Buscar

Av2 Hidrologia online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 831251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são as variáveis da equação de chuvas intensas? O que representam e qual sua importância ao caracterizarem as precipitações máximas?
		
	
Resposta: São importantes para controle de enchentes e inundações, pois temos como saber previamente a intensidade e duração (fatores mais importantes) de um precipitação em forma de chuva por exemplo.
	
Gabarito: i = intensidade, altura de chuva por unidade de tempo (mm/min); t = duração da chuva (minutos ou horas); T = frequência ou período de retorno (anos), tempo necessário para que o evento (chuva intensa) seja igualado ou superado. As precipitações máximas têm efeito sobre a erosão do solo, inundações, obras hidráulicas no geral. O estudo das precipitações máximas é essencial para conhecer a vazão de enchente de uma bacia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 831262)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Liste 5 fatores que influenciam a capacidade de infiltração da água das chuvas numa bacia:
		
	
Resposta: Tipo de solo. Intensidade de precipitação máxima. Duração de Precipitação máxima. Velocidade de escoamento. Tempo de vazão.
	
Gabarito: Tipo de solo (textura e espessura); condição do solo (preparo, manejo, utilização); temperatura (mais quente menor viscosidade); carga hidráulica; umidade inicial do solo (mais ou menos seco quando inicia a precipitação); cobertura vegetal (existência e tipo); etc.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 865405)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A água é a fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por seus valores sociais, econômicos e ecológicos. esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a importância da água, assinale a proposição incorreta.
		
	
	A crescente demanda para a produção de alimentos, para as indústrias e para a geração de energia, aliada ao gerenciamento precário, ao desperdício e à poluição, vem gerando a escassez da água potável em várias partes do planeta.
	
	O saneamento básico - abastecimento de água potável, rede de esgoto e coleta de lixo - é de fundamental importância para a saúde, caracterizando-se o valor social da água pela proteção à saúde pública.
	 
	As atividades econômicas sempre respeitaram os limites impostos pela oferta de recursos hídricos - localização, quantidade e qualidade -, evitando os conflitos de uso e de escassez.
	
	As doenças de veiculação hídrica - cólera, hepatite, febre tifoide, leptospirose, entre outras - representam um alto percentual das enfermidades no mundo, provocando, a cada ano, centenas de milhares de mortes, em sua maioria de crianças nas regiões subdesenvolvidas.
	
	A crescente demanda de água nas áreas urbanas tem levado à captação de pagua em mananciais cada vez mais distantes, oque onera os custos de extração e tratamento e, consequentemente, aumenta os preços para o consumidor.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 252467)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito das bacias hidrográficas, marque a única alternativa correta:
		
	
	Os divisores de água são definidos em regiões de relevo côncavo.
	
	As linhas de cumeada correspondem aos locais percorridos pelos cursos d'água;
	
	Os cursos d'água sempre interceptam perpendicularmente a linha de cumeada;
	
	Corresponde a uma área, definida topograficamente, que direcione o todo o seu escoamento superficial em direção a um ponto situado sobre a linha de cumeada;
	 
	Os divisores de água ligam pontos situados em setores de relevo convexo;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 860877)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estão associadas às chamadas frentes; ocasionam o conflito entre massas de ar; se sobrepõem o ar quente sobre o ar frio; compreendem a maior parte do volume de água precipitado em uma bacia; podem ocorrer por vários dias, apresentando pausas com chuviscos. Apresentam longa duração e média/forte intensidade, podendo ser acompanhadas de ventos fortes. Estas são características que permitem definir o tipo de chuva:
		
	
	Nenhuma das afirmativas anteriores
	
	Convectiva
	
	Orográfica
	
	Barreira
	 
	Ciclônica
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 906848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A perda de água pelas superfícies livres de rios, lagos e reservatórios, é denominado de:
		
	
	interceptação
	
	infiltração
	
	percolação
	 
	evapotranspiração
	
	transpiração
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 608975)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Movimento e filtragem de fluídos por materiais porosos." O conceito descrito acima refere-se a definição de:
		
	
	Infiltração
	 
	Percolação
	
	Retenção
	
	Tempo de Residência
	
	Osmose reversa
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 662324)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Aquífero Guarani é o maior reservatório subterrâneo de água doce transfronteiriço do mundo, com cerca de 1,2 milhão de Km². Em quais países o Aquífero guarani se localiza e em qual deles possui a maior área?
		
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Bolívia, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território brasileiro.
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Argentina, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território uruguaio.
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Argentina, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território argentino.
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Bolívia, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território paraguaio.
	 
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Argentina, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território brasileiro.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 907433)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como se chama a faixa formada pelo limite da via pública com os meio-fios, formando uma calha que coleta as águas pluviais oriundas da rua. Marque a resposta correta.
		
	
	Ralo ou grelha
	
	Sarjetão
	
	Boca de lobo
	 
	Sarjeta
	
	Meio fio
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 907439)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a resolução 357, de 17 de março de 2005, a definição de água doce é a:
		
	
	São águas com salinidade igual ou inferior a 0,1 %.
	
	São águas com salinidade superior a 0,5 % .
	
	São águas com salinidade igual ou superior a 30 %.
	 
	São águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 %.
	
	São águas com salinidade superior a 0,5 % e inferior a 30 %.

Outros materiais