressão e menor será a frequência. 
Tempo de circulação: tempo que o sangue leva para ir de um ponto a outro
Tempo total de circulação: tempo que o sangue leva para percorrer todo o sistema até voltar ao ponto inicial. 
Pressão arterial:
A pressão nas artérias é pulsátil, sendo um espelho da sístole e diástole cardíaca. 
Pressão de pulso: diferença entre a pressão sistólica e diastólica. É maior quanto mais distal for a artéria. 
Controles neuro e hormonal de pressão e volume:
Controlam o fluxo e volume sanguíneo de forma ideal para os órgão e realizam um desvio quando órgãos críticos precisam de um fluxo maior tirando de órgãos não críticos.

Outros materiais